Falando em Série | CARAS & CARETAS (Family Ties) - 1982


Neste FALANDO EM SÉRIE vamos mais uma vez a década de 80, revisitar outro clássico da "Sessão Comédia" das tardes da Rede Globo. CARAS & CARETAS. O título original era: "Family Ties" que significa: "Laços de Família", mas a emissora achou por bem explorar o fato de que os pais (os caras) eram mais descolados que os filhos (os caretas), principalmente o filho mais velho, vivido pelo inesquecível Michael J. Fox. As suas melhores piadas surgiam a partir do conflito entre o conservador Alex e seus pais, Steve e Elyse, antigos hippies vivendo na era republicana do presidente Ronald Reagan. Nos EUA, a série teve 7 temporadas. Já no Brasil, vimos apenas duas que mesmo assim conquistaram muitos fãs. Enfim, temos muita coisa pra resgatar e por isso, não perca mais tempo e venha conosco em mais uma divertida viagem no tempo.


SINOPSE: Steven (Michael Gross) e Elyse Keaton são dois hippies com pontos de vista liberais. Eles se casaram durante a década de 1960, e esperavam que seus filhos adotassem os mesmos valores que eles tinham. Porém, eles estavam errados, especialmente em relação ao filho mais velho, Alex (Michael J. Fox). Mallory (Justine Bateman) e Jennifer (Tina Yothers) também não ficaram para trás. A série explora os laços familiares e a diferença de valores de cada um. 


Título: CARAS E CARETAS
Título Original: Family Ties
Ano: 1982 - 1989
País: EUA
Emíssora: NBC
Gênero: Sitcom / Comédia
Criador: Gary David Goldberg
Elenco Principal:
  • Michael Gross - Steven Keaton
  • Meredith Baxter-Birney - Elyse Donnelly Keaton
  • Michael J. Fox - Alex P. Keaton
  • Justine Bateman - Mallory Keaton
  • Tina Yothers - Jennifer Keaton
Produtores: Susan Borowitz, Rute Bennett, Michael J. Weithorn, Lloyd Garver, Alan Uger e Marc Lourenço.
Episódios: 180, com 30 minutos cada, distribuídos em 7 temporadas.
Companhias Produtoras: Paramount Television e Ubu Productions.
Tema de abertura: "Without Us", composta por: Jessica Berry e Tom Scott e interpretada por Dennis Tufano e Mindy Sterling (1ª temporada, episódios 1–10); Johnny Mathise Deniece Williams (restante da série).
 

No Brasil, a série estreou em 25/03/1987 na Sessão Comédia da Globo. Depois, foi exibida em outros horários. No início dos anos 1990, a série foi exibida na TV Gazeta (SP) e anos depois, na TV2 Guaíba (atual RecordTV Paraná).
Dublado na Herbert Richers, do RJ, com Nizo Neto fazendo o Michael J. Fox.


“filhos caretas e pais avançados, quem ainda não viu uma família assim?”

Michael J. Fox interpretava Alex P. Keaton, um adolescente americano conservador, esforçado e convicto dos ideais republicanos. Alex era tão "careta" que com apenas 13 anos já ia para escola de terno. O choque de gerações com seus pais era terrível, já seu pai Steven Keaton e sua mãe Elyse Keaton, eram extremamente modernos, e como ex-hippies faziam de tudo para se adaptar ao estilo de vida dos anos 80, já que até participaram, durante a juventude, de Woodstock.

A filha mais velha, Mallory, era considerada a “cabeça de vento” da família, que somente estava preocupada com suas roupas e namorados. Mallory era a antítese de Alex. Segundo ele próprio em um dos episódios, a irmã estava condenada a receber a pensão do Estado devido a sua ignorância e despreparo, ela significava a juventude americana shopping center e completamente distante de sua realidade.

A família Keaton tinha ainda a caçula Jennifer, uma típica garota com seus problemas comuns de criança. A menina ficava no meio dessa adorável bagunça, alheia aos problemas da casa. No que tange  Jennifer, não lhe restou muito, como mais nova enfrentava a super proteção dos pais e era o equilíbrio da balança entre Alex e Mallory. Em 1987 Jennifer deixava de ser a caçula com o nascimento do pequeno Andy Keaton.

Como típico sitcom dos anos 80, a série não trazia cenas apelativas, sendo primordialmente voltada para a diversão familiar, mas nem por isso deixou de tratar de assuntos importantes do cotidiano, tais como: drogas na escola, política feminista, namoros e gravidez na adolescência.


PRÊMIOS:
  • Prêmios Emmy
1986: Melhor Ator em Série de Comédia (Michael J. Fox)
1987: Melhor Ator em Série de Comédia (Michael J. Fox)
1987: Melhor Roteiro em Série de Comédia
1987: Excelente Direção Técnica
1988: Melhor Ator em Série de Comédia (Michael J. Fox)
globos dourados
1989: Melhor Performance de um Ator em Série de TV (Michael J. Fox)
  • Prêmios TV Land
2008: Personagem que você pagaria para fazer sua lição de casa para você (Michael J. Fox)
2011: Fan Favorite, apresentado porBen Stillerao elenco de Family Ties
  • Prêmios Jovens Artistas
1985: Melhor Jovem Atriz em Série de Comédia para Televisão (Justine Bateman)
1985: Melhor Jovem Atriz Coadjuvante em Série de Comédia para Televisão (Tina Yothers)
1986: Melhor Ator Jovem em Série de Televisão (Marc Price)
1988: Melhor Ator Jovem com menos de nove anos de idade (Brian Bonsall)
1989: Melhor Jovem Ator com menos de dez anos de idade em televisão ou cinema (Brian Bonsall)



CURIOSIDADES:
  • A emissora NBC e os produtores queriam Matthew Broderick (Curtindo a Vida Adoidado) para o papel de Alex P. Keaton. Mas, o ator recusou o trabalho para ficar ao lado de seu pai, que estava bastante doente na época. Assim, o desconhecido Michael J. Fox foi escalado para o personagem.
  • Quando a série foi idealizada, o criador Gary David Goldberg pretendia fazer piadas com a difícil adaptação do casal Elyse (Meredith Baxter) e Steven (Michael Gross) à nova realidade econômica dos Estados Unidos. Quando Fox foi chamado para viver o filho mais velho, a produção percebeu que teria um problema: na trama, ele era apenas 13 anos mais novo que os seus pais. A solução surgiu com a personalidade madura de Alex, um jovem ambicioso, que vestia terno e gravata e sonhava em ser um grande empresário.
  • Ao longo de sete temporadas, muitos atores em início de carreira passaram pelos estúdios da série antes de se tornarem grandes estrelas. Tom Hanks, por exemplo, participou de três episódios como o irmão de Elyse. Também passaram por lá nomes premiados como Geena Davis e Julia Louis-Dreyfus. Para os fãs da série Friends, o grande destaque é a atriz Courteney Cox. Muito antes de viver Monica Geller na comédia que marcou a televisão, ela apareceu em duas últimas temporadas de Caras e Caretas como Lauren, a namorada de Alex. Para Michael J. Fox, porém, a participação mais importante foi a de Tracy Pollan. Intérprete da feminista Ellen Reed na quarta temporada, ela conquistou o coração do ator e os dois se casaram em 1988 e o casal permanece junto até hoje e têm quatro filhos.
  • Durante a maior parte da exibição da série, o presidente dos Estados Unidos era Ronald Reagan, apenas na metade final da última temporada George Bush assumiu o cargo. Reagan nunca escondeu que era fã de Caras e Caretas e chegou a se oferecer para participar de um episódio, fato raro para um governante em exercício. Reagan tinha motivos claros para apoiar a série: Alex P. Keaton era um excelente representante do Partido Republicano, embora suas posições muitas vezes fossem usadas como piada para o resto da família, liberal e democrata. Esse foi um dos feitos da comédia: conseguiu unir visões opostas de governo.


  • Não por acaso, a série foi a segunda mais vista dos Estados Unidos na temporada 1986-1987, atrás apenas de The Cosby Show, outra comédia familiar de sucesso, que era exibida antes de Caras e Caretas na programação da NBC.
  • Apesar do sucesso de público e crítica, a série chegou ao fim em 1989. Nos bastidores, os comentários eram de que o elenco não se suportava; em especial, Meredith Baxter que supostamente teria inveja do sucesso de Michael J. Fox, porque ele ofuscava sua personagem. Os atores sempre negaram desentendimentos no estúdio, mas também deixaram claro que não tinham a menor vontade de retomar os personagens em filmes especiais anos depois, uma prática comum na época. Quando o último episódio foi anunciado, eles pediram aos roteiristas que matassem a família toda em um acidente de avião, para se certificar de que a história acabaria ali. Por se tratar de uma comédia, porém, o pedido não foi atendido: no último episódio, Alex consegue um emprego em Nova York e deixa a família em Ohio para viver seu sonho. O programa foi visto por 36,3 milhões de espectadores nos Estados Unidos, muito acima da média da última temporada.
BÔNUS:



Espero que tenhamos conseguido, ainda que de forma modesta, trazer a memória dos mais antigos um pouco da emoção dos velhos tempos e aos mais novos uma boa amostra do que tínhamos no passado.

Gostou de nossa postagem? 

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

TALVEZ SE INTERESSE EM LER TAMBÉM: 

Não deixe de comentar, dar sua opinião e de nos seguir para não perder o que vem  por aí! Seu comentário é muito importante pra nós.

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.