Falando em Série | O BARCO DO AMOR (The Love Boat) - 1977

 

Neste FALANDO EM SÉRIE vamos resgatar a MEMÓRIA de uma das raras séries que tinha como tema central o amor romântico.  “O Barco do Amor“ que entre histórias dramáticas e cômicas, a cada episódio acompanhava os passageiros do Pacific Princess que fazia cruzeiro pelas águas calmas do pacífico até diversos lugares com a duração de um final de semana. Tempo suficiente para encontrar sua alma gêmea, se apaixonar e marcar casamento. Alguns chegavam a se casar à bordo ou no México. Com muita modéstia e singeleza, a série conseguiu marcar positivamente toda uma geração fãs românticos. Enfim, vamos deixar de enrolar e vamos embarcar neste cruzeiro romântico cheio de informações e curiosidades. Fique conosco e boa viagem!

 
SINOPSE: A série conta diversas histórias cômicas ( e algumas dramáticas) de romances que acontecem no cruzeiro de luxo Pacific Princess. O cruzeiro passa por diversos lugares diferentes, e conta com uma grande tripulação que vive diversas aventuras diariamente, e que são sempre surpreendidos com as histórias de seus passageiros.
 
Os personagens fixos da série eram os membros da tripulação, e entre elas se destacavam Merrill Stubing, o capitão do navio, (Gavin MacLeod), Julie McCoy, diretora do cruzeiro (Lauren Tewes), o barman Isaac Washington (Ted Lange), Vicky Stubing, a filha do capitão (Jill Whelan), o médico Adam Bricker (Bernie Kopell) e o comissário de bordo Burl "Gopher" Smith (Fred Grandy). Estes personagens fixos tinham papeis e caracteres bem definidos.

Além dos tripulantes havia os passageiros do barco, que eram diferentes em cada episódio e interpretados por atores e atrizes bem conhecidas e outros menos conhecidos, entre eles Ursula Andress, Anne Baxter, Kathy Bates, Cyd Charisse, Michael J. Fox Zsa Zsa Gabor. Também foram convidados músicos como Cab Calloway, Frankie Avalon e bandas como The Temptations e Village People.

Em cada capítulo iam-se revelando de forma paralela várias histórias que afetavam tanto os passageiros como a tripulação e as relações entre uns e outros, alternando romances, enredos, anedotas, etc.

 

Título: O BARCO DO AMOR
Título Original: The Love Boast
País: EUA
Ano: 1977
Criador: Jeraldine Saunders
Produtores: Aaron Spelling e Douglas S. Cramer
Elenco Principal:
    Gavin MacLeod - Capitão Merrill Stubing
    Bernie Kopell - Dr. Adam "Doc" Bricker
    Fred Grandy - Burl "Gopher" Smith, "Your Yeoman Purser"
    Ted Lange - Bartender Isaac Washington
    Lauren Tewes - Diretora do cruzeiro Julie McCoy (1977–84)
    Jill Whelan - Vicki Stubing, filha do capitão (1979–86)
    Pat Klous - Judy McCoy, Diretor do Cruzeiro (1984–86)
    Ted McGinley - Ashley "Ace" Covington Evans (1984–86)
    Marion Ross - Emily Hayward Stubing (1986)
Emissora: ABC
Episódios: 249, com duração média de 45 minutos, distribuídos ao longo de  9 temporadas + 4 especiais para a TV.
Transmissão original: De 24 de Setembro de 1977 até 27 de Fevereiro de 1987.

 Caso deseje ter acesso a episódios completos, clique AQUI e fale conosco.

 

Sendo grande fã do livro "Os Barcos do Amor" da autora Jeraldine Saunders, que baseou em suas experiências como diretora de eventos de cruzeiros, Aaron Spelling decidiu produzir a série: "O Barco do Amor". O piloto exibido em 1976 pela ABC, foi uma comédia romântica de muito sucesso, o que motivou a emissora a encomendar uma série que por conta do sucesso, durou 9 temporadas de 1977 à 1986. Com tramas sempre muito bem escritas e por conta do carisma dos personagens, o programa se tornou um fenômeno mundial. Todas as semanas, o público acompanhava as viagens da tripulação do Pacific Princess comandada pelo Capitão Merrill Stubing que viajavam pelo pacífico parando em portos exóticos em clima de muita festa,gente bonita e muito romance. Uma das comédias de maior sucesso das décadas de 70/80, também foi marcada por diversas participações especiais entre seus passageiros,com astros e personalidades da época como  Lana Turner, Ginger Rogers, Vincent Price, Michael J. Fox, Billy Crystal, Jamie Lee Curtis, Kathy Bates, Charo, Zsa Zsa Gabor, Tom Hanks, Ricky Martin, Gloria Vanderbilt e até Andy Warhol. Os passageiros do Pacific Princess eram envolvidos em sua estada no navio,em romance,mistério,prazeres e momentos fugazes. Assim como em Ilha da Fantasia,no início de cada episódio de O Barco do Amor, o próprio Capitão Stubing recepciona os novos passageiros junto à sua tripulação:  a diretora do cruzeiro Julie McCoy, o barman Isaac Washington, a filha do capitão Vicky Stubing, o médico Adam Bricker e o comissário de bordo Burl Gopher Smith. Nas temporadas seguintes dois novos personagens se juntam à tripulação, fotógrafo do navio Ashley "Ace" Covington Evans e Judy McCoy, que substituiu sua  irmã Julie como diretora do cruzeiro. Em cada episódio várias histórias aconteciam afetando tanto os passageiros como a tripulação e as relações entre uns e os outros.Tinha de tudo: romances, intrigas e muito humor. As tramas nem sempre aconteciam no próprio navio, elas também se passavam nos diferentes lugares onde atracavam mostrando assim paisagens exuberantes ao longo do seriado.

Texto: Cassius M.G. Silva

 CURIOISIDADES

  • A maioria dos episódios desenrolavam-se a bordo do navio Pacific Princess. Foram também outros barcos para a série ao longo do tempo como o Royal Princess (para cruzeiros no Caribe), O Stella Solaris (para cruzeiros no Mar Mediterrâneo), o Pearl of Scandinavia (para cruzeiros no Mar da China) e o Royal Viking Sky (para cruzeiros na Europa). Assim, os verdadeiros passageiros participavam como figurantes. Os cruzeiros onde o seriado era gravado sempre lotavam. 
  • Nas últimas temporadas as viagens eram para lugares ainda mais exóticos, como a Austrália e a China.
  • A série teve 4 especiais de 3 horas cada. 
  • O tema musical da série foi bastante popular, tendo sido composto por Charles Fox e Paul Williams e interpretado por Jack Jones. Na última temporada utilizou-se a mesma canção, mas interpretada por Dionne Warwick. 
  • No Brasil a série foi exibida à partir de 1979 no horário nobre da Globo até 1985,estreando na bandeirantes em 1987 e exibido até 1988. Em 1996 voltou a ser exibido pelo canal a cabo Teleuno e depois pelo canal 21. 
  • Em 1979 a série teve um crossover com As Panteras no episódio de duas partes "As Panteras no Barco do Amor"(Love Boat Angels) onde as Panteras tentam recuperar uma estátua roubada que estava à bordo do Pacific Princess,com as detetives tendo vários encontros com a tripulação;em 1982 o crossover foi com a Ilha da Fantasia com o Pacific Princess aportando na ilha do Sr Roarke; em 1990 teve um filme reunindo todo o elenco original com o nome "O Barco do Amor: Uma Viagem dos Namorados";houve um remake da série em 1998 chamado "O Barco do Amor:a Próxima Onda" onde o Capitão Jim Kennedy,um oficial aposentado da marinha comanda o Pacific Princess com ajuda dos triipulantes o Chefe Purser Will Sanders e a diretora de cruzeiro Nicole Jordan;em um episódio de duas partes da série Martin ,Martin Lawrence e seus amigos encontram Isaac, Julie, Doc e Vicki durante o cruzeiro;o personagem Isaac Washington também apareceu em um episódio de King of Queens e em  Black List.
  • As "participações especiais" de astros convidados sempre foi um plus a mais na série. Ao longo das 9 temporadas, quase mil astros deram as caras no seriado semanal. Alguns nomes inesquecíveis como: Ursula Andress, Bárbara Éden, Dom Addams, Dick Sargent entre muitos outros. Aqui disponiilizo um vídeo com 901 destes astros. Por acaso, ficaram fora do vídeo: Andy Griffith, Peter Marshall, Andy Warhol, Kristy McNichol e Denver Pyle. Caso deseje ter acesso a lista completa destas participações, clique AQUI!

  • O barco, conhecido como "Pacific Princess" quando desempenhava um papel fundamental na série, fez a sua última viagem desde Gênova, Itália, até um estaleiro em Aliaga, Turquia, em Julho de 2013, para ser desmontado peça por peça. 

Espero que tenhamos conseguido, ainda que de forma modesta, trazer a memória dos mais antigos um pouco da emoção dos velhos tempos e aos mais novos uma boa amostra do que tínhamos no passado.

Gostou de nossa postagem? 

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

TALVEZ SE INTERESSE EM LER TAMBÉM: 

Não deixe de comentar, dar sua opinião e de nos seguir para não perder o que vem  por aí! Seu comentário é muito importante pra nós.

 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.