Memória em Quadrinhos | A MORTE DO CAPITÃO MARVEL (Death of Captain Marvel) - 1982


Neste post vamos resgatar a Memória, um dos eventos mais marcantes da cronologia regular do universo Marvel nos quadrinhos. Curiosamente, alguns jovens da atual geração sequer lembram ou mesmo, sabem que ele existiu. Conhecem apenas a Capitã Marvel dos cinemas e recentemente, a jovem Miss Marvel da série no Disney+. Pois é, nesta matéria vamos falar um pouco deste icônico personagem e da forma única que nos deixou. O personagem permanece morto até hoje. Fato que mostra uma rara decisão editorial fixa e isso, por si só, já deixa ainda mais claro o peso desta HQ. Então, sem mais enrolação, vamos a matéria. Boa Leitura!

 

SINOPSE:  Como protetor do universo e verdadeiro defensor da Terra, o guerreiro kree Capitão Mar-Vell triunfou contra adversários grandes e pequenos. Mas, ao receber o diagnóstico de que está com câncer, o herói se vê diante de um inimigo que nem mesmo seu vasto poder é capaz de derrotar… e tanto ele quanto o universo que o ama terão de lutar para aceitar o inevitável. E mais, confira a batalha seminal contra Nitro que adoeceu o Capitão Marvel muitos anos antes ― e, em meio a um confronto com o descomunal sistema de computadores de Titã, agora corrompido pela loucura de Thanos, testemunhe o nascimento do romance entre Mar-Vell e seu verdadeiro amor, Elysius. “A morte toca todos nós de maneiras diferentes. Alguns mal sentem sua chegada. Outros, ela atinge bem de frente. E há os que sentem sua lâmina afiada cravar-se no coração.”

Título: A MORTE DO CAPITÃO MARVEL
Título Original: The Death of Captain Marvel
País:EUA
Ano: 1982
Publicação Original: Marvel Graphic Novel #1
Publicação Brasil: Grandes Heróis Marvel #1
Editora original: Marvel Comics
Data original de publicação: abril de 1982
Editora no Brasil: Editora Abril, Editora Salvat, Panini Comics
Datas de publicação no Brasil: 1988 (Abril), maio de 2017 (Salvat), outubro de 2017 (Panini)
Roteiro: Jim Starlin
Arte-final: Jim Starlin
Cores: Steve Oliff
Letras: Jim Novak
Arte: Jim Starlin



RESENHA:
 
"A morte toca todos nós de maneiras diferentes. Alguns mal sentem sua chegada. Outros, ela atinge bem de frente. E há os que sentem sua lâmina afiada cravar-se no coração."

Em a MORTE DO CAPITÃO MARVEL temos exatamente o que o título já entrega, uma aventura épica que culmina com a morte do herói criado em 1967 e que passara por diversas metamorfoses ao longo de sua carreira. Desde um mero guerreiro Kree em missão de espionagem na Terra, passando em seguida a campeão de nosso planeta, depois dividindo sua existência com seu parceiro Rick Jones e, finalmente, adquirindo o poder da "consciência cósmica". Poderes que colocaram o Capitão Marvel como pivô para o primeiro embate dos Vingadores contra Thanos, o Titã louco e de uma série de aventuras galácticas. E, agora, nesta épica HQ,  mais uma vez, o herói é o centro das atenções estrelando uma das mais emocionantes histórias da editora. Como protetor do universo e verdadeiro defensor da Terra, o guerreiro kree Capitão Mar-Vell triunfou contra adversários grandes e pequenos. Mas, ao receber o diagnóstico de que está com câncer, o herói se vê diante de um inimigo que nem mesmo seu vasto poder é capaz de derrotar… e tanto ele quanto o universo que o ama terão de lutar para aceitar o inevitável. 
Da narrativa participam muitos outros herois da Marvel, como Homem Aranha, Homem de Ferro, Thor, Capitão America, Hulk e tantos outros, além de Elysius a vilã que se converteu pelo amor de Mar-Well.
Na trama temos a luta contra Nitro, onde o herói acaba inalando o "Gás dos Nervos" (ou "Composto 13"), enquanto luta para salvar a vida de milhares de pessoas que viviam na região onde um tanque com esse composto havia se rompido por culpa do vilão. E, em meio a um confronto com o descomunal sistema de computadores de Titã, agora corrompido pela loucura de Thanos, testemunhe o nascimento do romance entre Mar-Vell e seu verdadeiro amor, Elysius. Ainda assim, o Capitão Marvel precisa pagar o alto preço por suas ações. A exposição ao gás deixou o Capitão doente. O povo de Titã chamava essa doença de “Decomposição Interna”; para os Kree, o nome era “Fim Negro”; mas para o povo da Terra, o nome era CÂNCER. O “peso” narrativo desta terrível constatação, é de fato, assustador. Embora vários colegas do herói, como Reed Richards, Henry McCoy e Hank Pym tenham tentado realizar pesquisas rápidas para uma solução médica, esses efeitos não tiveram sucesso. Mar-Vell passou seus últimos dias em sua casa em Titã. Ver todos os super-heróis visitando-o e preocupados mostra a importância e o respeito do personagem e isso fica ainda mais comprovado quando até seus inimigos decidem honrá-lo. Inclusive um grande inimigo faz papel de guia na conclusão da obra... Não é uma história com grandes combates, afinal nem é essa sua intenção. Mas, aborda de forma surpreendentemente digna um tema muito complicado e, muitas vezes, difícil de ser entendido em sua totalidade. Ressalto que mesmo após tantos anos, o personagem permanece morto. Fato que mostra o peso desta história no cenário geral das histórias em quadrinhos. Mesmo hoje, é uma revista que vale a pena ser lida. NOTA: 8,5/10


QUEM É O CAPITÃO MARVEL?

Mar-Vell era um guerreiro alienígena do Império Kree que veio à Terra como um espião, afim de avaliar o risco que o planeta e seus habitantes ofereciam ao império intergaláctico. Ele assume a identidade secreta de um cientista chamado Walter Lawson e durante sua estadia por aqui, se afeiçoa a humanidade. Ocasionalmente ele usa seus poderes e habilidades para salvar a vida das pessoas que ele foi mandado para observar e, assim, acaba tendo seu nome confundido e logo apelidado de: Capitão Marvel.   

O Personagem teve sua primeira aparição em Dezembro de 1967 na revista Marvel Super-Heroes #12, escrita por Stan Lee e desenhada por Gene Colan.


CURIOSIDADES:

  • Como alguns já devem ter notado, Mar-Vell não foi o primeiro a usar a alcunha de: Capitão Marvel. Pois é, o CAPITÃO MARVEL criado pela Fawcett Comics apareceu pela primeira vez em 1939 na revista Whiz Comics. O jovem Billy Batson gritava a palavra mágica Shazam e se transformava no campeão da justiça dotado de incríveis poderes. Acontece que por conta das semelhanças entre o seu personagem e o Super-Homem, a DC Comics acabou movendo um processo contra a Fawcett. Em 1953, editora acabou cancelando a revista e o personagem foi parar nas mãos da Distinta Concorrência. E, enquanto o Shazam ficava na geladeira da DC, o registro do nome do personagem acabou expirando. Então, no ano de 1967 a Marvel registrou o nome para si e lançou a origem do novo Capitão Marvel.
 
  • Com o tempo e com o mercado de quadrinhos sendo constantemente bombardeado por mudanças sociais e pressões editoriais, personagens como o CAPITÃO MARVEL foram tendo de se adaptar. Por isso, por exemplo houve uma época que Mar-Vell dividia o corpo com o Rick Jones (personagem coadjuvante de revistas como “Hulk” e “Capitão América”) na zona negativa e só depois de muitas histórias conseguiram ser separados. As mudanças, no entanto, não obtiveram o sucesso esperado, e as HQs do personagem foram canceladas em 1970, mas ainda com aparições intermitentes nas aventuras dos Vingadores. Foi então que a Ms. Marvel foi lançada em 1977, mas as vendas permaneceram modestas, e a série foi publicada apenas bimestralmente até que foi finalmente cancelada em 1979. Então a Marvel decidiu tentar voltar com o Capitão Marvel, contudo a DC já tinha seu Capitão Marvel em publicação regular. Isso teve o efeito de exigir que a DC Comics, imprimisse seus novos quadrinhos sob a marca registrada: SHAZAM! Em resumo, essa história de vai e vem judicial, um herói Kree diferente do original da Fawcett que era o da DC fez com que essa história da morte encerrasse de vez o capitão marvel da Marvel Comics abrindo espaço apenas para a Ms Marvel. E o da DC, fica agora apenas como Shazam. Algo injusto, afinal o personagem original é da Fawcett/DC. Por outro lado, a editora Marvel acaba tendo um herói que leva o nome da editora, de certa forma, um herói (agora heroína) com grandes poderes e enorme potencial narrativo.
  • Somente em 1969, na Revista "Capitain Marvel #17", com Roy Thomas e Gil Kane, a Marvel mudou seu uniforme para as cores: vermelho e amarelo que melhor caraterizaram o personagem.
  • O Capitão Marvel também já foi chamado no Brasil de “Capitão Maravilha” (pela EBAL).
  • Desde o princípio das aventuras do herói havia uma certa oficial da Força Aérea Americana chamada Carol Danvers. Apresentada como coadjuvante logo em Marvel Super-Heroes #13, foi somente em 1969, após a revitalização de Thomas e Kane, que ela sofreu o acidente que fez com que absorvesse os poderes do herói, transformando-a em Miss Marvel.
  • Aqui no Brasil, a primeira fase das histórias do CAPITÃO MARVEL sairam em 1969 nas revistas da Editora GEP. Porém, logo em 1970 já foi para a clássica Heróis da TV da Editora Abril. Em meados dos anos 80, passou a fazer parte do mix das revistas do Homem-Aranha.
  • Mar-Vell aparece no filme da Capitã Marvel de 2019, interpretado por Annette Bening. Sim, se distanciando dos quadrinhos, esta versão da personagem é uma mulher. No entanto, sua identidade secreta como cientista humana é mantida (embora com seu nome alterado de “Walter Lawson” para “Wendy Lawson“). É revelado que Mar-Vell fugiu do mundo natal dos Kree depois de ficar desiludida com a guerra de seu povo contra os Skrulls, e procurou encontrar uma maneira de acabar com o conflito. Assim como nos quadrinhos, ela é responsável pelos poderes de Carol Danvers, que se torna a Capitã Marvel.


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.