TOP 10 - COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE HERBIE, O FUSCA

 


Os nostalgistas de plantão com certeza lembram do HERBIE, o divertido Fusca 53 que protagonizou vários filmes que sempre tinham uma 'pitadinha' de drama e aquele final com moral, um legítimo produto Disney, dos anos dourados. Pois bem, neste post o NAFTALINA NERD resolveu resgatar algumas curiosidades desta já saudosa produção. Então, chega de conversa e vamos ao que interessa. Divirta-se!

O bom e velho HERBIE, é um Volkswagen modelo Sedan 1953, para nós brasileiros, um FUSCA. Tinha cor branca perolada, placa OFP 857 preta com letras amarelas, enigmaticamente dotado de vida própria, com uma incrível inteligência, carisma e personalidade (o roteiro NUNCA explicou como o carro pode ter sentimentos, gostar de pessoas e dirigir sozinho!). Herbie é conhecido de muita gente, pois já estrelou seis (6) filmes: Se Meu Fusca Falasse (The Love Bug) de 1968; As Novas Aventuras do Fusca (Herbie Rides Again) de 1974; Um Fusca em Monte Carlo (Herbie Goes to Monte Carlo) de 1977 (também conhecido como Herbie - O Fusca Enamorado); A Última Cruzada do Fusca (Herbie Goes Bananas) de 1980 ; Se o Meu Fusca Falasse (Remake do primeiro filme) de 1997 e o mais recente filme é Herbie - Meu Fusca Turbinado (Herbie: Fully Loaded) de 2005. Também tivemos um seriado de TV de curta duração (5 eps) do ano de 1985, intitulado: Herbie, o Casamenteiro (The Love Bug).


TOP 10

01 - De acordo com uma edição de 1970 da revista Small World, publicação voltada aos donos de VW que circulou entre as décadas de 50 e 80 nos Estados Unidos, quem teve a ideia de um Fusca consciente e cheio de personalidade foi um escritor chamado Gordon Buford. Nos anos 60 Buford publicou um livro chamado Car, Boy, Girl (“Carro, Garoto, Garota” em uma tradução livre) que, de fato, envolvia um VW com consciência própria. No artigo da revista, Buford conta que inspirou-se em sua infância na fazenda, onde os pais tratavam seus carros de forma parecida com o que faziam com cavalos, dando a eles nomes e lhes atribuindo “personalidades” distintas.

02 - Acredita-se que no mínimo 50 carros foram usados nas filmagens dos primeiros seis filmes, mas não há um registro oficial, e este número pode chegar a mais de 100. O que se sabe é que em “Herbie – o Fusca Enamorado” “A Última Cruzada do Fusca” (Herbie Goes Bananas, 1980), que teve diversas manobras e acidentes, 23 carros modificados como Herbie foram usados para diferentes cenas.


03 - Para escolher qual carro seria escolhido para Herbie, espalharam um modelo das marcas Chevrolet, Fiat, Volvo e claro, Volkswagen, e notaram qual dos modelos chamava mais atenção. No caso, foi o representante Volkswagen que mais chamou atenção.

04 - O nome do Fusca nos Estados Unidos é simplesmente Volkswagen Sedan, por causa do grande volume do bagageiro avantajado na frente. Seu apelido ficou como "bug" (inseto) por causa da sua aparência (as vezes uns o chamam de baratinha outros de joaninha).

05 - Herbie já se apaixonou duas vezes. Por um Lancia Montecarlo, em Um Fusca em Monte Carlo e por um Volkswagen New Beetle em Herbie - Meu Fusca Turbinado.

06 - Herbie já foi também ao México, à França e ao Mônaco.

07 - Herbie é de Wolfsburg, Alemanha, apesar de sua placa ser da Califórnia.

08 - Em 1963, era apenas comercializado o motor 1200.

09 - Nas filmagens onde aparece o Fusca correndo, seu motor foi substituído para de um Porsche 356.

10 - O Número 53 é em homenagem ao jogador de baseball Don Drysdale, pois este era o número de seu uniforme.


BÔNUS - O primeiro filme quase teve outro nome, além de "The Love Bug", foram considerados: The Magic Volksy, The Runaway Wagen, Beetlebomb, Wonderbeetle, Bugboom e Thunderbug. O que no fim das contas nem faria diferença para nós no Brasil, porque provavelmente o filme ainda seria chamado de: “Se meu Fusca falasse” de todo jeito.

Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Não deixe de comentar, dar sua opinião e de nos seguir para não perder o que vem  por aí! Seu comentário é muito importante pra nós.


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.