Sessão da Tarde | CACTUS JACK, O VILÃO (The Villain) - 1979

Em mais uma viagem nostálgica aos filmes da SESSÃO DA TARDE, trazemos a MEMÓRIA uma divertida comédia dos anos 80, estrelada pelos astros:  Kirk Douglas, Arnold Schwarzenegger e Ann-Margret. Hoje, vamos falar de: CACTUS JACK, O VILÃO. Um filme de  Hal Needham que faz uma divertida paródia aos filmes de Bang Bang do velho oeste, com muita irreverência e bom humor, usa e abusa do talento de seus astros em cena. Várias das cenas, parecem ter sido tiradas de desenhos animados como o Papa-léguas e o Coyote ou de Bom-Bom & Mau-Mau. Diversão da melhor qualidade pra família toda. Lembrou? Não conhece? Sem problema! Avance nesta postagem e aprecie mais esta preciosidade do passado. Boa leitura!

SINOPSE: No Velho Oeste, o xerife grandalhão (e inocente) "Estranho Simpático" (Arnold Schwarzenegger) precisa escoltar a bela "Charmosa Jones" (Ann-Margret), que vai pegar uma grande quantia em dinheiro com seu pai, Parody Jones (Strother Martin ). Porém, o rico Avery (Jack Elam) quer essa fortuna para si. Para evitar que a moça fique com o dinheiro, ele contrata o cowboy fora da lei Cactus Jack (Kirk Douglas) para que ele roube a bela senhorita. O único problema é que Jack não é lá muito bom ladrão.

Título: CACTUS JACK, O VILÃO
Título Original: The Villain / Cactus Jack
País: EUA
Lançamento: 27 de Julho de 1979
Direção: Hal Needham 
Produção: Mort Engelberg
Roteiro: Robert G. Kane
Música: Bill Justis
Elenco Principal (Dublagem - Herbert Richers):
 - Kirk Douglas (Cactus Jack) - DUBLADOR - Marcos Miranda
 - Ann-Margret (Charming Jones) - DUBLADOR - Vera Miranda
 - Arnold Schwarzenegger (Simpático Estranho) - DUBLADOR - Júlio Chaves
 - Paul Lynde (Alce Nervoso) - DUBLADOR - Ionei Silva
 - Foster Brooks (Funcionário do Banco) - DUBLADOR - Ronaldo Magalhães
 - Jack Elam (Avery Simpson) - DUBLADOR - Silvio Navas
 - Strother Martin (Jones)- DUBLADOR - Dario Lourenço
 - Robert Tessier (Dedo Esmagou) - DUBLADOR - José Santa Cruz
 - Mel Tillis (Agente de Telegráfo) - DUBLADOR - Mário Jorge Andrade
Gênero: Comédia / Faroeste
Duração: 1h29min
Estúdio: Rastar Pictures
Distribuição: Columbia Pictures
Produtor Executivo: Paul Maslansky
Designer de produção: Bob Mackie
Diretor de Arte: Carl Anderson
Diretor de fotografia: Bobby Byrne
Orçamento: US$ 5,000,000.00



RESENHA:
Longe de ser uma grande paródia intelectual aos filmes western, Cactus Jack é, sem dúvidas, a melhor versão live-action de um desenho animado da warner. Todas as gags mais tradicionais dos desenhos Looney Tunes estão nesse divertido longa. Não bastasse isso, o timing cômico dos atores está ótimo, com destaque para Kirk Douglas, que pensando agora deveria ter investido mais nessa área de atuação. 
No começo do longa, parece que os três personagens principais seriam alguma espécie de versões debochadas dos três protagonistas de “Era Uma Vez No Oeste”, mas não são. Logo nas cenas de abertura, já fica evidente o enorme potencial para o infortúnio do vilão Cactus Jack que quer se firmar como um reconhecido grande bandido no Velho Oeste. Para tanto, vale até ler algumas dicas em livretos com histórias de Jesse James, Billy The Kid entre outros malvadões da época. Porém, o seu azar é tamanho que todos os seus planos malignos sempre dão errados. Um detalhe interessante, é que muitos de seus problemas ocorrem por conta de seu cavalo, Uísque, que não resiste à tentação de deixá-lo na mão, sempre que possível. No entanto, o inescrupuloso banqueiro Avery Jones (Jack Elam, ator presente, no elenco de “Era Uma Vez No Oeste”) contrata Cactus Jack para realizar um roubo. Obviamente, a vítima em questão é a mocinha Charmosa Jones (Ann-Marget) que levará numa carroça uma grande soma em dinheiro até a mina de prata de seu pai. No caminho, ela conta com a proteção do fortão e inocente Forasteiro Bonitão (Arnold Schwarzenegger), com quem flerta (sem sucesso) o filme todo. Com essa "trama" que lembra mais um roteiro de cartoon de Tex Avery, o diretor Hal Needham constrói sua divertida comédia, dando ao roteiro –a partir do momento em que Charmosa e Bonitão pegam a estrada e os incessantes planos atrapalhados de Cactus Jack se iniciam –uma estrutura episódica, onde as presepadas físicas do atrapalhado vilão se sucedem sequencialmente.
No desfecho, inesperado para alguns, a narrativa até presta uma manobra de simpatia em favor de seu desafortunado (e, no fim das contas, simpático) vilão. Lembra muito o estilo de humor pastelão da sequência de filmes da “Pantera Cor-de-Rosa”, com um resultado igualmente positivo. Nota: 8/10


CURIOSIDADES:
  • A mocinha da história, Ann-Margret, nos anos 60 estrelou: "Amor à Toda Velocidade" ao lado de Elvis Presley, além de ter estrelado dezenas de outros papéis no cinema e na TV. 
  • A dublagem brasileira da Herbert Richers abrilhanta a graça do filme. Marcos Miranda, que um dia já foi a voz de Rett Butler em O Vento Levou, dubla Kirk Douglas e faz o bandido Cactus Jack ainda mais hilário.

  • Depois de ganhar o Globo de Ouro de Melhor Ator Iniciante por seu papel em 'Stay Hungry' (1976) - embora já tivesse participado de 'Hercules in New York' (1970) - Schwarzenegger teve a oportunidade de estrelar esse "western", enquanto aguardava o inicio das filmagens de 'Conan, o Bárbaro', filme que já havia assinado após sua participação no documentário 'Pumping Iron' (1977), onde dividiu o papel principal, entre outros, com Lou Ferrigno na luta pelo Mr. Olympia 1975.
  • Na cena do incêndio do Pleasure Palace, é possível ver em sua fachada uma imagem de Burt Reynolds , ator regular de Hal Needham em seus filmes.
  • Mel Tillis, presente no elenco do filme como o agente telégrafo gago, também é o intérprete das músicas: “The Villain” - Escrita por Buddy Cannon, Bob Younts, e Billy Williams / “Handsome Stranger” - Escrita por Jimmy Darrell & Joe Smartt / “Charmin'” - Escrita por Buddy Cannon, Bob Younts, Kenny Starr, & Jimmy Darrell, que soam na trilha sonora do filme.   

  • O filme mudou seu título original – 'The Villain' para 'Cactus Jack' para seu lançamento fora dos EUA e Canadá, devido à falta de sucesso nesses mercados.
  • CACTUS JACK homenageia dois dos mais famosos animadores da era de ouro de Hollywood, Tex Avery e Chuck Jones – criadores dos Looney Tunes ou Papa Léguas & Coyote, entre muitos outros. Encontramos os sobrenomes de ambos nos nomes dos personagens do filme: Avery Simpson e Parody Jones.
  • Muitos consideram este longa como uma espécie de versão (não-oficial) live-action da animação: BOM-BOM & MAU-MAU (Roland and Rattfink), do estúdio DePatie Freleng Enterprise.
  • Apesar de fazer referências claras aos personagens Looney Tunes da Warner Brothers, o filme foi distribuído pela Columbia Pictures.
  • O ALCE NERVOSO (The Nervous Moose Indian Chief) foi o último papel de Paul Lynde antes de sua morte em 1982, vítima de um ataque cardíaco.
  • O traje que Arnold usa no filme é muito parecido com o do personagem 'Lone Ranger', mas sem sua arma e máscara característica.
  • Schwarzenegger comentou em sua biografia que o filme o ajudou a melhorar suas habilidades como cavaleiro, algo que mais tarde seria muito útil para seu papel como Conan.





Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Leias Também: 


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.