LENDAS DE HOLLYWOOD | Hedy Lamarr (1914-2000) - A LINDA INVENTORA


Desta vez, a LENDA DE HOLLYWOOD que vamos conhecer um pouco melhor é a deslumbrante modelo de Branca de Neve, 'mãe do wi-fi' que fugiu do nazismo para se revelar ao mundo como uma grande inventora, além de ser uma das mais belas estrelas de Hollywood, estamos falando de HEDY LAMARR. Impressionante, não é mesmo? Ficou Curioso? Pois bem, sem mais delongas, te convido a avançar neste intrigante post  e a conhecer um pouco mais desta icônica musa do passado. Boa Leitura!

Em 2016, o GOOGLE homenageou Hedy Lamarr com esta animação.

A atriz de origem austríaca foi considerada uma das atrizes mais lindas de Hollywood nas décadas de 1940 e 1950. Eternizada no épico Sansão e Dalila (Samson and Delilah, de 1949), Hedy teve uma vida conturbada, de extremos, e final triste.

Hedy Lamarr é, na verdade, o nome artístico de Hedwig Eva Marie Kiesler, nascida em em Viena, na Áustria-Hungria, em 9 de novembro de 1911. Filha única de Gertrud Lichtwitz Kiesler (1894–1977), uma pianista de família judaica de Budapeste, vinda de uma família de classe média, e de Emil Kiesler (1880–1935), gerente financeiro de um grande banco de Viena. Seu pai nasceu em uma família de judeus da Galícia em Lemberg, hoje a cidade de Lviv, na Ucrânia. Ainda que sua mãe tivesse origem judaica, Gertrud se converteu ao catolicismo por influência de seu primeiro marido e acabou criando Hedy como católica. 

Quando Hedy, ainda criança, assistia a peças de teatro e a filmes. Estudou balé e piano até os 10 anos e aos 12 anos, ganhou um concurso de beleza em Viena. Aos 16 anos conseguiu um papel de figurante no filme Money on the Street (1930) e depois teve um papel pequeno em Storm in a Water Glass (1931). O produtor Max Reinhardt a orientou em seus estudos de atuação e a escalou para uma peça chamada The Weaker Sex, apresentada no Theater in der Josefstadt, um teatro em Viena. Ele se impressionou com o trabalho de Hedy e a chamou para voltar com ele a Berlim, onde ele morava. Ela nunca trabalhou em nenhum de seus filmes rodados em Berlim. Porém, conheceu o produtor russo de teatro Alexis Granowsky, que a escalou para fazer sua estreia como protagonista em The Trunks of Mr. O.F. (1931), junto de Walter Abel e Peter Lorre. Granowsky mudou-se para Paris, mas Hedy permaneceu em Berlim trabalhando. No filme No Money Needed (1932), uma comédia, Hedy estrelou como a atriz principal, digerida por Carl Boese. 


Mas foi com seu papel polêmico no filme Ecstasy, em 1933, aos 18 anos, dirigida por  Gustav Machatý que ela finalmente ganhou fama. Nesse longa, a atriz aparecia nua correndo entre folhagens e mergulhando em um lago. Foi nesse filme que Hedy deu vida ao que seria o primeiro orgasmo do cinema. O filme se tornou lendário e polêmico por mostrar o rosto da atriz encenando um orgasmo, além de algumas cenas de nudez e closes de partes de seu corpo. Quando se interessou pelo papel, Hedy entendia pouco sobre filmagens e, ansiosa pelo trabalho, teria assinado o contrato sem ler o roteiro.

Ainda no ano de 1933, Hedy estrelou em várias peças de teatro, incluindo Sissy, uma peça sobre Isabel da Baviera, Imperatriz da Áustria quase ao mesmo tempo da estreia de Ecstasy. A atriz foi bastante elogiada por público e crítica na época. Admiradores mandavam rosas para seu camarim e tentavam acessar os fundos do teatro apenas para vê-la. Logo, Em 10 de agosto de 1933, ainda aos 18 anos, Hedy se casou com o milionário fabricante de armas: Friedrich Mandl, que na época tinha 33 anos e já era divorciado. Por este casamento, ela se arrependeria não muito tempo depois. De origem judia, Lamarr era obrigada pelo marido a receber em sua casa fascistas e nazistas em diversas festas. Os homens ficavam debatendo o futuro da guerra, enquanto a atriz apenas ouvia e aprendia sobre os equipamentos modernos utilizados por eles. Cansada dos abusos de seu casamento, a atriz decidiu fugir para Paris, na França e depois para os Estados Unidos, após drogar seu marido e levar consigo uma mala repleta de ricas jóias. Lá, recomeçou sua vida, continuando a atuar e desenvolvendo seus talentos em ciência.

Registre-se que Hedy Lamarr foi casada seis vezes:

  • Friedrich Mandl, casamento: (1933–1937). Presidente da Hirtenberger Patronen-Fabrik, uma fábrica de armamentos fundada por seu pai, Alexander Mandl. Mandl, embora descendente de judeus, foi adepto do nazi-fascismo;
  • Gene Markey, casada entre 1939–41, roteirista e produtor; juntos adotaram um filho em 1941, James Lamarr Markey;
  • John Loder (nascido John Muir Lowe), casados entre 1943–47, ator; tiveram dois filhos: Anthony Loder e Denise Loder. Loder adotou o filho de Hedy, James Lamarr Markey, e lhe deu seu sobrenome;
  • Teddy Stauffer, casados entre 1951–52, empresário de clube noturno;
  • W. Howard Lee, casados entre 1953–60, um texano do ramo petrolífero, 
  • Lewis J. Boies, casados entre 1963–65, um advogado (seu advogado do divórcio).


Nos EUA, sua beleza, talento e inteligência logo a firmaram como uma das atrizes mais importantes de Hollywood da época. No entanto, Hedy queria colocar seus conhecimentos sobre o que tinha ouvido em conversas com nazistas em prática. Ela queria ajudar os Estados Unidos, de quem virou aliada, a vencerem a guerra. “Ela usou seu prestígio para promover um sistema de comunicação que inventou para as Forças Armadas”, revelou Anthony John Loder, filho da atriz.
Certa noite, enquanto cantava ao piano com o compositor George Antheil, Lamarr percebeu que ao reproduzir as notas em outras escalas, diferentes frequências eram emitidas. Foi assim que surgiu o que viria a ser conhecido como salto de frequência. 
Quando criou o salto de frequência, sistema baseado nas várias ondas de som emitidas pelas teclas do piano, Lamarr sabia que, por causa de sua experiência como esposa de Mandl, todos os armamentos produzidos, principalmente os torpedos eram o que tinham maiores problemas. Além de imprecisos, eram também suscetíveis à interferência do sinal por navios inimigos. Indo além, Hedy imaginou aplicar a nova tecnologia nos aviões e navios de guerra dos Estados Unidos, para despistar radares nazistas. 

Com o tempo, além de ser utilizado em comunicação de guerra, a tecnologia ainda possibilitou o desenvolvimento da maioria das comunicações sem fio, como celulares, redes wireless e GPS.
No entanto, Hedy Lamarr não ficou conhecida por sua criação. Mesmo que tivesse a autoria compartilhada com Antheil, o projeto não foi para frente. Caro demais, o sistema acabou engavetado e só passou a ser utilizado em 1962, na Crise dos Mísseis de Cuba.
Durante muito tempo, a atriz permaneceu decepcionada com o proceder de sua maior invenção. E ainda dava declarações polêmicas como "meu rosto foi minha ruína" e "qualquer garota pode ser glamorosa, basta ficar quietinha e parecer burra".



Em 28 anos de carreira, participou de mais de 30 filmes e como já mencionado fez uma importante contribuição tecnológica com seu sistema de comunicações para as Forças Armadas dos Estados Unidos. Em reconhecimento do valor de seu trabalho e da importância da tecnologia por ela inventada, seu nome foi postumamente inserido no National Inventors Hall of Fame em 2014.

Hedy se tornou uma estrela por sua atuação em Algiers (1938), seu primeiro filme rodado nos Estados Unidos. Trabalhou com grandes atores da época como Clark Gable, em Boom Town e Comrade X (ambos de 1940), e com James Stewart, em Come Live with Me (1941). Outros de seus filmes para a MGM foram Lady of the Tropics (1939), H.M. Pulham, Esq. (1941), Crossroads e White Cargo (ambos de 1942).


Emprestada aos estúdios da Warner Bros., ela estrelou em The Conspirators e para a RKO em Experiment Perilous (ambos de 1944). Cansada de sempre trabalhar nos mesmos papéis, Lamarr co-fundou um novo estúdio e estrelou nos filmes The Strange Woman (1946) e Dishonored Lady (1947). Seu grande sucesso foi no papel de Dalila no longa de Cecil B. DeMille, Sansão e Dalila (1949). O filme épico fez um enorme sucesso, mas não fez muito pela carreira de Lamarr, que entrou em decadência após estrelar essa super produção. A atriz recebeu poucos convites para atuar após Sansão e Dalila, aparecendo nos inexpressivos A Mulher Sem Nome (A Lady Without Passport, 1950) e O Vale da Ambição (Copper Canyon, 1950). Também atuou na comédia A Cigana Me Enganou (My Favorite Spy, 1951), ao lado de Bob Hope.

No final da década de 1950, Lamarr e o marido, W. Howard Lee, abriram um resort de ski, chamado de Villa LaMarr, em Aspen, no Colorado. Depois do divórcio do casal, seu marido acabou ficando com o resort.[28] The Female Animal (1958) foi seu último filme. Nos anos 1960, ela ainda tentou conseguir um papel no filme Picture Mommy Dead (1966) mas foi mal-sucedida. O papel acabou sendo atribuído a Zsa Zsa Gabor.


Em 1966, Lamarr foi detida, sob a acusação de furto, numa loja de departamentos, em Los Angeles, mas as acusações acabaram sendo retiradas. Em 1991, foi novamente detida por furtar medicamentos no valor de pouco mais de 20 dólares, em uma loja da Flórida. Ela não contestou a acusação, para evitar ter de comparecer ao tribunal e, em troca da promessa de não infringir mais nenhuma lei por pelo menos um ano, as acusações foram mais uma vez retiradas.


Em 1997 sua imagem foi usada sem autorização para ilustrar a embalagem do programa de ilustração digital Corel Draw. Lamarr processou a empresa por usar seu rosto no logotipo, e esta alegou que ela não era dona do seu direito de imagem. Após dois anos na justiça, eles chegaram a um acordo extra-judicial em 1999, cujos termos nunca foram divulgados.
O único lucro que Lamarr obteve por sua invenção veio em 1997, quando a companhia canadense WiLAN propôs um acordo com ela para adquirir 49% dos direitos de marketing de sua patente, enquanto ela continuava com 51%. 
Poucos anos depois, em 19 de janeiro de 2000, aos 85 anos de idade, Hedy Lamarr faleceria em Casselberry, na Flórida. O atestado de óbito cita, como causas da sua morte, insuficiência cardíaca, doença crônica da válvula cardíaca e doença cardíaca arteriosclerótica. Conforme era seu desejo, seu corpo foi cremado e seu filho, Anthony Loder, levou suas cinzas para a Áustria e espalhou-as nos Bosques de Viena. 



CURIOSIDADES:
  • Por sua contribuição para o cinema, Hedy Lamarr tem uma estrela na Calçada da Fama, no 6.247 Hollywood Blvd. 
  • O produtor Louis B. Mayer, da MGM, foi quem a levou para Hollywood, onde a rebatizou de Lamarr, em homenagem a atriz do cinema mudo Barbara LaMarr, morta de overdose em 1926.
  • Em seus primeiros dias nos EUA, Hedy Lamarr dividia um apartamento com a atriz húngara Illona Massey.
  • Por muitos anos, erroneamente, Lamarr foi creditada como a primeira atriz a aparecer nua no cinema. Sendo que a atriz Jeanne d’Alcy (esposa do diretor George Méliès) foi quem protagonizou a primeira cena de nudez do cinema, no filme: Em Depois do Baile (Après le Bal), de 1897.
  • Hedy Lamarr foi inspiração para Walt Disney desenhar a Branca de Neve, "a mais bela", seu primeiro desenho animado de longa metragem em 1937.
  • O sistema de comunicações que Lamarr criou para as Forças Armadas dos EUA, atualmente acelera as comunicações de satélite ao redor do mundo e foi usado para criar a telefonia celular.
  • Hedy, só foi reconhecida oficialmente por sua invenção em 1997, quando recebeu uma menção honrosa do governo americano por ter aberto novos caminhos da eletrônica.
  • No Game Half-Life 2, o Dr. Isaac Kleiner possui um headcrab de estimação chamado Lamarr, em homenagem à atriz.
  • Em 2005, o dia do seu nascimento, 9 de novembro, foi instituído na Alemanha como o Dia do inventor, em sua honra.
  • O artista Andy Warhol dirigiu um filme chamado Hedy (1966), onde o travesti Mario Montez interpretava Lamarr, uma personagem vaidosa e egoísta, que pede a um cirurgião plástico que a transforme na menina de 14 anos que ela acredita ser. Em seguida, ela é presa roubando, e é julgada num tribunal onde tanto o juiz como todos os membros do juri são ex-maridos seus.
  • Hedy e o filho, James Lamarr Loder, cortaram relações abruptamente, quando ele foi morar com outra família. Os dois não se falaram pelos próximos 50 anos e quando Lamarr morreu, James descobriu que ficara fora do testamento da atriz. Ele então entrou na justiça pelo controle dos 3,3 milhões de dólares da atriz em 2000. Ele acabou ficando com 50 mil dólares da fortuna.
  • Em 2014, um túmulo simbólico foi construído em homenagem a memória da atriz no Cemitério Central de Viena.

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