Sessão da Tarde | AS 7 FACES DO DR LAO (7 Faces of Dr. Lao) - 1964

 

Nesta postagem mais uma vez vamos revisitar um dos "clássicos" filmes da SESSÃO DA TARDE. Curiosamente, a produção é de 1964, mas o filme: 'As 7 Faces do Dr. Lao' só ganhou sua legião de fãs nos anos 80. A história do Excêntrico chinês e seu circo de bizarrices que chega na pequena cidade de Abalone e que vai aos poucos desmascarando a hipocrisia e a sujeira oculta de seus habitantes, a medida que interagem com as criaturas do show. Destaque para o inegável talento do ator Tony Randall que interpreta quase que uma dezena de personagens. Também é válido lembrar que mesmo os efeitos especiais sendo da década de 60, ainda hoje impressionam, principalmente a maquiagem das muitas faces de Lao. Enfim, consegue se lembrar deste filme? Não? Nem imagina do que estamos falando? Não importa. Continue lendo e viaje conosco em mais esta deliciosa aventura nostálgica. Boa Leitura!

SINOPSE: "Respeitável público, o circo chegou!" Abalone, no Arizona, era um lugar ermo e tranquilo onde os habitantes se preocupavam tão somente com o tédio e em sobreviver à Grande Depressão... Era, até o circo do Dr. Lao chegar à cidade e mudar a vida de todos. Esperando apenas mais um espetáculo circense, os cidadãos de Abalone notaram algo de esquisito no circo. Seres estranhos, atrações cujo nome sequer podiam soletrar, criaturas infernais, animais de todos os tipos, mitos da antiguidade, serpentes, híbridos e muito mais - eram inúmeras as atrações bizarras. Aos poucos o circo faz ruir a frágil máscara dos habitantes locais; (des)ilusões amorosas, o tédio oculto nas vidas de fachada, segredos revelados transformam o espetáculo em uma bizarra percepção do próprio ser humano. Em poucos dias, Dr. Lao irá alterar a vida dos moradores de Abalone para todo sempre...


Título: AS 7 FACES DO DR LAO
Título Original: 7 Faces of Dr. Lao
País: EUA
Ano: 1964
Direção: George Pal
Roteiro: Charles Beaumont / Ben Hecht
Baseado no livro: The Circus of Dr. Lao, de Charles G. Finney
Elenco Principal:
    Tony Randall…vários personagens:
    - Dr. Lao, o visitante chinês
    - Abominável Homem das Neves
    - Mago Merlin
    - Apolônio de Tiana
    - 
    - Serpente gigante
    - Medusa
    - Membro da assistência
    Arthur O'Connell…Clint Stark, o magnata
    Barbara Eden…Angela Benedict, a bibliotecária viúva
    John Ericson…Ed Cunningham, o editor
    Kevin Tate…Mike Benedict, o órfão
    Noah Beery Jr. …Sam
    Eddie Little Sky…George G. George, o índio
    Royal Dano…Casey
    Frank Cady…Prefeito James Sargent
Produção: George Pal
Cinematografia: Robert J. Bronner
Edição: George Tomasini
Música: Leigh Harline
Distribuíção: MGM (Metro-Goldwyn-Mayer)
Data de lançamento: 18 de março de 1964
Duração: 100 min.
RESENHA: 

O filme narra como a chegada do atípico circo do "Dr. Lao", um exótico chinês à cidadezinha de Abalone, no Arizona muda toda a rotina e o desenrolar dos problemas locais. O Dr.Lao encontra uma população atormentada e assustada pelo inescrupuloso Clint Stark, que pressiona os moradores para poder comprar todos os imóveis do local. Alarmando sobre um futuro problema de escassez de água, enquanto planeja ganhar muito dinheiro com a venda das terras para a ferrovia. Em meio a esse caos, o circo traz atrações únicas, nunca antes vistas (o Abominável Homem das Neves, o mago Merlin, a Medusa, o deus Pan, Apolônio de Tiana e outros seres fantásticos) que logo causam um enorme alvoroço na cidadezinha. Mas, o verdadeiro problema da pequena cidade de Abalone não era apenas o mal caráter do Stark e suas terríveis maquinações. Na verdade, grande parte da população está contaminada por valores imorais e nocivos: orgulho, vaidade, falta de escrúpulos e falsidade. Apenas Ed Cunningham, repórter de um pequeno jornal, se mostra um homem de bom coração. Ed é apaixonado por Ângela Benedict (a sempre linda: Barbara Eden), uma bibliotecária viúva que ainda lamenta a prematura morte de seu marido e que luta para criar seu pequeno filho. Ao lado de Ed, Ângela luta para defender a população, enfrentando o poderoso Stark e denunciando sua corrupção. Felizmente para eles, em poucos dias o Dr. Lao muda a vida dos moradores de Abalone e os rumos da história. 
O filme tem um visual exótico que valoriza o peso dramático da história. Particularmente, admito que o longa não envelheceu tão bem assim, pois mais agrada pela nostalgia que pela narrativa. Outrossim, o inegável talento do elenco, a começar pelo protagonista Tony Randall e ainda pela beleza de Bábara Éden, é algo excelente. No mais, recomendo também aos curiosos, pois é mais criativo do que a grande maioria do que se produz atualmente. Nota: 7/10

O mundo inteiro é um circo
se você souber olhar para ele.
Como o sol se põe quando você está cansado
e nasce quando você levanta.
Isso é mágica de verdade.
O modo como uma folha cresce.
O canto dos pássaros.
Como o deserto fica à noite, quando a luz da lua o envolve.
Oh, meu garoto...
isto é circo bastante para qualquer um.
Sempre que você vê um arco-íris
e seu coração se maravilha com isso.
Sempre que você pega um punhado de areia,
e não vê areia, mas sim um mistério,
uma maravilha em sua mão.
Toda vez que você pára e pensa:
Estou vivo, e estar vivo é fantástico!
Sempre que algo assim acontece,
você é parte do Circo do Dr. Lao.
(Dr. Lao)


CURIOSIDADES:
  • Os efeitos em stop motion de Jim Danforth valeram uma indicação ao Oscar de Efeitos Especiais. 
  • "As 7 Faces do Dr. Lao” ganhou um prêmio honorário (para uma categoria que na época nem existia) de melhor maquiagem, pelo trabalho de John Tuttle. (Na história do Oscar, somente outro filme levaria um prêmio semelhante: "O Planeta dos macacos”, quatro anos depois).

  • O "Espetacular Woldercan" que o Dr. Lao apresenta como o grande final de seu circo contém muitas imagens de uma produção anterior de George Pal, Atlantis, o Continente Perdido, de 1961, bem como algumas imagens de lava fluida de "A Máquina do tempo" e imagens de ações de destruição da produção "Quo Vadis" de 1951.
  • A bola de cristal e a grande ampulheta usada pela bruxa má do oeste em O Mágico de Oz de 1939 podem ser vistas no filme. Além disso, na cena em que Mike visita Lao à noite, uma tartaruga de duas cabeças pode ser vista; que depois disso também fez algumas aparições posteriores na série de televisão The Addams Family.
  • “As sete faces do Dr. Lao” foi o último trabalho do cineasta George Pal, mais lembrado pela direção do clássico "A Máquina do Tempo" (1960). Pal também produziu o sucesso "A Guerra dos Mundos" de 1953.
  • O diretor George Pal inicialmente queria que Peter Sellers interpretasse o Dr. Lao. 
  • Tony Randall aparece misturado ao público na 2ª apresentação do circo.


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Leias Também: 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.