Animação em Foco | BICUDO: O LOBISOMEM (Fangface) - 1978


Neste "ANIMAÇÃO EM FOCO" iremos recordar um desenho muito engraçado e ainda muito lembrado pelo pessoal dos anos 80. Bem ao estilo "Scooby-Doo", estavam sempre envolvidos na solução de mistérios com monstros e criaturas estranhas. BICUDO, O LOBISOMEM contava as aventuras da "Lobs Gang" formada por:  Kim, Biff, Gordinho e do lobisomem Bicudo. As confusões podiam não ser originais, mas com certeza faziam a alegria da criançada. Sem mais enrolação, vamos a matéria, antes que a noite caia e a lua brilhe no céu. 

“No mundo, a cada 400 anos, nasce um bebê lobisomem na família Lobsking. E assim, quando a lua brilha e ilumina o pequeno Bicudo ele se transforma em um lobisomem!”

SINOPSE: A animação trazia as aventuras de quatro jovens: Kim, Bill (Biff, no original), Gordinho (Puggsy no original) e Bicudo (Sherman “Fangs” Fangsworth) que se transforma num lobisomem toda vez que vê a lua ou uma imagem da lua. Juntos, a turma sempre consegue resolver mistérios envolvendo fantasmas e assombrações.

Título: BICUDO, O LOBISOMEM
Título Original: Fangface 
Gênero: Desenho Animado
País: EUA
Ano: 1978-1980
Estúdio: Ruby-Spears
Emissora Original: ABC
Criador: Joe Ruby e Ken Spears
Roteiro: 
 - Norman Maurer
 - Mark Jones
 - Cliff Ruby
 - Elana Menor

Dubladores:
EUA
  • Frank Welkercomo - BICUDO (Sherman "Fangs" Fangsworth/Fangface) 
  • Susan Blucomo - Kim 
  • Bart Braverman - GORDINHO (Puggsy)
  • Jerry Dexter - Biff
BRASIL (Herbert Richers)
  • Orlando Prado - BICUDO
  • Henrique Ogalla - Gordinho
  • André Filho - Biff
Dirigido: Rudy Larriva
Produtores executivos: Joe Rubi / Ken Spears
Produtor: Jerry Eisenberg
Episódios: 32, distribuídos em 2 temporadas, 
Exibição Original: 9 de setembro de 1978 – 5 de janeiro de 1980


Sempre que a turma se via em alguma situação difícil, era só mostrar a lua – ou uma imagem dela – que o inocente Bicudo se transformava em Lobisomem e utilizando seus poderes sobrenturais tirava todos das mais variadas enrascadas. Para voltar ao normal, era só mostrar uma foto do sol – ou o próprio – e Bicuco voltava a forma humaa, totalmente alheio aos eventos ocorridos enquanto transformado em lobisomem. Geralmente Bicudo acabava vendo o sol ou uma imagem dele nos momentos mais inconvenientes e acabava voltando ao normal antes da hora.
Enquanto Bicudo em sua forma humana sofria bullying nas mãos do Gordinho, sempre que se transformava em Lobisomem, sua primeira reação era sempre tentar devorar o amigo. Quando ouvia a palavra comida, ou via comida, o lobisomem enfiava o Gordinho na boca e só soltava com a intervenção do resto da turma. Bicudo também não podia ver seu próprio reflexo que “surtava” e acabava estragando os planos da turma para capturar bandidos.


Digamos que "no papel", Bicudo teve apenas uma temporada com 16 episódios prouzidos entre 1978 e em 1979, porém uma continuação chamada: Bicudo e Bicudinho (Fangface e Fangpuss no original), introduzia o Bicudinho, um primo de Bicudo (ignorando completamente a premissa original que dizia que somente a cada 400 anos UM lobisomem nascia na família Fangsworth). Esta continuação ou segunda temporada, era um pouco mais divertida, embora seus episódios fossem mais curtos.  


Episódios:
nomes originais (em inglês)
Primeira temporada
  1. A Heap Of Trouble
  2. A Creep From The Deep
  3. The Shocking Creature Feature
  4. Westward Ho To The UFO
  5. The Great Ape Escape
  6. Dinosaur Daze
  7. Don't Abra When You Cadabra
  8. Space Monster Mishap
  9. The Invisible Menace Mix-up
  10. The Cuckoo Carnival Calamity
  11. Begone, You Amazon
  12. Snow Job Jitters
  13. The Goofy Gargoyle Goof-Up
  14. A Toothy Shark Is No Lark
  15. Where's The Wolf That's The Werewolf
  16. Don't Get Mean With The Cobra Queen
Segunda temporada
  1. There Is Nothing Worse Than a Stony Curse
  2. Evil Guider of the Giant Spider
  3. Dr. Lupiter and the Thing from Jupiter
  4. Who Do the Voodoo The Creepy
  5. Goon from the Spooky Lagoon
  6. A Scary Affair in the Skullman's Lair
  7. A Time-Machine Trip to the Pirate's Ship
  8. The Ill-Will of Dr. Chill
  9. The Romantic Plot of the She-Wolf Robot
  10. The Sinister Plan of Lizard Man
  11. Royal Trouble with the King's Double
  12. The Stone-Cold Dragon of Gold
  13. The Evil Design of Vulture-Man's Mind
  14. The Defiant Casablanca Giant
  15. The Film Fiasco of Director Disastro
  16. A Goofy Bungle in the Filipino Jungle

CURIOSIDADES:
  • Bicudo não tem consciência da sua forma de lobisomem, mas ao se transformar já toma conhecimento imediato do que se passa. Por isso ele nunca parece ter dúvida de como ele pode estar sempre num lugar diferente, enquanto ao voltar ao normal, ele sempre se sente desconcentrado.
  • Como Bicudo em sua forma humana não sabia que se transformava em lobisomem, a turma se referia a ele transformado como sua “arma secreta”.
  • Quando Bicudo punha o Gordinho em sua boca, Bill ou Kim esfregavam o pé de Bicudo para acalmá-lo e ele soltar o amigo.
  • Na primeira foram produzidos 16 episódios de 30 minutos cada, já na segunda os novos 16 episódios tinham apenas 15 minutos de duração.
  • Bicudo foi apresentado no Brasil nos anos 80 pela Rede Globo (Balão Mágico) e pela extinta TV Manchete (Clube da Criança), nos anos 90 pela CNT e mais tarde pelo Boomerang e SBT.
  • Os criadores/roteiristas de Bicudo, chamados Joe Ruby e Ken Spears, são os mesmos de Scooby-Doo, Cadê Você? (1969).
  • Bicudo é bastante similar a maioria dos desenhos do tipo "Scooby Doo": 4 jovens que andam passeando a esmo por vários lugares, sempre enfrentando vilões que encontram sem querer pelo caminho (bandidos, cientistas perversos, extraterrestres, mutantes e monstros são alguns dos tipos encontrados). Porém, esta animação trás uma pequena diferença em relação aos outros desenhos animados do mesmo tipo: nos outros desenhos, a turma quase sempre esbarra com um ser sobrenatural (ou com um bandido humano disfarçado de ser sobrenatural) que é o vilão da vez; aqui, existe um ser sobrenatural fazendo parte do próprio time dos heróis.
  • Na tradução brasileira, o Biff, o Puggsy e o Sherman tiveram os nomes mudados pra Bill, Gordinho e Bicudo.

BÔNUS: Assista AQUI, alguns episódios dublados.

Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.