Cinema em Foco | CONTA COMIGO (Stand by Me) - 1986

Antes de qualquer coisa quero deixar bem claro: GOSTO DEMAIS DESTE FILME e já assisti 'zilhões' de vezes! Então mesmo que voce fale mal, não vou levar em consideração sua opinião (lamento).

O filme de 1986 foi baseado num conto de Stephen King, que tudo mundo acha que só escreve terror, que se chama "O Corpo". O conto faz parte de um livro com quatro contos, intitulado "As Quatro Estações", deste livro saíram mais dois filmes: "Um Sonho de Liberdade" e "O Aprendiz".


E embora possa parecer estranho ele parte de um premissa um tanto mórbida, um jovem havia desaparecido e um dos personagens principais fica sabendo que ele foi atropelado por um trem e seu corpo esta ao lado dos trilhos num determinado lugar. 

Os quatro protagonistas 'Gordie Lachance' (quando jovem Wil Wheaton, de Star Trek NG; e mais velho Richard Dreiffus). 'Chris Chambers' (River Phoenix, de "Indiana Jones"). 'Teddy Duchamp' (Corey Feldman, de "Garotos Perdidos") e 'Vern Tessio' (Jerry O'Connel, de "Sliders") decidem ir até o local onde estava o corpo para vê-lo. Mal sabiam que a viagem se tornaria uma aventura. 




Todo o filme na verdade são lembranças de Gordie, que se tornou escritor (King sempre gosta de escritores em seus romances) e que no início do filme lê uma reportagem no jornal que o faz lembrar-se deste verão em particular. Gordie (interpretado como adulto por Richard Dreiffus) é o narrador do filme, e conforme vamos assistindo ao filme fica claro porque ele lembrou justamente deste episódio. 

O filme é uma ode a amizade (King tem outro livro em que aborda este lado: "IT, a coisa"), mostra como quatro amigos inseparáveis deixam para traz algo inestimável, pois como acontece na maioria das vezes os amigos entram e saem de sua vida é só restam mesmo as lembranças. Aliás, Gordie resume isto no filme em uma fala: "Amigos entram e saem de sua vida como fregueses num restaurante".




Como se não bastasse a história ser boa, os diálogos também são um caso a parte, enquanto você acompanha os meninos você também ouve conversas impagáveis. O interessante é que Gordie e Chris discutiam muitas vezes assuntos profundos, mostrando uma maturidade inesperada, mas ao mesmo tempo também tem discussões sobre temas absurdos e que mostram sua real idade, como por exemplo uma que acontece sobre que bicho é o Pateta (companheiro inseparável de Mickey). 

No filme também estão Kiefer Sutherland como 'Ace Merril' mau elemento da cidade; John Cusack (ator que gosto bastante, mas que anda sumido) como 'Denny Lachance', irmão falecido de Gordie. O bando de Ace persegue os garotos o filme todo.




O diretor Rob Reiner é um daqueles casos de diretor que era ator, ou ator que virou diretor e dirigiu bons filmes como "Harry e Sally", "A Princesa Prometida", "Louca Obsessão" e outros.....

Ah, para os fãs de "Star Trek: Nova Geração", o chatinho do William Crusher, filho da doutora, esta no filme....

Nos letreiros finais somos brindados com a musica 'Stand By Me'

Algumas 'pérolas' dos garotos durante o filme...










Extras...

Como sempre nossa matéria vem acompanhada de extras. Desta vez enviamos um link para você assistir ao filme completo e um link com a musica tema (e titulo do filme) com tradução...

CONTA COMIGO (legendado)

CONTA COMIGO (dublado)





Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 



Um comentário:

  1. Boas lembranças também para os jovens da geração anos 90, passava muito na TV e faz muita falta títulos sensíveis e bem desenvolvidos como esse na TV aberta. Pelo menos hoje em dia temos como baixá-lo. Mas, falo aqui da surpresa de ser "presenteado" com filmes nesse estilo quando estamos à toa procurando algo bom para assistir.

    Vejo esse filme como um "os Goonies" de drama. A mensagem é linda e realista. Essa última imagem postada representa muito o filme, uma boa escolha (e é uma das cenas mais impactantes). Fiquei curioso para ler o livro.

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.