Papo de Cinema | FÚRIA CEGA (Blind Fury) - 1989

 


Neste nosso PAPO DE CINEMA vamos resgatar um filme que passou batido pelas telonas, foi muito maltratado pela crítica da época, mas que nas locadoras descobriu o seu público. FÚRIA CEGA foi uma daquelas fitas VHS que um locador indicava pro outro e que fazia muito sucesso, no inicio dos anos 90 (Também fez muito sucesso no Cinema em Casa, do SBT). Rutger Hauer consegue convencer mais como um exímio espadachim, do que como cego. Mas, levando-se em conta que o longa praticamente não trás efeitos especiais, as ótimas coreografias de luta impressionavam bastante. Enfim, vamos falar neste post de um clássico filme testosterona que a maioria dos marmanjos e molecada da época curtiu. Se você não conhece e nem imagina do que estou falando, fique tranquilo. Neste post você vai ficar por dentro de tudo que rolou e mais um pouco. Boa leitura!

SINOPSE: Nick Parker (Rutger Hauer) um ex-soldado da Guerra do Vietnã fica cego em combate e aprende artes marciais com os moradores de um vilarejo, tempos depois, passa a usar uma lâmina escondida em sua bengala para se defender. Ao voltar para seu país, passa a cuidar do filho de um amigo, que morrera em combate e cuja esposa fora assassinada, ele luta contras os bandidos aproveitando-se da sua capacidade sensorial superior para se defender, em uma batalha cheia de ação. 




Título: FÚRIA CEGA
Título Original: Blind Fury
Ano: 1989
País: EUA
Gênero: Ação / Aventura / Humor
Duração: 86 minutos 
Direção: Phillip Noyce
Produção: Charles Robert Carner / Robert W. Cort / David Madden e Tim Matheson
Roteiro: Charles Robert Carner (Baseado no roteiro original de Ryôzô Kasahara, do longa Zatoichi Challenged de 1967  - 17º filme da série japonesa de filmes sobre o samurai cego Zatoichi)
Elenco Principal:
 - Rutger Hauer ... Nick Parker
 - Terry O'Quinn ... Frank Devereaux (como Terrance O'Quinn)
 - Brandon Call ... Billy Devereaux
 - Noble Willingham ... MacCready
 - Lisa Blount ... Annie Winchester
 - Nick Cassavetes ... Lyle Pike
 - Rick Overton ... Tector Pike
 - Randall 'Tex' Cobb ... Slag
 - Charles Cooper ... Cobb
 - Meg Foster ... Lynn Devereaux
 - Shô Kosugi ... O Assassino (como Sho Kosugi)
 - Paul James Vasquez ... Gang Leader
Edição: David A. Simmons
Música: J. Peter Robinson
Estúdio: Sony Pictures
Produção: Comunicações Interscope
Distribuição: Tri-Star Pictures
Bilheteria: US$ 2.692.037




OPNIÃO:
FÚRIA CEGA é um "clássico" filme B anos 80/90.  Daqueles que mesmo sendo tecnicamente mediano e com algumas falhas de direção, com poucos efeitos especiais e até mesmo com algumas atuações sofríveis, ainda assim é um filme nostálgico. Seja tão somente pelo estilo ação testosterona ou pelo ritmo da história, é fato que quem começa a assistir vai num embalo só até o final. Claro que, um mérito é a duração de pouco menos de uma hora e meia. Curto, até para os padrões da época. porém, funciona bem e dá um dinamismo muito bom pra assistência. Outra coisa que considero bastante relevante é o humor na trama. Sim, pela sinopse, meio que esperamos um drama de ação/vingança. Mas, aos poucos somos surpreendidos por um clima mais suave, ainda que frenético. Rutger Hauer está muito bem no personagem (apesar de não convencer como cego). As coreografias de luta, são ainda hoje, muito bacanas de se assistir. Revendo hoje, confesso que fica difícil de entender porque nunca teve uma continuação. Pode não ter sido surpreendente, mas certamente é muito divertido. Enfim, é um filme que não envelheceu tão mal assim e ouso dizer que ainda seja uma boa opção de "sessão da Tarde". Um filme superficial, com cenas de ação, humor e final feliz. Nota: 7,5/10

CURIOSIDADES:

  • Fúria Cega é uma livre adaptação de um personagem clássico japonês, Zatoichi. Este personagem é uma espécie de franquia no Japão, com uma série cinematográfica de 26 filmes que se iniciou em 1962. O 17º, Zatoichi Challenged, de 1967 foi o filme que serviu de base para o roteiro deste longa americano. 
  • No elenco de "Blind Fury" temos nomes bem conhecidos como: Terry O'quin (O Padrasto), Noble Willingham (Chinatown), Randal Craig (De Volta para o Inferno), Lisa Blount (AForça do Destino) e Meg Foster (Eles Vivem).
  • Há uma teoria em alguns sites de quadrinhos na internet que especulam que possivelmente John Romita Jr. usou o próprio estereótipo de Rutger Hauer neste filme como base para o seu Matt Murdock no clássico “O Homem Sem Medo” (1993-1994).  O que acham? 😎

  • Supostamente, Fúria Cega foi uma das fontes de inspiração de Quentin Tarantino em Kill Bill (e a chacina da Noiva aos Crazy99) e também de George Lucas para o duelo entre Obi-Wan e Darth Maul, em Star Wars – A Ameaça Fantasma. 
  • Blind Fury marcou a estreia do ator Tim Matheson como produtor de cinema. Uma sequência do longa chegou a ser considerada pelo produtor, porém a idéia nunca avançou.
  • Para interpretar o papel, Rutger Hauer passou um mês treinando com Lynn Manning, um artista marcial, medalhista e cego. Hauer também aprendeu a manusear a espada com o mestre esgrimista: Shô Kosugi. Tal preparo teria sido tão intenso que Rutger Hauer chegou a alegar que este personagem fora o mais difícil de interpretar em toda sua carreira.
  • O Ator Rutger Hauer morreu de causas desconhecidas (oficialmente descrito como “breve doença”), em 2019 aos 75 anos, mas seu legado é imortal. O Espadachim cego: Nick Parker, certamente é um desses. Mas, deixo aqui o registro de ao menos outros três (3) que sempre serão lembrados: O andróide Roy Batty, em Blade Runner; o Cavaleiro Lobo Ethienne Navarre, em o Feitiço de Áquila e o psicopata John Ryder, em a Morte Pede Carona


Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Talvez se interesse por estas outras postagens:

Papo de Cinema | MERCENÁRIOS DA GALÁXIA (Battle Beyond Stars) - 1980

Papo de Cinema | RAIN MAN (1988)

Papo de Cinema | CANTANDO NA CHUVA (Singin`In The Rain) - 1952

PAPO DE CINEMA | O Último Guerreiro das Estrelas (The Last Starfighter) - 1984

Papo de Cinema: O ÚLTIMO DRAGÃO (The Last Dragon) 1985 

Sessão da Tarde: BOEING BOEING (1965)

Sessão da Tarde | AS 7 FACES DO DR LAO (7 Faces of Dr. Lao) - 1964




Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.