Baú de Revistas | X-MEN: A ERA DE APOCALIPSE (1995)


Neste post vamos resgatar a MEMÓRIA da "Era de Apocalipse" uma das sagas mais emblemáticas da Marvel. Lançada em 1995, essa realidade alternativa apresenta um mundo devastado onde Apocalipse, um dos vilões mais poderosos, reina supremo. Junte-se a nós para explorar essa história épica de luta, resistência e redenção. De Bônus aproveite para reler toda a aventura!


SINOPSE: A Era do Apocalipse (1995) começa com o mutante Legião voltando no tempo para matar Magneto, o maior inimigo de seu pai (o Professor Xavier). Porém no momento em que iria realizar seu intento, o próprio Xavier interferiu, sendo ele a morrer. A morte do professor X provoca mudanças drásticas no futuro. Legião imediatamente deixa de existir, já que seu pai morreu antes que ele nascesse. Tocado pelo sacrifico de Xavier, Magneto adota sua política de convivência pacífica entre humanos e mutantes.
O poderoso mutante Apocalipse, ciente da morte de Xavier, começa a sua guerra pela supremacia dos mais fortes dez anos antes do que havia começado na verdadeira linha do tempo da revista. Quando Magneto fundou os X-Men no lugar do professor Xavier, Apocalipse já havia estabelecido seu poder. Ele reinava sobre a América do Norte a partir da cidade de Nova York, renomeada como Ilha de Apocalipse e delegou a seus cavaleiros o governo sobre os demais territórios que não foram destruídos.



A Saga "X-Men: A Era de Apocalipse" foi um importante evento da Editora Marvel, publicada entre os anos de 1995 e 1996. A trama trouxe uma reinvenção completa de todos os conceitos estabelecidos durantes as décadas anteriores no universo dos mutantes. 
Criada por Scott Lobdell, Mark Waid e Fabian Nicieza, a Era do Apocalipse começou de forma despretensiosa, como uma saga ambientada em uma realidade alternativa que, durante quatro meses, uniria todas as revistas dos X-Men. Durante a aventura que mistura viagem no tempo com realidades alternativas, é estabelecida uma nova realidade em que Charles Xavier, o Professor X, foi assassinado antes de formar os X-Men, a humanidade acabou escravizada pelo ditador mutante Apocalipse que encabeça uma guerra genética entre mutantes e humanos. A única resistência ao domínio absoluto do tirano cabe a um pequeno grupo de mutantes renegados liderados por Magneto. 
A aventura divide-se entre três arcos de histórias, com personagens diferentes que ao longo da saga se cruzam, são eles: Gambit e os X-eternos, Assombrosos X-men e Arma-X e Jean Grey. Com uma narrativa crescente em termos de qualidade e uma arte incomum que acabou marcando época e caracterizando a saga. 
A Era do Apocalipse foi um arco marcante para o mercado de quadrinhos, mas principalmente para os fãs de HQs.


CURIOSIDADES:
  • Durante quatro meses, de março a junho de 1995, as revistas dos X-Men (nove ao todo) seriam substituídas por novas versões, que retratavam os eventos da Era do Apocalipse. 
  • Além das 36 edições que substituíram as regulares mensais, a Era do Apocalipse teve duas edições especiais. A primeira, X-Men: Alpha, lançada em fevereiro de 1995, com capa metalizada especial, seria usada para situar os leitores na nova realidade, apresentando os personagens. Nela, Bishop consegue finalmente se encontrar com Magneto e lhe explicar que a realidade que estão vivendo foi criada pelas ações de Legião, que podem ser revertidas. Magneto decide, então, dividir os X-Men, enviando alguns para descobrir uma forma de retornar no tempo e deter Legião, enquanto dois outros grupos continuarão enfrentando Apocalipse e seus asseclas.
  • Já a conclusão da Saga foi apresentada na revista X-Men: Omega, lançada em junho de 1995. Nessa edição, os X-Men invadem o quartel general de Apocalipse, e, enquanto Magneto confronta o vilão, Illyana e Sina conseguem enviar Bishop de volta para o passado. Como ele retém todas as memórias do que aconteceu, propositalmente faz com que Legião o acerte com uma adaga psíquica, o que faz com que Legião também fique sabendo o que acontecerá se ele tentar matar Magneto. Horrorizado, Legião desiste, Xavier sobrevive, e a linha do tempo original é restaurada.
  • A arte da saga foi realizada por vários artistas, como Roger Cruz, Steve Epting, Joe Madureira, Andy Kubert, Tony Daniel, Salvador Larroca, Chris Bachalo, Adam Kubert, Ken Lashley, Steve Skroce, Terry Dodson e Ian Churchill.
  • A saga se passa em um universo alternativo chamado Earth-295, onde os eventos são diferentes do universo principal da Marvel (Earth-616). 
  • A saga foi bem recebida pela crítica e pelos fãs, sendo considerada uma das melhores histórias dos X-Men.
  • Em dezembro de 1996 e dezembro de 1997, a Marvel lançaria duas edições da revista Tales from the Age of Apocalypse. Assim como X-Men Chronicles, essas edições traziam histórias ambientadas antes dos eventos da saga de 1995. Na primeira, acompanhamos os X-Men em uma viagem à Lua, onde a equipe enfrentará um dos Cavaleiros de Apocalipse, o inumano Maximus. Na segunda, o Corsário, pai de Ciclope e Destrutor, vem à Terra e quer se encontrar com seus filhos, mas acaba sendo capturado pelo Fera e pelo Sr. Sinistro, que querem usá-lo em seus experimentos, já que ele está infectado pela Ninhada.

Para maiores informações, recomendo: A ERA DE APOCALIPSE



Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..
Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.