Animação em Foco: FANTASMA 2040 (1994)


Esta semana já postamos sobre o filme do "Fantasma" de 1996, a série do "Fantasma" de 1943 com 15 episódios e agora falaremos da animação sobre o personagem. 

O desenho tem um 'pé' na ecologia como começou a acontecer em algumas animações. A produção é levemente baseado no personagem dos quadrinhos e aborda alegadamente o 24º descendente do Walker original. Algo que chama a atenção é a arte da série...

Quando você assiste sem saber quem é o responsável pelo design, a primeira coisa que lhe vem a mente é uma outra animação: "Aeon Flux". Isto acontece porque a arte nos dois casos é de Peter Chung, criador de "Aeon Flux"...



A animação recebeu muitos elogios da critica e dos fãs do personagem, mas mesmo assim só durou uma temporada de 35 episódios. Porém isto não é incomum. São raras as animações que duram mais tempo, claro que animações do tipo "Simpsons" duram, mas isto é porque elas tem uma característica diferente. Elas são mais criticas do que divertimento....

Além de momentos de ação, a série animada também trás algumas mensagens que objetivam destacar valores como a individualidade, liberdade e outras características e qualidades humanas. As histórias são inesperadamente inteligentes, embora não fuja a alguns cliches do genero...


A história...

No ano de 2040, desastres ambientais e as Guerras e o fim dos recursos econômicos do início do século 21 dizimaram o frágil sistema ecológico saldo de uma Terra uma vez repleta de vida. Em toda parte, os privilegiados e ricos continuam a prosperar com os empreendimentos imobiliários que se erguem acima das massas que sofrem. As vítimas do infortúnio da Terra são obrigados a subsistir nas ruas mutiladas abaixo das cidades-estado.
Em Metropia (antes conhecida como New York), a maior e mais poderosa das cidades-estado, a poderosa corporação robótica chamada: Corporação Máxima Fabricação pouco a pouco faz parte do frio centro urbano de aço, composta por enormes torres residenciais interligadas com túneis onde circula o TubeTrain.
A empresa robótica Máxima Fabricação é responsável pela construção de "biots" (Sistema Bi metodológicas Optical Transputer) que substituíram uma enorme quantidade de trabalho humano, a empresa é proibida de produzir biots para combate com a intenção de formar um exército pessoal. A empresa Máxima tem planos para construir uma fortaleza de Cyberville, um abrigo de sobrevivência imenso onde só os seres humanos mais ricos e da elite poderiam sobreviver na Terra se esta finalmente sucumbisse ao seu estado lento de deterioração e os exércitos de biots assumiriam o controle de Metropia.
A única esperança para a sobrevivência da humanidade é a Selva com milhares de quilômetros quadrados de vegetação mutante que pode ser a salvação do planeta. Esta fonte segredo da vida está submersa sob Metropia onde ninguém é consciente disso, mas, felizmente, o estudante universitário Kit Walker Jr. é escolhido pelo destino para salvar o mundo, vestindo a máscara negra e o uniforme roxo de salvador do seu povo, o 24° Fantasma.
A missão do Fantasma foi passada de pai para filho desde o século 16, levando o mundo a acreditar que o Fantasma é imortal. Kit, o 24° da linhagem, é jovem, inseguro e inexperiente, mas ele encontra dentro de si a coragem e a força para lutar contra o mal que ameaça a destruição da Terra.


Extras...


Como sempre, trazemos extras em nossa matéria. Abaixo temos link para assistir a série completa...(os que estão em letra de cor diferente estão em inglês, não conseguimos dublado ou legendado).


Episódio 3       Episódio 4       Episódio 5     Episódio 6       Episódio 7       Episódio 8 







Relacionados:




Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.