Falando em GAMES: ENDURO (1983)


Um clássico dos games de corrida do Atari 2600, e também considerado o melhor do gênero na plataforma. O banco de dados online de videogame Allgame se refere ao Enduro como "o melhor jogo de corrida disponível para Atari 2600" e ele também aparece na coletânea "Activision Anthology", de 2002, para PlayStation 2, Windows, Mac, Game Boy Advance, DigiBlast, iOS e Android.

ENDURO foi um dos primeiros jogos de corrida, que apresentava uma pista que incluia até gelo e navegação noturna. Criado pelo designer Larry Miller e publicado pela Activision, para o console Atari 2600. Lançado em 01/02/1983, o objetivo do game é correr em provas de enduro durante vários dias - a cada dia vencido, o ciclo dos tipos de terreno se repete indefinidamente.

O jogador controlava um carro de corrida, graficamente semelhante a um Fórmula 1 visto de trás, e o pilotava na competição do National Enduro (Enduro Nacional), uma corrida de resistência de longa distância, cujo percurso era aleatório. 
Os controles são simples: movimento lateral, acelerador e freio. O objetivo da corrida é passar uma certa quantidade de carros a cada dia, para permitir que o jogador continue correndo no dia seguinte. O jogador deve se desviar de outros corredores, e passar 200 carros no primeiro dia, e 300 carros nos dias posteriores. Ao bater, o jogador não sai da pista mas perde várias posições, sendo proporcional ao número de dias vencidos, já que o fluxo de carros aumenta. Não há música, só o som do motor e alguns efeitos sonoros como ao frear, bater e o toque da bandeirada.


O clima e o tempo do dia influenciavam na jogabilidade. Conforme o tempo passava no jogo, a visibilidade também mudava. Quando era noite no jogo o jogador só conseguia ver as luzes da traseira dos carros e conforme os dias passavam, os carros se tornam mais difíceis de ultrapassar. A variação climática podia criar trechos do percurso cobertos de gelo que limitavam o controle do veículo, ou um trecho com neblina reduzia a visibilidade. Na época de seu lançamento, se um jogador conseguisse correr por cinco dias ou mais, um troféu de corrida aparecia na tela. Se o jogador enviasse a fotografia do troféu para a Activision, eles receberiam um patch declarando eles como um "Activision Roadbuster".



Enduro • 1983 Activision
Designer: Larry Miller
Gênero: Corrida (Rally)
Plataforma: Atari 2600


OUTRAS CURIOSIDADES:
  • Steve Jobs trabalhou na Atari antes de fundar a Apple. E lendas urbanas dizem que ele esteve envolvido com o desenvolvimento de Enduro. Como jogos daquela época não tinham créditos (Enduro tinha o nome de Miller na capa, mas era raridade isso), não dá para ter um sim nem um não para este fato.
  • ENDURO foi o último sucesso da Actvision para o Atari 2600 antes da crise dos videogames de 1984.
  • Os pontos eram medidos de acordo com a distância e a velocidade com que você conseguia correr. Ou seja, os mais rápidos e habilidosos eram quem conseguiam fazer as melhores pontuações no jogo.
  • Uma das novidades que Enduro trazia era uma longa corrida com mudanças climáticas e de tempo durante a prova. E na caixa do jogo conheceríamos os locais os quais iríamos passar durante a prova de resistência: os desertos de Baja, na Califórnia, a neve de Montana, as colinas do Tennessee e a neblina de New England.
  • Embora cada um chamava a “volta” em Enduro de várias coisas, o que de fato estávamos correndo era uma corrida de 24 horas. 
  • Como qualquer jogo para Atari, não temos necessariamente um final com animações como acontece nos jogos que foram lançados depois, mas existia sim algo para quem fosse mais longe no jogo. A partir da quinta volta completa, um troféu aparecia na tela do jogo como uma representação de que você é um vencedor no jogo.


Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

LEIA TAMBÉM:

Um comentário:

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.