Memória em Quadrinhos | ROM – O CAVALEIRO DO ESPAÇO (1979) SCANS


Esse é um daqueles casos de outras indústrias influenciando os quadrinhos. Rom foi um dos primeiros bonecos com LED´s nos olhos e efeitos sonoros. O nome original do brinquedo era COBOL, inspirado em linguagem de computador, e foi posteriormente alterado para ROM (Read-Only Memory). A empresa Parker Brothers, que criou o brinquedo, conseguiu convencer a Marvel Comics a criar um personagem e lançar uma revista em quadrinhos que acabou sendo um sucesso, ficando nas bancas de 1979 a 1985. Para essa tarefa de criar uma história para o brinquedo, foram escolhidos o roteirista Bill Mantlo e o desenhista Sal Buscema.


Para a versão dos quadrinhos, Mantlo criou o planeta Galador, um lugar paradisíaco na Galáxia Dourada. Rom vivia uma vida normal até uma raça alienígena de metamorfos, os Dire Wraiths, no Brasil conhecidos como Espectros, tentarem invadir o planeta. Para proteger o planeta, foram recrutados voluntários que seriam transformados em ciborgues e formariam uma guarda de Cavaleiros Espaciais. Os cientistas de Galador prometeram que poderiam restaurar a humanidade dos voluntários assim que a guerra acabasse, então, Rom foi o primeiro a se oferecer para ser transformado em um robô prateado. Além da armadura, ele recebeu a arma mais poderosa de Galador, o Neutralizador, que, entre outros poderes, podia banir os alienígenas para o Limbo. A atitude de Rom inspirou mil outros voluntários, que receberam poderes e armas para defender o planeta.
A Marvel sempre teve muitos personagens profundos, ainda que não a totalidade, óbvio. Mas um dos destaques, principalmente à época, foi Rom, o Cavaleiro do Espaço. Rom era um guardião da Terra oriundo de outro planeta, criado pela genial dupla Sal Buscema e Bill Mantlo. Em seu planeta de origem ele foi um guerreiro que sacrificou a própria ‘humanidade’ para se tornar um ciborgue e enfrentar uma horda que ameaçava a vida de todos em Gálador.

Os Cavaleiros do Espaço conseguiram evitar a derrota diante do exército de Espectros, porém muitos fugiram pelo espaço. Rom localizou um grande grupo deles em nosso mundo e, assim, foi deflagrada uma guerra velada em nosso planeta.Inicialmente sozinho, Rom foi ganhando aliados e inimigos, inclusive os X-Men que desconheciam as reais intenções do guerreiro espacial. Outro fator que gerou esse conflito foi a presença dos Espectros que eram capazes de se misturar aos humanos assumindo nossa aparência, tal como fazem os Skrulls (eles, na verdade, são Skrulls que sofreram mutações nas mãos dos Celestiais).Um dos pontos altos das tramas estava no convívio de Rom com os humanos. Aos poucos, ele acabou por compreender mais da natureza dos terráqueos, assimilando, inclusive, seus sofrimentos e dilemas. 

Mais do que uma simples história em quadrinhos, o que o leitor tinha era uma crônica sobre adaptação e o sofrimento de alguém que está isolado de seus semelhantes. Rom, o Cavaleiro do Espaço, apesar de ter estreado em sua própria revista em dezembro de 1979 no EUA, só veio a ser publicado no Brasil em fevereiro de 1982 (Almanaque Premiere Marvel - RGE # 02).
Rom foi um grande herói da Marvel... até que, por briga judicial, a Hasbro resolveu cancelar o contrato da editora com a Parker Brothers. Dessa forma, a Casa das Ideias ficou impedida de usar a figura de Rom. Porém, como os direitos só diziam respeito à figura mecanizada do Cavaleiro do Espaço, a editora se aproveitou de toda a mitologia criada ao redor do personagem.


Após o cancelamento da revista, a Marvel publicou uma minissérie em cinco partes escrita por Jim Starlin, focada nos Cavaleiros do Espaço. Os Galadorianos, os Espectros, e personagens como Híbrido continuam a aparecer até hoje, e o próprio Rom já fez algumas cameos bem discretas.
Com os direitos de volta para a Hasbro, o Rom não pode mais aparecer como Cavaleiro do Espaço nas revistas da Marvel, e sequer pode ser mencionado como Rom. Contudo, a empresa fabricante de brinquedos resolveu vender os diretos para a IDW Publishing.


DICA: Maiores informações - http://romocavaleirodoespaco.blogspot.com/ 

BÔNUS:  SCANS para download (MEGA): Rom O Cavaleiro Espacial. #01 a #32 


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.