Falando em Série (Especial de Natal) | A GATA & O RATO (Moonlighting) - 1985

 

Neste FALANDO EM SÉRIE - especial de natal, vamos resgatar o divertido episódio do seriado: A GATA E O RATO que explorou com grande competência esse divertido tema. Venha conosco rever as trapalhadas de Maddie (Cybill Shepherd) e David (Bruce Willis) numa típica aventura de natal. Pegue a pipoca, se acomode em seu assento e não se esqueça do seu gorro vermelho. Boa Leitura! Ho, Ho, Ho 🎅

SINOPSE: É Natal e Addison montou uma linha direta do Papai Noel na agência para tentar ganhar algum dinheiro. Ao mesmo tempo, um criminoso que estava sob proteção as testemunhas é morto, mas sua esposa e bebê que testemunharam o assassinato conseguem escapar. Ao fugir, o bebê é deixado no apartamento de Agnes, mas sem nenhuma explicação. Maddie e Addison decidem tentar encontrar a mãe. A mãe acaba aparecendo na agência Blue Moon procurando por Agnes e seu bebê.

Caso deseje ter acesso aos episódios completos desta série, clique AQUI e fale conosco.


Título: EPISÓDIO DO NATAL
Titulo Original: "Twas the Episode Before Christmas" ou "A Visit from St. Nicholas" 
Série de TV: A Gata & O Rato (Moonlighting)
Genero: Comédia/drama/detetive
Episódio: 10 - 2ª temporada
País: EUA
Data: 17 de Dezembro de 1985
Diretor: Peter Werner
Roteirista: Glenn Gordon Caron
Elenco Principal:
- Cybill Shepherd - Maddie Hayes
- Bruce Willis - David Addison Jr.
- Allyce Beasley - Agnes Di Pesto
- Leslie Wing - Mary Goodman
- Ralph Meyering Jr. - Joseph Goodman 
- Richard Belzer - Leonard
- James Avery - Reuben King
- John Hostetter - Jim King
- Daniel Chodos - Saul King
- Brian Libby - Leonard's Henchman
Trilha Sonora:
Composição de: Haven Gillespie e J. Fred Coots




RESENHA: A divertida secretária da Agência de Detetives Blue Moon, Srta. Agnes DiPesto (Allyce Beasley), inesperadamente se vê responsável por um bebê abandonado. A inusitada situação ocorreu à partir do momento em que Agnes deixa a porta de seu apartamento entreaberta enquanto caminha pelo corredor para lavar a roupa, quando a Srta. DiPesto retorna encontra uma surpresa esperando por ela. O que ela não sabia é que um vizinho do andar de cima de seu prédio foi assassinado. Joseph que estava no programa de proteção depois de concordar em testemunhar contra um bandido perigoso. Ao ser que localizado, Joseph foi atacado pelos bandidos, sendo assassinato. A cena do crime é arranjada para parecer um suicídio. Mary, a esposa de Joseph escapa do apartamento com seu bebê. Correndo para salvar sua vida, ela deixa seu bebê no apartamento aberto da srta DiPesto esperando que o anonimato do bebê salve sua vida. Agnes leva o bebê para o trabalho no dia seguinte e Maddie e David começam a investigar quem teria abandonado esse bebê.

Vale lembrarmos que a série nunca foi realmente sobre os casos investigados. A trama sempre foi secundária em relação aos relacionamentos, principalmente entre os protagonistas: David Addison e Maddie Hayes. As brincadeiras rápidas entre eles estavam sempre permeadas por uma constante tensão sexual entre o casal. Os divertidos diálogos sempre cheios de referências à cultura pop, piadas, comentários secundários e uma recorrente resistência ao esperado romance. Então, a alegria em assistir a Gata e o Rato estava sempre nos detalhes e raramente no enredo.

O conceito da investigação deste episódio revela um paralelismo simbólico com elementos da história original do Natal. Por exemplo, os três agentes do Departamento de Justiça que tem o mesmo sobrenome: King (Rei), em uma referência aos "três REIS magos". O nome da esposa de Joseph (José, em português) é Mary (Maria) e seu foco neste Natal é o bebê. E quando a senhorita DiPesto e o bebê desaparecem, David tende a procurar uma estrela na véspera de Natal para localizá-los. A graça fica por conta de que somente David percebe que está preso em uma espécie alegoria natalina. A piada fica melhor quando ninguém (além de David) parece reconhecer ou dar qualquer importância aos detalhes que se somam à história da Natividade. Claro que, recriar esses elementos familiares da história de Natal é algo que já foi exaustivamente usado em incontáveis filmes e programas de TV. Mas, aqui a leveza do roteiro e o bom ritmo da direção, fazem uma diferença muitíssimo positiva. Não vou dar spoilers aqui. Pois, por incrível que pareça, o roteiro trás alguns pontos sutis e inesperados que despistam a audiência e constroem positivamente o fim do episódio. De modo geral, um episódio dentro do padrão de qualidade da série e que apesar da temática festiva, não se perde. Nota: 9/10


CURIOSIDADES:
  • Em dado momento, Agnes explica a Maddie que compartilhar o Natal com um bebê, nos ajuda a esquecer todas as coisas ruínas que acontecem no mundo.


  • O perigoso criminoso Leonard é interpretado pelo comediante/ator Richard Belzer.


  • Os Três Reis Magos são interpretados por: James Avery (Reuben King),  John Hostetter (Jim King) e Daniel Chodos (Saul King). Os referidos três Reis Magos que segundo a tradição folclórica do catolicismo, denominam-se: Gaspar, Baltazar e Melchior. Apesar, do texto bíblico (Mateus 2:1-16), não nomear, não assegurar que eram três ou mesmo, demonstrar que estas figuras teriam encontrado o menino Jesus na noite do nascimento, a tradição secular, apresenta estes peregrinos visitando Jesus Cristo logo após o seu nascimento.


  • Em dado momento do episódio, David Addison acaba descendo por uma chaminé  vestido de Papai Noel para confrontar e confundir os bandidos no final.


  • Próximo ao fim do episódio que conseguiu agregar a maioria dos elementos tradicionais de uma história de natal, exceto que não teve neve. Mas, nos minutos finais, a neve começa a cair DENTRO do escritório sobre Maddie e David, enquanto ouvem o som de vozes cantando. Seguindo o som, os dois empurram as portas da agência e saem da sala. "Quebrando a quarta parede", eles caminham atrás das paredes, equipamentos de câmera, estandes de iluminação, etc. para encontrar um grande espaço aberto cheio do elenco, membros da equipe e suas famílias cantando "The First Noel". Cerca de cem vozes se levantam, enquanto a "neve" continua a cair sobre todos. A câmera se eleva, enquanto assistimos ao grupo a cantar vários versos da comovente canção de Natal. 



  • No final, Bruce Willis e Cybill Shepherd cumprimentam e acenam: "Feliz Natal a todos!"




Gostou deste post?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nossa página no Facebook. 
Junte-se a família "NAFTALINA NERD", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..
 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.