Papo de Cinema | "O Cavaleiro Solitário" ("Pale Rider") - 1985


Neste PAPO DE CINEMA vamos te levar a sempre empolgante década de 80. E, se não bastasse isso, vamos conversar sobre um excelente "bang-bang", estrelado por ninguém menos que Clint Eastwood que dirigi e estrela: "O CAVALEIRO SOLITÁRIO". E, não estamos falando do "Lone Ranger". Aqui temos um clássico Eastwood, um pistoleiro misterioso, calado e brutalmente eficiente. Agora chega de enrolação e vamos a matéria. Fique conosco e divirta-se!

SINOPSE: No Velho Oeste, o inescrupuloso LaHood (Chris Penn) tenta expulsar os humildes mineradores que exploram uma jazida de ouro da região. Depois de um dos ataques dos homens do vilão, no qual sua cachorrinha é morta, uma garota reza a Deus por um milagre, que parece chegar na forma de um misterioso pastor (Clint Eastwood), rápido no gatilho, que resolve proteger os mineradores explorados.

Título: O CAVALEIRO SOLITÁRIO
Título Original: Pale Rider
País: EUA
Ano: 1985
Direção: Clint Eastwood
Roteiro: Dennis Shryack / Michael Butler
Elenco principal:
 - Clint Eastwood .... Pregador
 - Michael Moriarty .... Hull Barret
 - Carrie Snodgress .... Sarah Wheeler
 - Chris Penn .... Josh LaHood
 - Richard Dysart .... Coy LaHood
 - Sydney Penny .... Megan Wheeler
 - Richard Kiel .... Club
Gênero: Western (Faroeste)
Duração: 115 minutos
Fotografia: Bruce Surtees
Edição: Joel Cox
Música: Lennie Niehaus
Produção: Clint Eastwood
Produtor associado: Fritz Manes
Produtora: The Malpaso Company
Distribuidora: Warner Bros.
Lançamento: 28 de Junho de 1985
Orçamento:   US$ 4 milhões
Arrecadação: US$ 60 milhões 


RESENHA:
Um dos melhores filmes dirigidos e estrelados por Clint Eastwood do gênero western, "O Cavaleiro Solitário" ("Pale Rider") foi o faroeste de maior bilheteria dos anos 80. Além de ser um longa cheio de ação e cenas memoráveis, ele trás muitas referências bíblicas tiradas diretamente de Apocalipse com o próprio personagem de Eastwood sendo uma referência a um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse (a Morte). Embora retratado durante toda película como uma espécie de fantasma errante, o Pastor nunca têm sua origem completamente explicada, apenas com algumas menções, diferente do personagem do filme "O Estranho Sem Nome" ("High Plains Drifter") também interpretado por Eastwood, que têm sua origem resolvida em flashbacks exibidos em momentos chave. O longa estrelado por Eastwood trouxe novo gás ao gênero já desgastado do faroeste ainda mais depois do retumbante fracasso de "O Portal do Paraíso"("Heaven's Gate").
Em seu enredo, o longa conta a história de uma humilde comunidade de garimpeiros independentes que sofrem pressão dos homens da mineradora LaHood cujo dono, o inescrupuloso Coy LaHood que almeja tomar-lhes as terras buscando ouro para aumentar ainda mais sua riqueza. Após um ataque dos homens de LaHood, o cachorro da menina de 14 anos, Megan Wheeler é atingido no fogo cruzado e, quando está realizando um funeral improvisado ela faz uma prece pedindo um milagre a Deus. Quase que imediatamente, um cavaleiro montado num belo e alvo cavalo vem em direção ao vale. A jovem Megan vive com sua mãe Sarah e o pretendente desta última, Hull Barret líder dos mineradores que interveio quando o ex-marido de Sarah a abandonou com sua filha. Em uma ida à cidade, Hull é atacado pelos homens de LaHood, sendo salvo pelo misterioso cavaleiro que refere-se a si mesmo apenas como Pastor. Em agradecimento, Hull o convida a jantar com ele, Sarah e Megan.
Mais tarde, o filho de LaHood, o arrogante Joshua não gostando da interferência do estranho tenta demonstrar sua força usando seu capanga mais forte, o grandalhão Club. Para se defender de seu atacante, o Pastor usa uma marreta e o golpeia na virilha o ajudando gentilmente a montar seu cavalo logo depois e mandando os dois embora do local. Com ajuda do Pastor, os mineiros começam a trabalhar e prosperar em relativa paz o que trás desconforto e ao mesmo tempo alegria a Hull que fica incomodado com o fato de seu estranho e novo aliado se tornar uma figura popular na comunidade inclusive, com Sarah e a menina Megan. Não conseguindo livrar-se do estranho nem com suborno nem com intimidação, LaHood decide contratar um grupo de pistoleiros profissionais, o conhecido Delegado Stockburn e seus homens. Com a ajuda, LaHood dá um ultimato aos mineiros para que lhe vendam suas terras ou vai tomá-las a força. Com a liderança de Hull, a maioria decide ficar e lutar por seus direitos. Na manhã seguinte, o Pastor vai ao banco da cidade e retira do cofre um par de armas e deixa o colarinho clerical no lugar. Logo depois, Megan é salva pelo Pastor de ser estuprada por Joshua atirando na mão dele.
No dia seguinte, um dos mineiros acha uma grande pepita de ouro e vai para cidade comemorar enchendo a cara no saloon. Embriagado, ele se vangloria na porta do escritório de LaHood atraindo a atenção de Stockburn e seus ajudantes que o matam a sangue-frio. Os filhos do falecido levam seu corpo de volta para casa e avisam ao Pastor que o Delegado o estaria esperando no dia seguinte. Sarah já apaixonada pelo estranho, lhe pede que vá embora para não se ferir e lhe dá um beijo dizendo que casará com Hull apesar do que sente. Ainda assim, o Pastor vai até a mineradora de LaHood e explode tudo com ajuda de Hull. Logo depois, o Pastor impede Hull de acompanhá-lo e segue sozinho para o confronto com o Delegado e seus ajudantes. No duelo que se segue, o Pastor mata todos os ajudantes, sobrando apenas ele e Stockburn. Apesar de estarrecido por reconhecer o Pastor e pelo mesmo estar vivo, Stockburn acaba perdendo o duelo sendo cravejado de balas, inclusive uma na cabeça. Inesperadamente, o Pastor é salvo por Hull que mata LaHood que estava prestes a matar o estranho. Ao final, o Pastor despede-se e vai embora em seu cavalo apesar dos apelos de Megan que chega de carroça para tentar impedi-lo de partir. Contudo, ela não consegue alcançá-lo conseguindo apenas gritar ao longe que o ama enquanto ele se afasta do desfiladeiro. 

                                                               Resenha: Cassius M G Silva

 CURIOSIDADES:

  • O filme foi muito bem recebido pela crítica e público e no Festival de Cannes de 1985 foi eleito um dos 10 melhores filmes de western e incluído na lista do American Film Institute. Também concorreu a Palma de Ouro nesse mesmo ano. 
  • Em 1985, Clint Eastwood já estava há nove anos sem atuar num faroeste (desde “Josey Wales o Fora-da-Lei”, em 1976). Foi quando Clint recebeu um roteiro intitulado “The William Munny Killings” que o ator entendeu que era hora de retornar ao gênero que o consagrara. Mas Francis Ford Coppola tinha prioridade no script e Clint Eastwood jamais aceitaria ser dirigido por Coppola. Curiosamente Eastwood viria a dirigir esse mesmo roteiro anos depois, com o título “Unforgiven” (Os Imperdoáveis) após Coppola perder o direito à opção. Diante desse impasse, Clint decidiu produzir, dirigir e atuar em um western com roteiro da dupla Michael Butler-Dennis Shryack, intitulado “Pale Rider”. A escolha de Eastwood foi feita ao perceber que a história tinha alguns pontos em comum com “Os Brutos Também Amam” (Shane), clássico de George Stevens de 1953, filme pelo qual Clint manifestava admiração. Por sua sugestão o roteiro foi adaptado de tal forma que “Pale Rider” (no Brasil:“O Cavaleiro Solitário”) se transformou numa nova versão de “Shane”.
  • Rodado em 45 dias ao custo de quatro(4) milhões de dólares, “O Cavaleiro Solitário” rendeu sessenta (60) milhões quando de seu lançamento nos Estados Unidos, desmentindo aqueles que diziam que faroestes não atraiam mais o público.
  • Originalmente, era Lee Van Cleef quem interpretaria Stockburn, antes que o papel caísse para John Russell
  • O filme freqüentemente se refere à Bíblia, como Clint Eastwood reconheceu. Seu título vem dos Cavaleiros do Apocalipse , cujo quarto e último cavalga um cavalo pálido (pálido) e é chamado de "Morte". O pastor aparece justamente quando a jovem Mélanie está lendo esta passagem da Bíblia. O comentário do pastor após ter espancado bandidos é: "Os caminhos do Senhor são impenetráveis ​​..." . Tendo Lahood proposto a ele construir uma igreja para que ele possa exercer seu ministério ali, ele lhe responde: “Não podemos servir a Deus e a Mamom” . Mammon significa "dinheiro".
  • Clint Eastwood interpreta aqui um personagem cujo nome não é revelado, como em vários outros westerns em que atuou, notadamente a “  trilogia do dólar  ” de Sergio Leone.
  • O filme: "O Missionário" (Missionary Man, de 2007), dirigido e estrelado por Dolph Lundgren , tem um enredo muito semelhante ao de Pale Rider, o Cavaleiro Solitário , do qual Dolph Lundgren é fã confesso.

Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Talvez também queira ler: 


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.