Baú de Revistas | HERÓIS RENASCEM (Heroes Reborn) 1996


Prepare-se para mais uma viagem épica ao passado, desta vez através das páginas de uma das sagas mais icônicas (e polêmicas) da Marvel Comics: Heróis Renascem! Lançada na década de 90, esta série marcou uma tentativa de reinventar os Vingadores, Quarteto Fantástico, Capitão América e Homem de Ferro, transportando-os para um universo paralelo, redefinindo suas origens e trajetórias.

Fique por dentro dessa jornada emocionante e descubra como Heróis Renascem influenciou o universo Marvel que conhecemos hoje. Vamos explorar juntos um pouco dessa série que continua a inspirar e ser motivo de discórdia em gerações de leitores! 



A saga Heróis Renascem foi publicada em 1996 nos EUA (no Brasil nos anos de 1998 e 1999), logo depois da saga Massacre, onde uma entidade poderosíssima enfrentou todos os heróis do universo Marvel. No final, os Vingadores e o Quarteto Fantástico se sacrificaram para derrotar a criatura. Mas na verdade eles foram enviados para outro universo, criado por Franklin Richards, o filho de Reed Richards e dono de poderes quase infinitos. Lá os personagens sofreram uma espécie de reboot e ganharam novas vidas.

Tudo isso era parte do plano da Marvel de entregar seus maiores heróis nas mãos de Rob Liefeld e Jim Lee, dois dos fundadores da Image Comics. Na época, isso era um evento estrondoso, já que os dois artistas não trabalhavam com a Marvel desde que saíram da editora para fundar a Image, em 1992.




Capitão América



Homem de Ferro



Quarteto Fantástico



Vingadores



Heróis Renascem - O Retorno





O evento Heróis Renascem ocorreu em quatro revistas, que ganharam novos números 1, novas origens e uma nova cronologia: Homem de Ferro e Quarteto Fantástico, coordenados por Jim Lee e seu estúdio Wildstorm, e Capitão América e Vingadores, comandados por Rob Liefeld e sua equipe da Awesome. As séries tiveram 12 números cada, além de um número extra que narrou um crossover com os personagens da Wildstorm.

Todos os títulos aqui listados são considerados os volumes 2 de suas respectivas séries. Capitão América e Homem de Ferro v2 encerraram na #13, mas Quarteto e Vingadores voltaram à numeração antiga.

Para melhor entendimento da história, leia a edição #1 de cada série, depois a #2 e assim por diante.

Na minha opinião, embora "Heróis Renascem" tenha introduzido novos elementos interessantes e algumas inovações no universo Marvel, suas falhas em termos de continuidade, caracterização e qualidade geral deixaram muitos fãs desapontados. A saga serve como um exemplo de como nem todas as reinvenções de grandes franquias são bem-sucedidas.


CURIOSIDADES:
  • A série foi publicada pela Abril Jovem entre 1998 e 1999 em "formato americano" (17 x 26 cm), ao invés do popular formatinho usado pela editora na época.
  • A história foi escrita por Kurt Busiek e Mark Waid, com arte de Tom Grummett e Pat Olliffe.
  • "Heróis Renascem" foi um esforço para revitalizar quatro séries de quadrinhos da Marvel: Quarteto Fantástico, Vingadores, Homem de Ferro e Capitão América.
  • Artistas renomados como Jim Lee, Rob Liefeld, Whilce Portacio e Brandon Choi foram recrutados para dar nova vida aos personagens e às histórias.
  • A saga, na época, chegou a ser considerada um sucesso de crítica, porém o público ficou dividido, sendo elogiada por alguns, principalmente por sua narrativa envolvente e pela repaginada dos personagens. Porém, muito criticada, tanto pelo traço exagerado de Rob Liefeld, quanto por tentar reinventar os personagens clássicos da editora.
  • A série permitiu desenvolver novas histórias e evoluir os personagens de formas que não seriam possíveis no universo principal da Marvel.
  • Artistas renomados como Jim Lee, Rob Liefeld, Whilce Portacio e Brandon Choi foram recrutados para dar nova vida aos personagens e às histórias.
  • Durante "Heróis Renascem", houve um crossover com personagens do universo Wildstorm, como Gen¹³, que também foi criado por Jim Lee.



Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.