Lendas de Hollywood: ROGER MOORE (1927-2017)

Hoje iremos homenagear: ROGER MOORE. Um talentoso ator britânico, que mesmo tendo participado de mais de 80 produções nos cinemas e na televisão, tem seu nome muito mais lembrado por um personagem específico, o agente secreto britânico: 007 - James Bond. Roger Moore interpretou o super agente por sete vezes no cinema, entre 1973 e 1985. Tornando-se assim, inegavelmente uma inesquecível LENDA DE HOLLYWOOD.  Moore também é lembrado por seu excelente trabalho como ativista social e embaixador da UNICEF, além de ter escrito alguns livros. Pois bem, sem mais enrolação, te convido a seguir neste post nostálgico e a conhecer um pouco mais deste nobre ator. Boa Leitura! 

Roger George Moore nasceu em Stockwell,  Londres, em 14 de outubro de 1927 e foi o primeiro intérprete de 007 a falecer. Moore nos deixou vítima de câncer, em 23 de maio de 2017,  aos 89 anos. O astro deixou três (3) filhos - Deborah, Geoffrey e Christian - e a mulher, Kristina Tholstrup.

O inicio de sua carreira de ator se deu como figurante, ainda na década de 40. Depois de uma bem sucedida atuação em “César e Cleópatra” (1945), conseguiu que o codiretor do filme Brian Desmond Hurst lhe custeasse uma bolsa para estudar na Real Academy of Dramatic Arts. Nessa época, também trabalhou como modelo fazendo algumas propagandas para a televisão inglesa. 

Sua trajetória no cinema ocorreu no início dos anos 50, quando se mudou para os Estados Unidos, os 26 anos e logo conseguiu um contrato na Metro-Goldwyn-Mayer (MGM). No estúdio, atuou em produções como A Última Vez que Vi Paris, Melodia Interrompida e Diane. Também começou a atuar em programas de televisão e obteve reconhecimento pela série western "Maverick", de 1957. A sua fama internacional começou com o seriado: "O Santo", em 1962 e cresceu ainda mais com o protagonista no filme O Homem que Não Era em 1970.  Três anos depois, Moore apareceu como o novo James Bond em: Com 007 – Viva e Deixe Morrer (1973), seguido de 007 contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974), 007 – O Espião Que Me Amava (1977), 007 contra o Foguete da Morte (1979), 007 – Somente para Seus Olhos (1981), 007 contra Octopussy (1983) e 007 – Na Mira dos Assassinos (1985). 

Foi Moore quem substituiu Sean Connery e quem também veio a consolidar a franquia como uma das mais importantes do cinema. Depois disso, o ator protagonizou mais seis filmes sobre o agente secreto. No seu último, 007 – Na Mira dos Assassinos, Roger tinha 57 anos e foi considerado velho demais para o papel. Timothy Dalton passou a interpretar Bond na sequência. Paralelamente aos filmes de 007, Roger Moore atuou em outros filmes, entre eles: A Maldição do Ouro (1974), A Batalha da Vingança (1976), Resgate Suicida (1980), Espionagem em Goa (1981) e A Outra Face (1984). Depois de alguns anos sem gravar, só retornou ao cinema em 1990. Em filmes como: O Desafio dos Milhões (1990), Ladrão de Ladrão (1990), Desafio Mortal (1996), O Mundo das Spice Girls (1997), O Cruzeiro das Loucas (2002) e O Príncipe e Eu (2011).

Passou seus últimos anos vivendo na Suíça ao lado da última esposa: Cristina Tholstrup. Sua última aparição pública foi no Royal Festival Hall de Londres, em novembro de 2016. Faleceu em Crans-Montana, Montana, Suíça, no dia 23 de maio de 2017.

CURIOSIDADES:

  • Antes da Fama, com o início da Segunda Guerra Mundial, precisou abandonar seus estudos na Battersea Grammar School. Durante o conflito, foi recrutado pelo Royal Army Service Corps, aos 18 anos de idade. Neste período, uma arma lhe explodiu nas mãos durante uma sessão de treino e o deixou surdo por vários dias. O evento ainda lhe rendeu uma fobia de armas de fogo (hoplofobia). Para superar a fobia em cenas, o ator usava o mesmo truque que Cary Grant usava quando tinha de disparar em cena: fechava os olhos antes de cada disparo.
  • Antes de ser ator, Moore, que adorava desenhar, foi cartunista de desenhos animados em Londres, ganhando 7 dólares por semana. 
  • Moore foi o ator que mais tempo interpretou James Bond. Foram doze (12) anos, de 1973 à 1985.
  • Roger Moore foi a opção original do autor Ian Fleming para interpretar James Bond nos cinemas. A primeira vez que foi convidado para o papel foi no ano de 1962, mas as filmagens da série de TV: "O Santo" fizeram-no recusar. Só assumiu o manto de James Bond em "Live and Let Die" (1973), depois de Sean Connery abandonar definitivamente o "cargo" após George Lazenby. 
  • Após a desistência de Sean Connery, houve uma certa indefinição sobre quem seria o novo intérprete de James Bond. A United Artists, produtora da série, queria que o novo 007 fosse um ator americano e sugeriu os nomes de Burt Reynolds, Paul Newman e Robert Redford. Quem decidiu por contratar um ator britânico para o personagem, no caso Roger Moore, foi o produtor Albert R. Broccoli.
  • O ator achava que corria de forma esquisita. Por isso, precisou de dublês para todas as cenas em que o agente 007 aparece correndo. 
  • Antes de ser James Bond, Roger Moore já era um astro na TV internacional, tendo sido destaque em séries como ‘Maverick’ e ‘O Santo’, entre o final dos anos 50 e o começo dos anos 60. 
  • O ator esteve no Brasil para rodar ‘007 – Contra o Foguete da Morte’ (1979), que tem até uma cena de ação com o bondinho do Pão de Açúcar como cenário. 
  • Em todos os contratos de Roger Moore para interpretar o agente James Bond constava uma cláusula que garantia ao ator um suprimento ilimitado de cigarros da marca Monte Cristo.
  • Além do cinema, Roger Moore teve importantes participações na televisão. Foi o protagonista em três grandes séries: Ivanhoé (1958);  O Santo (1962) e Persuaders (1972).


 


  • O Ator foi, desde 1991 até à sua morte, embaixador do "Fundos das Nações Unidas para a Infância" - UNICEF.
  • Roger Moore possui uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood, Boulevard, no número...7007.
  • No ano de 1999, Roger Moore foi condecorado como Cavaleiro do Império Britânico por suas relevantes ações humanitárias.
  • Roger Moore se casou quatro (4) vezes e teve dois (2) filhos, Geoffrey e Christian, e uma (1)filha Deborah. 
  • Enquanto autor, chegou a escrever dois (3) livros (My Word is My Bond, em 2009, Bond on Bond: Reflections on 50 Years of James Bond Movies, de 2012 e Last Man Standing, em 2014) sobre sua experiência como o agente 007.


Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Talvez se interesse por estas outras postagens:


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.