TRASH Movie | BLÁCULA, O VAMPIRO NEGRO (1972)

O nosso TRASH MOVIE da vez é um clássico cult da década de 70: BLÁCULA, O VAMPIRO NEGRO. Um filme bastante violento e ainda assim com certa dose de humor, que inaugurou as produções de terror encabeçadas pelo movimento negro de contra cultura da época. Um longa obrigatório para fãs de filmes B e principalmente, para os cinéfilos interessados no ciclo da blaxploitation americana. Agora chega de enrolação e vamos a nossa matéria.

SINOPSE: O Conde Drácula (Charles Macaulay) morde o príncipe africano Manuwalde (William Marshall) e o prende em um caixão. Séculos depois, um decorador de interiores compra o caixão do príncipe africano e o traz para Los Angeles. Liberto de seu caixão Blácula vaga pela cidade. Logo, o vampiro encontra Tina (Vonetta McGee),  a suposta reencarnação de sua finada esposa: Luva. Então, passa a fazer de tudo para conquistá-la. Um amigo de Tina, Dr.Gordon (Thalmus Rasulala), descobre que Blácula é um vampiro e resolve caçá-lo.


Título: BLÁCULA, O VAMPIRO NEGRO
Título Original: Blacula
Ano: 1972
País: EUA
Gênero: Horror / blaxploitation 
Direção: William Crain
Produção: Samuel Z. Arkoff e Joseph T. Naar
Roteiro: Joana Torres, Raymond Koenig e Ricardo Glouner 
Elenco Principal:
- William Marshall - Príncipe Mamuwalde / Blacula
- Denise Nicholas - Michelle Williams
- Vonetta McGee - Tina Williams / Luva
- Gordon Pinsent - tenente Jack Peters
- Thalmus Rasulala - Dr. Gordon Thomas
- Emily Yancy - Nancy, a fotografa da boate
- Lance Taylor Sr. - Swenson, o diretor funerário
- Logan Field - Sargento Barnes
- Ted Harris - Bobby McCoy
- Rick Metzler - Billy Schaffer
- Ketty Lester - Juanita Jones / Taxi Cabbie
- Charles Macaulay - Conde Drácula
- Ji-Tu Cumbuka - "Skillet"
- Elisha Cook, Jr. - Sam, o atendente do necrotério
- Eric Brotherson - Agente Imobiliário
- The Hues Corporation - Interpretando eles mesmos, os artistas da boate
Duração: 93 minutos
Cinematografia: John M. Stephens
Edição: Allan Jacobs
Trilha Sonora: Gene Page
Companhia de produção: Power Productions
Orçamento: US$ 500.000,00
Bilheteria: US$ 1.000.000,00

Blacula, O Vampiro Negro de 1972, dirigido por William Crain e com roteiro de Joan Torres e Raymond Koenig se destaca dentro do movimento blaxploitation (ou Blacksploitation) da década de 70, nos  nos EUA. Na época, cineastas e produtores negros se organizaram visando originalmente uma  produção artística segmentada para uma audiência negra, mas seu público logo ampliou-se e o movimento conquistou o mundo. 

O objetivo era que o cinema norte-americano desse a devida atenção para os negros. Eles não queriam ser sempre os coadjuvantes, agora eles seriam os personagens principais. Por isso os filmes que eram “blaxploitation” (black = “negro” e explotaition =“exploração”) eram todos feitos com negros. Atores, diretores e músicos.

De modo geral, o movimento Blaxploitation foi uma manifestação que “obrigou” o cinema mundial a notar a relevância artística e cultural dos negros, principalmente dos norte-americanos. E apesar da vasta produção, a maioria não emplacou individualmente. Blácula é um dos poucos que se eternizaram, embora outros títulos como: Shaft, Foxy Brown, O Mágico Inesquecível e Cleópatra Jones, sejam frequentemente lembrados e citados pelos fãs do gênero.


BLÁCULA foi produzido porque, na época o movimento blaxspoitation procurava novas formas de expandir o ciclo, que até então limitava-se aos filmes policiais. Possivelmente, sendo este o primeiro longa de terror do gênero, que depois apresentou obras baseadas em O Médico e o Monstro, no Exorcista e com Zumbis. 

No caso de Blácula, temos um filme de horror de baixo orçamento, bem ao estilo da década de 70, sangrento, violento, com um certo humor ácido, porém divertido no estilo trash (quanto mais tosco melhor). Segundo alguns especialista, foi uma tentativa da American Internation Pictures de criar uma franquia, semelhante a que fizera com: Dr. Phibes e Conde Yorga.


CURIOSIDADES:
  • No ano seguinte, em 1973, a American Internation Pictures (AIP) lançou uma continuação: Os Gritos de Blácula (Scream Blacula Scream) também conhecido com o título alternativo: “Terror de Blácula: A Volta do Vampiro Negro”. Neste novo longa, novamente estrelado por William Marshall, um praticante de vodu ressuscita Blacula em busca de vingança, porém, logo acaba virando seu escravo. Enquanto um exército sedento por sangue se forma, um policial obecado por ocultimo passa a perseguir Blacula, com o objetivo de dar fim ao reinado do vampiro definitivamente. Nesta sequência, temos o acréscimo da mais famosa estrela da Blaxspoitaition: Pam Grier.


  • Enquanto o filme estava em pré-produção, William Marshall trabalhou junto com os produtores para desenvolver melhor seu personagem. Eles decidiram que o nome seria Mamuwalde em vez de Andrew Brown, o nome original, e criaram uma história anterior ao tempo em que se passa o filme, incluindo, o fato de Mamuwalde ser um príncipe africano.
  • O grupo que toca no filme na cena do clube é o The Hues Corporation.


  • Blacula estreou em Washington, Dallas, Seattle e Oklahoma City em 25 de agosto de 1972 e em Chicago dois dias depois.
  • O departamento de marketing da AIP promoveu exibições gratuitas para quem fosse ao cinema com uma capa esvoaçante, semelhante a do personagem.
  • Blacula foi lançado sob várias críticas negativas, mas por mérito próprio acabou por ser um dos filmes de maior bilheteria do ano de 1972, arrecadando mais de um milhão de dólares de bilheteria.
  • Muitos pessoas do elenco e da equipe de produção se conheceram na televisão, quando o diretor William Crain havia dirigido alguns episódios do seriado: The Mod Squad.
  • "Mamuwalde / Blácula" foi o primeiro vampiro negro a aparecer no cinema.
  • Em 2019, a obra foi discutida no documentário “Horror Noire: A História do Horror Negro”
  • Desde 2021, a mídia tem anunciado que a produção de um remake. O filme (ainda sem data de lançamento) será uma co-produção entre MGM, Bron Studios e Hidden Empire Film Group com produção de Roxanne Avent, roteiro de  Micah Ranum e direção de Deon Taylor. Segundo informações que circulam pela internet, supostamente a nova trama se passará em uma cidade, no pós-pandemia da covid-19. A sinopse oficial: "Blacula é um antigo príncipe africano que fora amaldiçoado por Drácula após enfrentá-lo para tentar pôr fim ao tráfico de escravos do continente. Colocado em uma tumba e acordado após 200 anos, ele parte preparado para vingar a morte de seus ancestrais e aqueles responsáveis pelo roubo do trabalho, da cultura e da herança do seu povo, se apropriando de tudo isso por lucro".
  • Recentemente, o Zombie Love Studios anunciou planos para lançar Blácula, um livro ilustrado sobre o vampiro com o objetivo de preencher a lacuna entre os anos 1970 e nosso tempo atual. O escritor Rodney Barnes, indicado ao prêmio Eisner, irá escrever a história e as ilustrações ficarão a cargo de Jason Shawn Alexander (arte abaixo).






Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.