TRASH MOVIE: O Filme "proibido" do Quarteto Fantástico! (1994)


Pouca gente sabe, mas em 1994 o Quarteto Fantástico ganhou um filme (trash) produzido por Roger Corman. Infelizmente, a obra foi considerada tão ruim que teve seu lançamento cancelado nos cinemas poucos dias antes de sua estreia. 

SINOPSE: Na trama do filme, a cada década passa pela órbita da Terra um cometa radioativo - que os jovens cientistas Reed Richards e Victor Von Doom tentam transformar em uma imensa fonte de energia através de uma invenção conjunta. Mas um erro de cálculo do orgulhoso Victor causa a explosão do aparato e ele é dado como morto. Dez anos depois, Reed constrói uma nave para ir até o tal cometa e tentar repetir o experimento, agora no espaço. Como nos quadrinhos, os tripulantes são o Dr Reed Richards, Ben Grimm e os irmãos Johnny e Sue Storm, mas a sua aparelhagem é sabotada pelo vilão Joalheiro e a espaçonave explode e os quatro aparecem inexplicavelmente de volta à Terra, onde logo descobrem seus novos superpoderes, que faz com que fiquem conhecidos pelos seus poderes adquiridos desta mutação. Tendo agora que deter tanto o vilão Joalheiro como o Dr. Destino, que planeja dominar o mundo

Tentando pegar carona no mega-sucesso de Batman de 1989, a Marvel vendeu os direitos para uma produtora alemã chamada Neue Constantine. No entanto, a produtora atrasou o filme e se o prazo expirasse, a empresa teria que pagar uma multa de US$ 5 milhões à Marvel. Em desespero, a única solução encontrada pelo estúdio foi filmar em tempo recorde com o auxílio do cultuado produtor hollywoodiano: Roger Corman, alguém com mais de 360 filmes no currículo, incluindo aí clássicos B como Piranha, Galáxia do Terror e A Pequena Loja dos Horrores. Fala-se que a produção torrou cerca de US$ 1,5 milhão em apenas um mês de filmagens. Quase uma eternidade - e uma fortuna - diante de alguns clássicos de Corman, que escalou para direção Oley Sassone. Enquanto isso, a Constantine produzia pôsteres, revistas especiais e trailers, dando a estreia como certa. Foi aí que a Marvel vetou o lançamento e mandou destruir as cópias. O que a editora não esperava é que uma delas sobrevivesse e se multiplicasse. O filme tornou-se então uma peça rara de colecionador, circulando no mercado negro das convenções de HQ e posteriormente caindo na web. Não há um consenso sobre tais informações de bastidores, mas essa história parece a mais verossímil dentre tantas que circulam por aí.

Outra versão da história que parece ser bem possível, diz que o estúdio sabia que a Marvel pretendia produzir um filme de grande orçamento com Chris Columbus (isto é verdade, Columbus esteve ligado ao projeto por um bom tempo, mas teve que largar mão, pois se comprometeu com a franquia de Harry Potter) assim que os direitos do filme voltassem para ela, mas não iria querer uma versão capenga do Quarteto lançada antes. Assim, o filme foi feito e a Marvel torrou uma nota para comprar as cópias da película e evitar seu lançamento. Ou seja, a produtora picareta ainda saiu no lucro.



Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...


6 comentários:

  1. A Marvel não destruiu, a Constantin estava com o prazo apertado, aí fez o filme com o orçamento de programa de rádio com o Corman, mas esse filme não seria lançado, serviu como cópia ashcan, que é quando publicavam algo para garantir os direitos (assim como tem duas cópias ashcan da estréia do Capitão Marvel, mas tiveram que mudar os títulos que eram Flash Comics e Thrill Comics). Com isso, a Constatin renovou os direitos, tanto que depois a Fox se juntou com ela, o prazo ia acabar de novo, pediram mais um prazo pra Marvel, tanto que o filme de 2002 ainda era das duas e o rolo está aí até hoje.

    Esses dois artigos explicam um pouco:
    Por que as quatro tentativas de filmar Quarteto Fantástico erraram o alvo

    A Estranha História do Filme Inédito (e Lendariamente Ruim) do Quarteto Fantástico de 1994

    ResponderExcluir
  2. Filmes toscasso mas divertido na sua medida, gravamos um podcast sobre ele ano passado: https://oslamentaveis.blogspot.com/2017/06/nuebacast-28-o-proibidao-do-quarteto.html

    ResponderExcluir
  3. Esse filme pode ter uma produção de merda, mas dane-se, pelo menos o visual e o spirit dos personagens foi mantido. Melhor Doutor Destino que vi até hoje.

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.