LENDAS DE HOLLYWOOD | Hedy Lamarr (1914-2000) - A LINDA INVENTORA
Em 2016, o GOOGLE homenageou Hedy Lamarr com esta animação.
A atriz de origem austríaca foi considerada uma das atrizes mais lindas de Hollywood nas décadas de 1940 e 1950. Eternizada no épico Sansão e Dalila (Samson and Delilah, de 1949), Hedy teve uma vida conturbada, de extremos, e final triste.
Hedy Lamarr é, na verdade, o nome artístico de Hedwig Eva Marie Kiesler, nascida em em Viena, na Áustria-Hungria, em 9 de novembro de 1911. Filha única de Gertrud Lichtwitz Kiesler (1894–1977), uma pianista de família judaica de Budapeste, vinda de uma família de classe média, e de Emil Kiesler (1880–1935), gerente financeiro de um grande banco de Viena. Seu pai nasceu em uma família de judeus da Galícia em Lemberg, hoje a cidade de Lviv, na Ucrânia. Ainda que sua mãe tivesse origem judaica, Gertrud se converteu ao catolicismo por influência de seu primeiro marido e acabou criando Hedy como católica.
Quando Hedy, ainda criança, assistia a peças de teatro e a filmes. Estudou balé e piano até os 10 anos e aos 12 anos, ganhou um concurso de beleza em Viena. Aos 16 anos conseguiu um papel de figurante no filme Money on the Street (1930) e depois teve um papel pequeno em Storm in a Water Glass (1931). O produtor Max Reinhardt a orientou em seus estudos de atuação e a escalou para uma peça chamada The Weaker Sex, apresentada no Theater in der Josefstadt, um teatro em Viena. Ele se impressionou com o trabalho de Hedy e a chamou para voltar com ele a Berlim, onde ele morava. Ela nunca trabalhou em nenhum de seus filmes rodados em Berlim. Porém, conheceu o produtor russo de teatro Alexis Granowsky, que a escalou para fazer sua estreia como protagonista em The Trunks of Mr. O.F. (1931), junto de Walter Abel e Peter Lorre. Granowsky mudou-se para Paris, mas Hedy permaneceu em Berlim trabalhando. No filme No Money Needed (1932), uma comédia, Hedy estrelou como a atriz principal, digerida por Carl Boese.
Ainda no ano de 1933, Hedy estrelou em várias peças de teatro, incluindo Sissy, uma peça sobre Isabel da Baviera, Imperatriz da Áustria quase ao mesmo tempo da estreia de Ecstasy. A atriz foi bastante elogiada por público e crítica na época. Admiradores mandavam rosas para seu camarim e tentavam acessar os fundos do teatro apenas para vê-la. Logo, Em 10 de agosto de 1933, ainda aos 18 anos, Hedy se casou com o milionário fabricante de armas: Friedrich Mandl, que na época tinha 33 anos e já era divorciado. Por este casamento, ela se arrependeria não muito tempo depois. De origem judia, Lamarr era obrigada pelo marido a receber em sua casa fascistas e nazistas em diversas festas. Os homens ficavam debatendo o futuro da guerra, enquanto a atriz apenas ouvia e aprendia sobre os equipamentos modernos utilizados por eles. Cansada dos abusos de seu casamento, a atriz decidiu fugir para Paris, na França e depois para os Estados Unidos, após drogar seu marido e levar consigo uma mala repleta de ricas jóias. Lá, recomeçou sua vida, continuando a atuar e desenvolvendo seus talentos em ciência.
Registre-se que Hedy Lamarr foi casada seis vezes:
- Friedrich Mandl, casamento: (1933–1937). Presidente da Hirtenberger Patronen-Fabrik, uma fábrica de armamentos fundada por seu pai, Alexander Mandl. Mandl, embora descendente de judeus, foi adepto do nazi-fascismo;
- Gene Markey, casada entre 1939–41, roteirista e produtor; juntos adotaram um filho em 1941, James Lamarr Markey;
- John Loder (nascido John Muir Lowe), casados entre 1943–47, ator; tiveram dois filhos: Anthony Loder e Denise Loder. Loder adotou o filho de Hedy, James Lamarr Markey, e lhe deu seu sobrenome;
- Teddy Stauffer, casados entre 1951–52, empresário de clube noturno;
- W. Howard Lee, casados entre 1953–60, um texano do ramo petrolífero,
- Lewis J. Boies, casados entre 1963–65, um advogado (seu advogado do divórcio).
- Por sua contribuição para o cinema, Hedy Lamarr tem uma estrela na Calçada da Fama, no 6.247 Hollywood Blvd.
- O produtor Louis B. Mayer, da MGM, foi quem a levou para Hollywood, onde a rebatizou de Lamarr, em homenagem a atriz do cinema mudo Barbara LaMarr, morta de overdose em 1926.
- Em seus primeiros dias nos EUA, Hedy Lamarr dividia um apartamento com a atriz húngara Illona Massey.
- Por muitos anos, erroneamente, Lamarr foi creditada como a primeira atriz a aparecer nua no cinema. Sendo que a atriz Jeanne d’Alcy (esposa do diretor George Méliès) foi quem protagonizou a primeira cena de nudez do cinema, no filme: Em Depois do Baile (Après le Bal), de 1897.
- Hedy Lamarr foi inspiração para Walt Disney desenhar a Branca de Neve, "a mais bela", seu primeiro desenho animado de longa metragem em 1937.
- O sistema de comunicações que Lamarr criou para as Forças Armadas dos EUA, atualmente acelera as comunicações de satélite ao redor do mundo e foi usado para criar a telefonia celular.
- Hedy, só foi reconhecida oficialmente por sua invenção em 1997, quando recebeu uma menção honrosa do governo americano por ter aberto novos caminhos da eletrônica.
- No Game Half-Life 2, o Dr. Isaac Kleiner possui um headcrab de estimação chamado Lamarr, em homenagem à atriz.
- Em 2005, o dia do seu nascimento, 9 de novembro, foi instituído na Alemanha como o Dia do inventor, em sua honra.
- O artista Andy Warhol dirigiu um filme chamado Hedy (1966), onde o travesti Mario Montez interpretava Lamarr, uma personagem vaidosa e egoísta, que pede a um cirurgião plástico que a transforme na menina de 14 anos que ela acredita ser. Em seguida, ela é presa roubando, e é julgada num tribunal onde tanto o juiz como todos os membros do juri são ex-maridos seus.
- Hedy e o filho, James Lamarr Loder, cortaram relações abruptamente, quando ele foi morar com outra família. Os dois não se falaram pelos próximos 50 anos e quando Lamarr morreu, James descobriu que ficara fora do testamento da atriz. Ele então entrou na justiça pelo controle dos 3,3 milhões de dólares da atriz em 2000. Ele acabou ficando com 50 mil dólares da fortuna.
- Em 2014, um túmulo simbólico foi construído em homenagem a memória da atriz no Cemitério Central de Viena.
Gostou desta postagem???
Talvez se interesse por estas outras postagens:
- LENDAS DE HOLLYWOOD: YUL BRYNNER (1920 - 1985)
- LENDAS DE HOLLYWOOD: KIRK DOUGLAS (1916-2020)
- Lendas de Hollywood: GREGORY PECK (1916 - 2003)
- Lendas de Hollywood: ROGER MOORE (1927-2017)
- Lendas de Hollywood: GLENN FORD (1916 - 2006)
- Lendas de Hollywood: INGRID BERGMAN (1915-1982)
- Lendas de Hollywood: CARMEM MIRANDA, A PEQUENA NOTÁVEL (1909-1955)
Nenhum comentário