Falando em GAMES: ENDURO (1983)


Um clássico dos games de corrida do Atari 2600, e também considerado o melhor do gênero na plataforma. O banco de dados online de videogame Allgame se refere ao Enduro como "o melhor jogo de corrida disponível para Atari 2600" e ele também aparece na coletânea "Activision Anthology", de 2002, para PlayStation 2, Windows, Mac, Game Boy Advance, DigiBlast, iOS e Android.

ENDURO foi um dos primeiros jogos de corrida, que apresentava uma pista que incluia até gelo e navegação noturna. Criado pelo designer Larry Miller e publicado pela Activision, para o console Atari 2600. Lançado em 01/02/1983, o objetivo do game é correr em provas de enduro durante vários dias - a cada dia vencido, o ciclo dos tipos de terreno se repete indefinidamente.

O jogador controlava um carro de corrida, graficamente semelhante a um Fórmula 1 visto de trás, e o pilotava na competição do National Enduro (Enduro Nacional), uma corrida de resistência de longa distância, cujo percurso era aleatório.Os controles são simples: movimento lateral, acelerador e freio. O objetivo da corrida é passar uma certa quantidade de carros a cada dia, para permitir que o jogador continue correndo no dia seguinte. O jogador deve se desviar de outros corredores, e passar 200 carros no primeiro dia, e 300 carros nos dias posteriores. Ao bater, o jogador não sai da pista mas perde várias posições, sendo proporcional ao número de dias vencidos, já que o fluxo de carros aumenta. Não há música, só o som do motor e alguns efeitos sonoros como ao frear, bater e o toque da bandeirada.


O clima e o tempo do dia influenciavam na jogabilidade. Conforme o tempo passava no jogo, a visibilidade também mudava. Quando era noite no jogo o jogador só conseguia ver as luzes da traseira dos carros e conforme os dias passavam, os carros se tornam mais difíceis de ultrapassar. A variação climática podia criar trechos do percurso cobertos de gelo que limitavam o controle do veículo, ou um trecho com neblina reduzia a visibilidade. Na época de seu lançamento, se um jogador conseguisse correr por cinco dias ou mais, um troféu de corrida aparecia na tela. Se o jogador enviasse a fotografia do troféu para a Activision, eles receberiam um patch declarando eles como um "Activision Roadbuster".



Enduro • 1983 Activision
Designer: Larry Miller

Gênero: Corrida (Rally)

Plataforma: Atari 2600

Leia Também: Falando em GAMES: SONIC WINGS • AERO FIGHTERS (1992)

Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..


Um comentário:

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.