Papo de Cinema | CANTANDO NA CHUVA (Singin`In The Rain) - 1952

 

Neste PAPO DE CINEMA vamos falar do filme que ocupa com mérito e honras, um lugar na  lista dos 25 Maiores Musicais Americanos de todos os tempos (AFI). Sim, estamos falando de: CANTANDO NA CHUVA. Uma divertida comédia musical, estrelada (coreografada e co-dirigida) por GENE KELLY que nos apresenta uma trama nos anos 20 em Hollywood, no período da transição do cinema mudo para o falado. Um longa divertido, com muitas curiosidades que valem a pena de conhecer. Não perca mais tempo e venha conosco em mais uma viagem nostálgica. Boa Leitura!

SINOPSE:  Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada.

Título: CANTANDO NA CHUVA
Título Original: Singin`In The Rain
País: EUA
Ano: 1952
Estúdio: MGM (Metro-Goldwyn-Mayer)
Colorizado By Technicolor
Produzido por: Arthur Freed
Fotografia: Harold Rosson
Direção: Stanley Donen / Gene Kelly
Roteiro: Betty Comden / Adolph Green
Elenco principal:
 - Gene Kelly como Don Lockwood
 - Donald O'Connor como Cosmo Brown
 - Debbie Reynolds como Kathy Selden
 - Jean Hagen como Lina Lamont
 - Millard Mitchell como R.F. Simpson
Género: Comédia musical
Estréia:  27 de março de 1952
Duração: 102 minutos.
Orçamento: US$ 2,5 milhões
Bilheteria: US$ 7,2 milhões


Clique AQUI para assistir o filme completo (dublado)

LISTA DE CANÇÕES:

1 - "Singin' In The Rain" (Gene Kelly)
2 - "Fit As A Fiddle" (Gene Kelly & Donald O'Connor)
3 - "All I Do Is Dream Of You" (Debbie Reynolds)
4 - "Make 'em Laugh" (Donald O'Connor)
5 - "You Were Meant For Me" (Gene Kelly)
6 - "Good Morning" (Gene Kelly, Donald O'Connor & Debbie Reynolds)
7 - "All I Do Is Dream Of You" (Gene Kelly)
8 - "Moses" (Gene Kelly & Donald O'Connor)
9 - "Broadway Ballet" (Gene Kelly)
10 - "You Are My Lucky Star" (Gene Kelly & Debbie Reynolds)

CURIOSIDADES:

  • O roteiro do filme foi construído apenas após a escolha das músicas. 
  • Os créditos iniciais informam que o roteiro foi “sugerido” pela canção “Singin’ in the rain”. Com letra de Arthur Freed e música de Nacio Herb Brown, a música teve sua partitura publicada pela primeira vez em 1929 (dois anos depois da trama do filme).
  • A gravação que aparece no filme (aos 102 minutos) com a voz do próprio Gene Kelly à frente da orquestra da MGM, foi feita no dia 5 de junho de 1951 (segundo consta no encarte do CD: "That’s Entertainment! The Best of the M-G-M Musicals"). O arranjo é de Conrad Salinger, a orquestração, de Bob Franklyn e o maestro foi LennieHayton.
  • Consta que durante a gravação da seqüência em que Gene Kelly canta e dança “Singin’ in the Rain”, em que ele aparece inteiramente encharcado, o ator estava com febre altíssima.
  • “Cantando na Chuva” foi o primeiro trabalho de Debbie Reynolds no cinema e ela tinha apenas 18 anos. 
  • A atriz Debbie Reynolds, tinha que acordar às 4 da manhã e pegar 3 ônibus para chegar ao estúdio durante as gravações. Algumas vezes, para evitar essa maratona, chegou a dormir no próprio estúdio.
  • Falando sobre a atriz, curiosamente não é a voz de Debbie Reynolds que ouvimos em"Would You" e "You Are My Lucky Star"; ela teria sido dublada pela cantora profissional: Betty Noyes. 
  • Gene Kelly diria mais tarde, sobre os ensaios dos números musicais com a jovem Debbie Reynolds: “Não fui gentil com Debbie. É de se estranhar que ela ainda fale comigo.” Consta que em um dia em que Gene Kelly insultou a jovem, dizendo que ela não sabia dançar, Fred Astaire a encontrou chorando num canto do estúdio. Ele, era também contratado pela MGM, e estava por lá, fazendo um outro filme. Astaire então se propôs a ensaiar alguns passos de dança com a moça.
  • Gene Kelly cantou uma reprise de "All I Do Is Dream of You" depois da festa na casa de RF Simpson quando Kelly persegue Reynolds. A música, que termina no quarto de Kelly, foi cortada da versão de lançamento após duas prévias , e as imagens foram perdidas.
  • A chuva que aparece no filme enquanto Gene Kelly canta “Singin’in the rain” há quem diga que não é água, mas sim uma mistura de água com leite. O recurso teria sido necessário para que as cameras conseguissem captar a chuva. Outros alegam que tão somente foram necessários ajustes de iluminação.
  • O filme recebeu o “Golden Globe Award” de melhor ator cômico para Donald O’Connor e indicação para o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Jean Hagen e também para a trilha sonora. 
  • Algumas das roupas utilizadas em Cantando na Chuva foram utilizadas posteriormente em outro filme, Bem no Meu Coração, de 1954. 
  • A referida época do cinema mudo se estende de 1895, data da primeira exibição cinematográfica, até 1927.
  • "O Assassinato do Duque de Guise" (1908) foi o primeiro filme a ter um conjunto de músicas originalmente compostas para acompanhar suas cenas. Anteriormente, as exibições eram sons, quase sempre vindos de um solitário pianista ou uma pequena orquestra, que acompanhavam as imagens projetadas na tela com músicas que faziam parte do repertório da época, quase sempre peças eruditas.
  • Na década de 70, essa versão cantada por Gene Kelly para a trilha do filme foi usada por Stanley Kubrick em Laranja Mecânica (A Clockwork Orange).
  • O musical da Broadway Singin' in the Rain foi adaptado do filme, e o enredo da versão para o palco segue de perto o original. Dirigido e coreografado pela coreógrafa Twyla Tharp, o elenco da noite de abertura estrelou Don Correia como Don Lockwood, Mary D'Arcy como Kathy Selden, Richard Fancy como Roscoe Dexter, Faye Grant como Lina Lamont e Peter Slutsker como Cosmo Brown. O musical estreou em 2 de julho de 1985, no Teatro Gershwin, após 39 pré-estreias, e teve 367 apresentações, encerrando em 18 de maio de 1986.
  • Em 2007, no clip da música "Umbrella" da cantora Rihanna, há uma sutil referência estética ao filme de 1952 e a clássica cena da dança na chuva.



Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Talvez também queira ler: 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.