Falando em Série | SEAQUEST (SeaQuest DSV) - 1993

 

Neste FALANDO EM SÉRIE vamos aos anos 90 conversar sobre uma série que conseguia misturar aventura submarina com "ficção realista".  A série da vez é: SEAQUEST, um submarino de última geração que combinava tecnologias militares e científicas. A maioria da tripulação principal é militar, mas com alguns acadêmicos civis. Além disso, o elenco incluía um golfinho, o simpático Darwin que conseguia se comunicar com o uso de uma tecnologia experimental. Ao longo das aventuras a tripulação se deparou com mutantes, alienígenas e, até o eterno capitão Kirk, William Shatner dá as caras como um ditador deposto. Sem mencionar Spielberg como produtor da série. Enfim, as três temporadas conquistaram alguns fãs e hoje vamos resgatar um pouco dessa época. Fique conosco e divirta-se!

SINOPSE: No ano de 2018, após a destruição dos recursos naturais do planeta, com exceção dos oceânicos, a humanidade colonizou as profundezas dos mares e formou a UEO (United Earth Oceans) - Oceanos Unidos da Terra - uma federação global de nações unidas que surgiu após um grande conflito global de 2010, com o objetivo de policiar e proteger as novas colônias estabelecidas nos oceanos e também para auxiliar na mediação de disputas. A trama gira em torno das aventuras do submarino de alta tecnologia SeaQuest que singra os sete mares nesta missão de paz e pesquisa das maravilhas subaquáticas.

Título: SEQUEST
Título Original: SeaQuest DSV
Série de TV
País: EUA
Ano: 1993-1996
Gênero: Aventura, Ficção Científica
Rede de TV: NBC
Criador: Rockne S. O'Bannon 
Elenco Principal:
 - Roy Scheider como Capitão Nathan Bridger
 - Jonathan Brandis como Lucas Wolenczak
 - Stephanie Beacham como Drª. Kristin Westphalen
 - Stacy Haiduk como tenente-comandante Katherine Hitchcock 
 - Don Franklin como Comandante Jonathan Ford 
 - João D'Aquino como tenente Benjamin Krieg 
 - Royce D. Applegate como Chefe Manilow Crocker 
 - Ted Raimi como tenente Tim O'Neill 
 - Marco Sanchez como Chefe Miguel Ortiz 
 - Frank Welker como voz de Darwin
Produtores Executivos: Rockne S. O'Bannon, David J. Burke, Steven Spielberg, Patrick Hasburgh, Clifton Campbell, Tommy Thompson e Robert Engels.
Produtores: Steve Beers, Gregg Fienberg e Oscar L. Costo
Episódios: 57, com duração média de 45 minutos, distribuídos em 3 temporadas.



Ainda que o supersubmarino SeaQuest tivesse a grandiosa missão de proteger e auiliar as diversas colônias sob o mar, principalmente defendê-las de atos hostis de várias nações que disputavam seus territórios. Grande parte das tramas regulares do seriado tinham como foco principal as relações e conflitos interpessoais de sua tripulação e de seus interesses pela ciência. O submarino era comandado pelo Roy Sheider como Capitão Nathan Bridger e os outros personagens principais eram interpretados por Jonathan Brandis como Lucas Wolenczak, um gênio dos computadores e Stephanie Beacham como Kristin Westphalen, a médica chefe e chefe do departamento científico, entre outros. E, na maioria dos episódios, estes eram os personagens envolvidos em algum dilema moral ou ético.Lembrando que a tripulação era mista, composta por militares e por cientistas civis. Se bem me lembro, era uma série focada no público adolescentes e por isso trazia alguns aspectos mais lúdicos, ouso dizer. De modo geral e para os padrões da época, tinhamos aventuras interessantes e bons efeitos especiais. E, curiosamente, provavelmente de forma intencional, era fácil esquecer que eles estavam sob o mar, pois mais parecia que eles eram uma nave espacial, em aventuras similares as de Jornada nas Estrelas. Claro que, também se assemelhava MUITO ao seriado Viagem ao Fundo do mar. Não sei dizer se foi falta de criativiade ou se os roteiristas eram nerds nostállgicos em sua maioria. Agora falando criticamente, a série teve seu mérito e destaque na época, principalmente junto aos carentes ficcionautas dos anos 90. Porém, na minha modesta opinião, não envelheceu tão bem e assistida hoje, não cativa ou captura nossa atenção. Talvez, seja o caso de se fazer um bom remake. Nota: 6/10.


CURIOSIDADES:
  • No Brasil, a primeira temporada foi exibida pela Rede Globo com o título de “Seaquest – Missão Submarina” e a série completa exibida pelo canal por assinatura: Universal Channel. 
  • A sigla: DSV significa "veículo de submersão profunda"
  • Na 1ª temporada, as aventuras de SeaQuest foram bem focadas no mar. Já na Temporada 2, um grande foco foi colocado nos alienígenas que se escondiam na Terra. Ao que tudo indica, numa tentativa de atrair os fãs de Star Trek e Star Wars para a série tendo Mark Hamill e William Shatner como estrelas convidadas.
  • Sim, a série é muito lembrada devido a presença regular de diversos astros convidados, tais como: Charlton Heston, Tim Russ, Kent McCord, William Morgan Sheppard, além dos já citados Mark Hamill e William Shatner.
  • Na terceira temporada, temos um salto temporal e a série foi chamado de SeaQuest 2032 . Infelizmente, essa estratégia não conseguiu evitar o cancelamento prematuro, no meio da temporada.
  • SeaQuest também ficou marcado, durante a terceira temporada, pela recorrente mudança de horário dos episódios (nos Estados Unidos) para atender as coberturas esportivas e outras programações da emissora. Inclusive,não se sabe ao certo se talvez isso não tenha sido o motivo do cancelamento.
  • Uma triste lembrança é que dois membros do elenco tiveram mortes trágicas em 2003. O ator Royce D. Applegate, que interpretou o chefe Manilow Crocker na primeira temporada, morreu no dia 1º de Janeiro num incêndio em sua casa, uma semana depois de ter completado 63 anos de idade. Neste mesmo ano, o ator Jonathan Brandis, que interpretou Lucas Walenczak, morreu em Los Angeles no dia 12 de novembro, em virtude sequelas graves após uma tentativa de se enforcar. O ator tinha 27 anos de idade e o motivo do seu atentado contra sua própria vida nunca foi esclarecido. 
  • No ano de 2008, o ator Roy Schneider que interpretou o papel principal desta série e também mundialmente conhecido pela sua atuação em diversos filmes importantes, nos deixou no dia 10 de novembro, vítima de mieloma múltiplo, mesmo após passar por um transplante de medula óssea em 2005.

Espero que tenhamos conseguido, ainda que de forma modesta, trazer a memória dos mais antigos um pouco da emoção dos velhos tempos e aos mais novos uma boa amostra do que tínhamos no passado.

Gostou de nossa postagem? 

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

TALVEZ SE INTERESSE EM LER TAMBÉM: 

Não deixe de comentar, dar sua opinião e de nos seguir para não perder o que vem  por aí! Seu comentário é muito importante pra nós.


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.