Animação em Foco | DARKWING DUCK (1991) - “O terror que voa à noite”

 


Neste ANIMAÇÃO EM FOCO vamos ao universo animado dos Estúdios Disney, quando na década de 90 conhecemos um divertido e atípico super-herói. Hoje vamos falar sobre: DARKWING DUCK, “O terror que voa à noite”. Uma animação em série que começou na TV Globo, mas que também percorreu a grade de programação do SBT. Um caricato personagem inspirado no Batman e no Sombra que a cada episódio lutava atrapalhadamente contra o crime, sempre na companhia de seu side kick Capitão Boeing, um pato-piloto desastrado oriundo do desenho Duck Tales – Os Caçadores de Aventura. Darkwing vigia a cidade dos perigos e de terríveis vilões como: o terrorista Bico de Aço, Megavolt, Tauro Buba e seu assistente Cabeça de Martelo, além de Nega Duck, o seu pior inimigo, um sósia do herói com uma conduta perversa. O desenho estreou por aqui em 1991, dentro do Xou da Xuxa na Rede Globo. Lembrou? Não conhece? Não tem problema! Fique conosco e você não vai se arrepender. Boa Leitura!


SINOPSE: Drake Mallard de dia é um cidadão pacato que leva sua vida de forma comum, mas à noite ele transforma-se no grande super-herói Darkwing Duck, um combatente mascarado do crime, que patrulha a cidade de St. Canard enfrentado vários supervilões para manter a paz e a justiça. Direto de seu quartel-general, Darkwing vigia a cidade dos perigos e de terríveis vilões. Com destaque para o terrível "Nega Duck", seu pior inimigo, um sósia maligno do herói. Darkwing Duck conta ainda com seu traje equipado com armamentos diversos como uma arma de gás. Assim como com  alguns veículos para auxiliá-lo em sua luta, como o avião Thunderquack e a motocicleta Ratcatcher. Além do auxílio do Capitão Boeing, um pato-piloto desastrado, fã de carteirinha do herói e também, de sua esperta filha adotiva Gosalyn.


Título: DARKWING DUCK
Criador: Tad Stones
País: EUA
Ano: 1991
Genero: Animação
Estúdio: Walt Disney
Elenco (Dubladores Brasil)
- Darkwing Duck/Nega Duck: Nelson Machado
- Capitão Bóing: Tatá Guarnieri
- Gosalyn Mallard: Marli Bortoletto
- Honker/Tank: Angélica Santos
- Herb: César Leitão
- Binkie: Alessandra Araújo
- MegaVolt: Carlos Silveira
- Patoringa: Paulo Porto
- Pato Planta: Hélio Vaccari
- Liquidator: Francisco Borges
- Tauro Buba: Antônio Moreno
- Bico de Aço: Élcio Sodré
- Morgana McCawber: Patrícia Scalvi
Direção de dublagem: Nelson Machado/Nelson Batista
Estúdios de dublagem: Megassom/Sigma
Trilha Sonora: Steve Nelson e Thom Sharp
Episódios: 91, com duração média de 22 minutos, distribuídos em 3 temporadas.

No Brasil, Darkwing Duck estreou pela Rede Globo em 1991, no Xou da Xuxa,  passando por programas como TV Colosso, Xuxa Park, Angel Mix, TV Globinho e Festival de Desenhos na Rede Globo. Mais tarde fez parte da programação do SBT dentro dos nostálgicos Disney Club e Disney CRUJ.


O personagem Darkwing Duck criado por Tad Stones, tem em si aquele estilo Disney de herói atrapalhado semelhante aos já mostrados nos quadrinhos como: Morcego Vermelho, Super Pato ou o Super Pateta, mas ao mesmo tempo trás muitas outras referências de super heróis antigos e clássicos como: Batman, Sandman, Doc Savage, Sombra, etc. Há também várias referências aos filmes de James Bond.

Além da competente animação (padrão Disney), a série destacava-se pelo humor saudável e pelos bons roteiros.

Embora originalmente considerado como um spin-off da série DuckTales de 1987, o criador Tad Stones afirmou em um post de 2016 que vê os dois shows existindo em diferentes universos, apesar de termos o Capitão Bóing e o Robo Pato aparecendo em papeis semelhantes em ambas as animações, e ao fato de que o Tio Patinhas, personagem principal de DuckTales, ser mencionado no episódio "Tiff of the Titans", de Darkwing Duck. 
 
BÔNUS: Baixe AQUI o episódio piloto em duas partes: (1) & (2)


CURIOSIDADES:
  • Em 1991 foi lançada nos Estados Unidos a Revista de Darkwing Duck. (Algumas das histórias já foram publicadas no Brasil). 
  • Um videogame do personagem foi desenvolvido e lançado pela Capcom para o Nintendo Entertainment System em 1992. 
  • “O terror que voa à noite”, “o perseguidor que limpa as manchas do crime”, “o chiclete colado em sua bota”, “a unha encravada no pé dos criminosos”, " a unha que raspou o quadro-negro de sua alma", são alguns dos vários jargões usados pelo herói para sua apresentação.
  • Darwing Duck além de seu trabalho heróico habitual, também recebe missões como agente freelancer da agência secreta SHUSH (Uma sátira a SHIELD dos quadrinhos Marvel).
  • O Herói tem um relacionamento amoroso com a outrora vilã, Bruxa Morgana (Morgana McCawber).
  • "Nega Duck" é a versão maligna de Darkwing vindo de uma outra dimensão conhecida como "Negaverso", da qual todos que são do bem na realidade são maus e vice versa. O personagem aparece mais nos últimos episódios se tornando o vilão principal e fazendo com que Megavolt, Patoringa, Pato Planta e Liquidator se unam a ele formando o Quinteto Temerário. No final da série é derrotado por Darkwing sendo arrastado para um buraco negro dimensional onde acaba desaparencendo.
  • A identidade secreta do herói é Drake Mallard, uma paródia a Kent Allard, o alter ego do Sombra.
  • A cidade fictícia de St. Canard é uma paródia direta a Gotham City. ("Canard" é a palavra francesa para "pato".)
  • Darkwing Duck entrou em produção cerca de um ano após o término de DuckTales. 
  • Nos planos originais de elaboração do personagem ele se chamaria:  Double-O-Duck (algo como 00Duck), mas questões de propriedade intelectual não foi possível.
  • Nick Caruso, TVLine, considera a música-tema da animação entre as melhores de temas de séries animadas de todos os tempos.

  • O episódio piloto dividido em duas partes "Darkly Dawns the Duck" foi ao ar originalmente como um especial de TV de uma hora em 6 de setembro de 1991.
  • Darkwing Duck foi uma das primeiras séries animadas de TV americana a ser transmitida oficialmente na antiga União Soviética. Antes disso, foi ao ar pelo Disney XD em territórios internacionais, como: Holanda e Alemanha.
  • Darkwing Duck foi eleito para a 93ª posição da lista de Melhor Série de Animação pela IGN.
  • Há alguns anos um reboot do desenho está em desenvolvimento, sendo produzido por Seth Rogen, Evan Goldberg, James Weaver e Alex McAtee. Enquanto isso, a Autobot Productions produziu uma intro animada.



Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.