Animação em Foco | "O PODEROSO MIGHTOR" (MIGHTY MIGHTOR) - 1967

 

Como já fizemos outras vezes antes, resgatamos mais uma animação da HANNA/BARBERA, que ninguém pode negar, foi responsável pela produção dos melhores desenhos das décadas 60 a 90. Curiosamente, mesmo apresentados hoje, suas animações certamente seriam populares. Hoje relembraremos "MIGHTY MIGHTOR", ou, "O Poderoso Mightor". Vamos lá? 




Todos que conheceram as animações da Hanna/Barbera tem muito boas lembranças de sua infância. Como já dissemos em outras postagens, tínhamos o privilégio de ter um horário dedicado a nós: crianças...Mesmo se voce estudasse em turnos diferentes! Sim, tínhamos horários pela manhã, mas também havia programação para a tarde.  


E as animações da Hanna/Barbera geralmente eram agitadas e divertidas. Algumas até mesmo tinham sequência! "O Poderoso Mightor" era uma espécie de mistura de super-herói, idade das cavernas e planeta alienígena, assim era classificado como ficção cientifica. A criação era de Alex Toth (que estava por trás de boa parte das animações mais interessantes) e era produção da H/B.


Ela era exibida nos EUA pela CBS. E como era comum em muitas animações, ela dividia os 'holofotes' com uma outra animação: Moby Dick (sim, a baleia. Mas, esta era legalzinha...). O estilo era 'sanduiche', dois episódios de Mightor , tendo entre eles um de Moby Dick. 




No mundo de Mightor, os humanos conviviam quase tranquilamente com criaturas de varias espécies, misturas de dinossauros com monstros, gigantes, pássaros ferozes, entre outros...A coisa funcionou e acabou fazendo sucesso em todo o mundo. 


Na história, um jovem homem das cavernas chamado Tor, caçava junto a seu dinossauro alado de estimação (!?) de nome Tog. Eles acabam salvando um velho das garras (ou melhor mandíbulas) de um terrível dinossauro. Como recompensa o velho lhe dá de presente uma clava mágica. Quando Tor levanta a clava e grita: "Mightor!", ele se transforma em um cara musculoso e mascarado de nome 'Mightor' (que significa 'Super Tor'), um super-herói pré-histórico...




Curiosamente, além de se transformar em um super-herói com a tal clava, Tor também transforma Tog (seu 'pet') em um dragão voador, capaz de soltar fogo pela boca! Mightor pode voar, tem super força e sua clava (multifuncional), além de transformá-lo (e a Tog) também o ajuda a voar e solta raios! 


Claro que Tor/Mightor após receber esta dádiva, passa a proteger os homens de sua tribo e de outras contra os perigos daquele mundo selvagem e hostil. Para variar, os que estão constantemente em perigo são: sua bela (e sensual para os padrões da época) companheira Sheera e seu irmão caçula Li'l Rock...


Observem que cada um tem seu animal de estimação.


O garoto Li'l Rock tem uma fixação pelo Mightor e costumeiramente se veste como o herói, usando um pequeno tacape para brincar. Como podem ver na foto, o guri tem um animal de estimação, que parece um urubu, mas é um pterodátilo de nome Ork. O bicho que esta segurando Sheera era Rollo (uma mistura de elefante e tartaruga...). 




No Brasil, não foi diferente do resto do mundo, o desenho chegou e fez enorme sucesso. Sua estreia foi na extinta TV Tupi em 1969 e passou a integrar a programação interna do Clube do Capitão Aza. No final dos anos 70 a animação foi para a Bandeirantes (coisa comum na época) e nos anos 80, ficou dentro do programa A Turma do Lambe-Lambe


Vendo a animação hoje, é impossível não notarmos a 'pequena' semelhança com o personagem Thor da Marvel Comics. Para registro, a Marvel criou seu personagem em 1962, cinco anos antes de Alex Toth. Então pode haver sim alguma influência. (Curioso que na época assistíamos sem fazer a ligação entre os dois, talvez porque as hqs da Marvel ainda não fossem tão populares...)




Como o formato funcionou, obviamente algumas características do herói pré-histórico acaba aparecendo em outras animações como por exemplo: O Jovem Sansão; He-Man; Capitão Caverna e outros.







Mightor também chegou a outras mídias, como por exemplo os quadrinhos; bonecos de ação; copos e canecas...










Caso se interesse, voce pode conseguir epísódios aqui...



Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..
Leia também:

ANIMAÇÃO EM FOCO: DINO BOY E O VALE PERDIDO (1966)

Animação em Foco: GALTAR E A LANÇA DE OURO (Galtar and the Golden Lance) 1985

ANIMAÇÃO EM FOCO: "SHAZZAN" (1967) - UMA VIAGEM PELAS MIL E UMA NOITES!!

Animação em Foco: O URSO DO CABELO DURO ("Help!...It's the Hair Bear Brunch") Hanna Barbera - 1971

Animação em Foco: Os Três Mosqueteiros (The Three Musketeers) Hanna Barbera 1968

Papo Furado: AS AVENTURAS DE CHARLIE CHAN (1974)




Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.