PAPO DE CINEMA: "O ESTRANHO SEM NOME" - QUANDO CLINT EASTWOOD 'FLERTOU' COM O SOBRENATURAL!
Faço parte de uma geração que cresceu assistindo a filmes e séries de faroeste ou 'cowboys', como as vezes eram chamados. O genero dominou as telas até inicio da década de 70, quando começou a perder força, substituído pelos policiais e filmes espaciais (a partir de 77). Porém, a década de 70 ainda nos deu alguns clássicos do genero, um deles (assunto de nossa matéria) foi o primeiro faroeste dirigido e estrelado por Clint Eastwood. O filme é: O ESTRANHO SEM NOME...
Embora o genero western ou faroeste (bang-bang ou cowboys) tenha perdido a força a partir de meados da década de 70, ele resiste até hoje com alguns diretores que se arriscam a produzir um. O maior problema com o genero, é que as histórias retratam uma época sem lei. Uma época em que o preconceito era regra; em que as minorias (nativos originais, chineses, negros) e as mulheres eram visto de uma forma diferente de hoje.
E o telespectador atual assiste aos filmes com o "Grande Manual do Politicamente Correto", aberto em seu colo! Analisam cada detalhe, fala, ação e criticam. E o genero não resiste a este crivo. Para fugir disto, os roteiristas e diretores 'modernizam' a visão do velho oeste, alinhando a história com o posicionamento atual, usando técnicas e efeitos que não combinam com o faroeste 'raiz' (como se fala hoje)...
Clint Eastwood já trabalhou (no inicio de carreira) em filmes de ficção cientifica clássicos e um tanto duvidosos, como "Tarântula" e "A Vingança do Monstro da Lagoa Negra". Mas, nunca atuou em filmes com temática sobrenatural, o mais próximo que chegou foi neste filme "O estranho Sem Nome"...
Eastwood recebeu um roteiro de apenas 9 páginas, escrito por Ernest Tidyman, que havia ganhado um Oscar pelo roteiro de "Operação França". O roteiro de "High Plains Gifter" (algo como "O Andarilho ou Vagabundo das Altas Planícies") foi inspirado no assassinato real de uma certa Kitty Genovese, no Queens, onde supostamente algumas pessoas testemunharam o estupro e morte da garota na porta de sua casa, sem fazer nada!
Embora, a informação de que 38 testemunhas teriam presenciado o assassinado tenha sido corrigida, o acontecimento deu origem a criação do famoso número 9-1-1 de emergência dos americanos. Tidyman transpôs este acontecimento real para uma ambientação no velho oeste (ou foi o próprio Eastwood, que pediu para seu amigo e colaborador Dean Riesner fazer alterações - não creditadas - no esboço)...
Um boa decisão da parte de Eastwood, foi manter a identidade do 'estranho' em aberto ou um tanto dúbia. Posteriormente, ele declararia que a certa altura o roteiro identificava o 'estranho' como irmão do Xerife Duncan, que volta para 'acertar as contas' com a cidade e com seus assassinos diretos. Porém, ele eliminou esta parte transformando o filme em um 'faroeste sobrenatural'...
Pessoalmente acho interessante a forma como já no inicio o diretor propõe que o 'estranho' não seja alguém de 'carne e osso'. O filme começa com a camera fixada nas colinas altas a distância. É possível vermos as ondas de calor se elevando e repentinamente surge (ou se materializa) um cavaleiro, dirigindo-se a cidade de Lagos. Ao chegar o 'estranho' não é bem recebido, embora ninguém lhe diga absolutamente nada (os primeiros 6 minutos de filme não possui diálogos), os olhares são indiscutivelmente hostis...
Para comprovar isto, de imediato o 'estranho' passa a ser hostilizado por três aparentes pistoleiros. A princípio o estranho nada faz, porém ao chegar a barbearia e sofrer uma espécie de emboscada, mata os três facilmente! A cena a seguir sempre me causou uma certa estranheza, o 'estranho' se depara com uma mulher , que lhe esbarra deliberadamente e passa a insultá-lo.
Ele simplesmente a estupra em plena luz do dia em um estabulo próximo!! Mesmo agora, assistindo ao filme novamente, acho a cena desnecessária e de um certo mau gosto. A cena também é mau feita, quando comparada as cenas de mesmo tipo feitas atualmente. Porém, mostra claramente como são os moradores da cidade, ninguém faz ou fala absolutamente nada!
Depois desta pequena 'amostra' do carater dos moradores, começamos a conhecer a trama por trás do filme. O 'estranho' tem um pesadelo, onde um xerife é chicoteado até a morte, diante de uma cidade absolutamente indiferente! No sonho, os rostos das pessoas ficam sempre na penumbra, embora os reconheçamos. Posteriormente em uma lembrança de Mordecai, o desprezado anão da cidade, temos uma visão do mesmo acontecimento, mas sob ponto de vista dele. Nesta lembrança, vemos claramente os rostos que antes ficaram na penumbra. Somente uma pessoa esboçou alguma reação, mas foi impedida pela marido de ajudar ao xerife...
A morte demora algum tempo e parece ser extremamente dolorosa. O tempo todo o xerife Duncan pede ajuda aos moradores, mas quando percebe que eles nada farão, os amaldiçoa dizendo que todos vão para o inferno! Nesta cena, mais uma vez o diretor procura mostrar que o 'estranho' talvez seja o fantasma do xerife. O ator usado, Budy Van Horn, é dublê de longa data de Eastwood e se parece com ele fisicamente...
Acontece que os membros do comitê da cidade, traiçoeiramente acabam mandando prender os responsáveis pela morte do xerife, não para fazer justiça, mas por outras razões. O líder do bando promete que ao sair irá matar um por um os moradores e destruir a cidade. Por esta razão haviam os 3 pistoleiros do inicio do filme na cidade. Devido a facilidade com que o 'estranho' os matou, o comitê decide contratá-lo para protege-los, mas com intenção de traí-lo como fizeram com os assassinos do xerife...
A principio o 'estranho' não aceita, porém por razões pessoais acaba por mudar de ideia. Só que começa a fazer exigências cada vez mais absurdas, que culminam com pintar a cidade toda de vermelho; mudar o nome de Lagos para "Hell" (Inferno); fazer uma enorme mesa de piquenique com vários alimentos e pendurar uma faixa com os dizeres: "Bem vindos rapazes".
Finalmente, na parte final quando há o inevitável confronto final, ficamos sabendo de toda a história: porque o xerife teve de morrer; porque a cidade ficou indiferente a sua sorte e quais foram os principais responsáveis...Como não poderia deixar de ser, o final é brutal...para um filme da década de 70!
É quase impossível você assistir "O Estranho Sem Nome" e não se lembrar de outro clássico do faroeste de 1952: "MATAR OU MORRER" (saiba mais aqui), onde um xerife passa pela mesma situação, mas com um final melhor...Há quem diga que seja uma "releitura mais ácida" do filme. Aliás, o filme de Eastwood causou o mesmo efeito que "Matar ou Morrer", em pessoas importantes na indústria de cinema como por exemplo John Wayne...
Wayne chama "Matar ou Morrer" de "o filme mais ante americano que já assisti!". Após o lançamento de "O Estranho Sem Nome", Clint Eastwood sugeriu a Wayne uma parceria em um filme. Fala-se que Wayne respondeu de forma agressiva, dizendo que Eastwood fazia filmes violentos e que mudava o estilo de vida no velho oeste (esta é a razão de nunca termos assistido a um filme com os dois atores)...O que não deixa de ser irônico, pois diversos filmes de Wayne são bem violentos!
CURIOSIDADES:
O filme ganhou no Brasil o título de "O Estranho Sem Nome", para 'pegar carona' no personagem da trilogia de Sergio Leone, conhecida como 'a trilogia dos dólares' (saiba mais aqui).
Na cena final, quando aparece o cemitério, é possível ler o nome de tres diretores que trabalharam com Clint Eastwood. São eles: Sergio Leone: Don Siegel e Brian G. Hutton...
Nos minutos finais do filme, o 'estranho' passa por Mordecai que esta trabalhando em uma lápide no cemitério. Mordecai diz ao estranho: "Sabe, eu nunca soube seu nome". Em resposta o estranho lhe diz: "Sabe sim" e continua a cavalgar. A camera se desvia do rosto de Mordecai e fixa na lápide, onde lemos: "Xerife Jim Duncan - Descanse em paz"...
Da mesma forma que começou(só que ao contrário), a camera acompanha o 'estranho' galopando em direção as colinas ao longe. E da mesma forma que ele pareceu se materializar no inicio do filme, agora no final, ele se desmaterializa!
É, ou não é, um 'faroeste sobrenatural'?
Caso deseje baixar ao filme, temos algumas sugestões logo abaixo:
Caso queira assistir:
Opção 1 - legendado Opção 2 - dublado
Talvez também queira ler:
Papo de Cinema | O DÓLAR FURADO (Un dollaro bucato) -1965
Papo de Cinema | "O Cavaleiro Solitário" ("Pale Rider") - 1985
Memória Western: (“western spaghetti”): Trilogia dos Dólares (Sergio Leone - 1964/1965/1966)
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