TRASH MOVIE | GUERRA NAS ESTRELAS: ESPECIAL DE NATAL (Star Wars: Holiday Special) - 1978

Não, você não leu errado, o TRASH MOVIE da vez resgata uma já quase esquecida produção do universo de GUERRA NAS ESTRELAS, o seu ESPECIAL DE NATAL de 1978. Que como bom TRASH é tão ruim que fica bom. Na verdade, a produção foi um programa para a TV , cujo objetivo era manter "Star Wars" vivo na mente do público, uma vez que as sequências demoravam muito até chegarem às telinhas. O "show" ganhou o primeiro lugar no livro:"What Were They Thinking?: The 100 Dumbest Events in Television History" (O Que Eles Estavam Pensando? Os 100 Eventos Mais Estúpidos da História da TV). Pois é, não estamos brincando, a franquia mais amada do mundo também tem seus momentos embaraçosos que gostariam que fossem esquecidos. Mas, aqui no MEMÓRIA MAGAZINE, o passado é o nosso presente, então nada é pequeno ou insignificante demais que não mereça ser resgatado. Por isso, chega de enrolação e vamos a mais uma divertida viagem no tempo. Boa Leitura!

SINOPSE: Han Solo e Chewbacca estão a caminho para o planeta wookie de Kashyyyk para participar do Dia da Vida, quando eles de repente se encontram sob o fogo do Império do mal. Luke Skywalker e R2-D2 freneticamente tentam reparar a nave X-Wing de Luke, enquanto a princesa Leia e C-3PO tentam entrar em contato com Han e Chewie.

No Brasil, foi dublado pela inesquecível Herbert Richers e, graças aos esforços de um colecionador amigo, essa ultra-raridade foi recuperada e restaurada. A origem desta gravação remonta ao ano de 1978, quando o pai de um colecionador gravou esse especial e o manteve guardado à 7 chaves até agora.

ContribuiçãoGustavo Trigueiros II (Vamu Ve TV)


Título: ESPECIAL DE NATAL - GUERRA NAS ESTRELAS
Título Original: Star Wars - Holliday Special
País: EUA
Ano: 1978
Emissora: CBS
Duração: 89 minutos
Direção: Steve Binder e David Acomba (não creditado)
Elenco Principal:
- Beatrice Arthur - Ackmena
- Art Carney - comerciante Saun Dann
- Mark Hamill - Luke Skywalker 
- Harrison Ford - Han Solo 
- Carrie Fisher - Princesa Leia 
- Anthony Daniels - C-3PO
- Peter Mayhew - Chewbacca 
- James Earl Jones - Darth Vader (voz) 
- David Prowse ( imagem de arquivo ) - Darth Vader (sem créditos)
- Alec Guinness ( imagem de arquivo ) - Obi-Wan Kenobi (sem créditos)
- Leslie Schofield ( imagem de arquivo ) - Oficial Imperial (sem créditos)
- Marcus Powell ( imagem de arquivo ) - Rycar Ryjerd (sem créditos)
Género: ficção científica
Trilha Sonora: Ian Fraser / Ken Welch / Mitzie Welch / John Williams
Lançamento Mundial: 17 de Novembro de 1978
Orçamento: US$ 1 milhão 

"STAR WARS - HOLIDAY SPECIAL" é notório por sua recepção extremamente negativa junto ao público (principalmente fãs da franquia Star Wars) e desde sua apresentação em 1978, nunca mais foi retransmitido ou mesmo lançado oficialmente em "home video". Durante algum tempo, tornou-se uma espécie de lenda que alguns teimavam que nem existia. Este especial de Natal foi produzido de forma relaxada, com orçamento insuficiente para o tipo de filme (E, ainda assim, é lembrado como um dos programas mais caros da TV da época) e roteiro péssimo. Devido à essa "qualidade underground" sua existência e posterior distribuição, só ocorreu graças a gravações domésticas feitas por fãs que com o tempo foram carregadas em sites de compartilhamento de conteúdo. Claro que, hoje em dia, em tempos de YouTube, cópias e mais cópias não autorizadas do programa passeiam pela internet. Considerado tão ruim que chega a ser bom, ostenta a qualidade dos TRASHS de raiz.


CURIOSIDADES:
  • Kenny Baker , que interpretou R2-D2 nos filmes, não esteve envolvido no especial. O andróide foi executado inteiramente por uma unidade controlada por rádio, operada por Mick Garris. Nos créditos, R2-D2 é creditado ao locutor Art James como interpretando a si mesmo.
  • Como James Earl Jones não foi creditado originalmente em Star Wars , o especial marcou a primeira vez que ele foi creditado como a voz de Darth Vader.
  • A máscara de Malla foi reaproveitada de uma máscara de Chewbacca do filme original. 
  • Os nomes da família de Chewbacca foram posteriormente explicados como apelidos, seus nomes completos sendo Mallatobuck (Malla), Attichitcuk (Itchy) e Lumpawarrump ou Lumpawaroo (Lumpy).
  • O especial foi transmitido na íntegra nos Estados Unidos apenas uma vez, na sexta-feira, 17 de novembro de 1978 (uma semana antes do Dia de Ação de Graças ), na rede de televisão CBS das 20h00 às 22h00.
  • O segmento mais notável é um desenho animado apresentando a estreia de Boba Fett, o caçador de recompensas que só seria visto em O Império Contra Ataca (1980).
 


  • A música original foi composta para The Star Wars Holiday Special por Ken e Mitzie Welch, enquanto Ian Fraser foi trazido para adaptar os temas orquestrais de John Williams de Star Wars.
  • O Especial apresenta quatro músicas:
    "This Minute Now" cantada por Diahann Carroll . Carroll - que deveria ser uma imagem criada por uma máquina de realidade virtual - diz ao pai de Chewbacca, Itchy, que ela é sua "fantasia" e o convida sugestivamente a "experimentá-la".


  "Light the Sky on Fire", interpretada por Jefferson Starship , que é apresentada como um videoclipe 3D assistido por um dos guardas imperiais; durante a produção, a música recebeu o título provisório de "Cigar-Shaped Object (Vanished Without a Trace)" (a música foi incluída como um single bônus de 45 rpm na coleção Gold de maiores sucessos do Jefferson Starship ). (O clipe marcou a última aparição de Marty Balin com Jefferson Starship, já que ele havia deixado a banda em outubro de 1978, um mês antes da transmissão do especial. Mais tarde, ele voltou à banda em 1993).
 

     "Good Night, But Not Goodbye" por Bea Arthur com o tema Cantina Band. Alguns dos mesmos alienígenas vistos na cantina em Star Wars reaparecem, incluindo a banda Figrin D'an e os Modal Nodes , como músicos de apoio.     
 
 
    Carrie Fisher canta uma música em comemoração ao Dia da Vida ao som de "Star Wars" de John Williams.
 
 
  • GUERRA NAS ESTRELAS - ESPECIAL DE NATAL ganhou o primeiro lugar no livro: "What Were They Thinking?: The 100 Dumbest Events in Television History" (O Que Eles Estavam Pensando? Os 100 Eventos Mais Estúpidos da História da TV em tradução livre).
  • O especial não aparece citado no "Guide to the Star Wars Universe", nem mesmo na biografia de Boba Fett. O programa não é mencionado também em George Lucas - The Creative Impulse, livro de Charles Champlin sobre os primeiros 20 anos da Lucasfilm. Vale dizer que outro desastre da carreira de Lucas, Howard, o Pato, ocupa sete páginas do volume! O nome do cineasta também não aparece nos créditos do programa como roteirista do argumento original. Supõe-se que ele tenha exigido a retirada de seu nome depois de ver o resultado da produção.
  • O Especial de Natal também foi cortado do documentário Empire of Dreams (Império dos Sonhos). Produzido e dirigido por Kevin Burns, com autorização de George Lucas e acesso aos arquivos da Lucasfilm, o documentário mostra a produção dos três primeiros filmes da saga. Nele, nada menos do que dez minutos eram dedicados ao Especial de Natal como exemplo do que podia acontecer quando o controle do universo Star Wars era cedido aos executivos de estúdio. A sequência, no entanto, foi cortada sob a alegação de não se encaixar na premissa do documentário.
  • Este Especial de Natal ficou no 59º. lugar entre os cem momentos mais inesperados da TV, nas revistas TV Guide e TV Land.
  • No ano de 2020, a Lucasfilm Animation e a The Lego Group ao lado da Atomic Cartoons lançaram uma sequência animada independente da franquia Star Wars , dirigida por Ken Cunningham a partir de um roteiro de David Shayne, inspirada no especial de natal de 1978. Intitulada como: "LEGO Star Wars: Especial de Festas". A animação foi lançada no Disney+ em 17 de novembro de 2020.



Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:
 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.