Papo Furado | RIQUINHO (Richie Rich) – 1953

Neste PAPO FURADO vamos resgatar a memória de um personagem outrora muito popular e que hoje foi praticamente esquecido, estamos falando de RIQUINHO, o garoto mais rico do mundo. Originalmente um personagem de quadrinhos da Harvey Comics, companheiro de: Gasparzinho, Bolota, Brazinha, a Bruxinha wendy entre outros. Riquinho ganhou muita popularidade nos anos 80, com o desenho animado da Hanna Barbera que trazia as loucas aventuras do garoto super rico, esbanjando milhares de dólares, sempre na companhia de seus inseparáveis amigos e que nunca perdia sua essência de humildade e bondade. Claro que além dos quadrinhos originais da década de 50 e da animação nos anos de 1980, também tivemos outras interessantes versões. Ficou curioso? Então, aventure-se conosco e boa leitura!

Criado por Alfred Harvey e por Warren Kremer, publicado pela Harvey Comics, os quadrinhos de "Richie Rich" (Riquinho Rico) fizeram grande sucesso em todo o mundo. Ele apareceu pela primeira vez no número 1 do gibi americano da “Brotoeja” (“Little Dot”), em setembro de 1953. Logo, tornou-se o personagem mais popular da editora, principalmente a partir de 1960, quando ganhou sua própria revista. 


Riquinho é um garoto de 10 anos, muito amado por seus pais, Ricardo e Regina Rico. O menino herdeiro de uma imensa fortuna e com um visual almofadinha, prefere brincar com seus vizinhos pobres, com quem aprende e se diverte com as coisas simples da vida. Claro que grande parte das aventuras da turma sempre giravam em torno de brinquedos fantásticos, aparelhos eletrônicos divertidos e de bandidos que sempre apareciam.

Além dos quadrinhos, no ano de 1980, Riquinho foi adaptado como um desenho animado, produzido pela Hanna-Barbera. Tornando-se um sucesso que teve 41 episódios, com duração média de 6 minutos cada, distribuídos em 4 temporadas.
No ano de 1994, ganhou sua primeira versão live action com o filme homônimo, estrelado por Macaulay Culkin, 
SINOPSE: Riquinho Rico (Macaulay Culkin) é o menino mais rico do mundo, mas apesar de amar e ser amado por seus pais, Ricardo Rico (Edward Herrmann) e Regina Rico (Christine Ebersole), ele não é totalmente feliz, pois quer jogar baseball com algumas crianças. Quando seus pais desaparecem após o avião deles cair no Triângulo das Bermudas, Riquinho suspeita que Lawrence Van Dogh (John Larroquette), um executivo das Indústrias Rico, seja o responsável por este "acidente", pois planeja assumir o controle de todas as empresas Rico. Mas com a ajuda de Herbert A.R. Cadbury (Jonathan Hyde), seu fiel mordomo, o Professor Keenbean (Michael McShane), um excêntrico cientista, e alguns amigos da sua idade, Riquinho faz um plano para combater o maléfico esquema de Van Dogh e salvar seus pais.

Em 1996, ganhou uma outra série animada de apenas 13 episódios, produzida pela Film Roman.


Em 1998, foi lançado o filme: "AS NOVAS AVENTURAS DE RIQUINHO" (Richie Rich's Christmas Wish), uma sequência diretamente em vídeo, desta vez estrelada por David Gallagher.
SINOPSE: Depois de acusado de estragar o Natal, o menino mais rico do mundo deseja nunca ter nascido. Sem ele se dar conta, uma máquina de desejos transforma o pedido em realidade.


Em 2015, a NETFLIX lançou uma série, estrelada por Jake Brennan. Foram produzidos 21 episódios, de 22 minutos em média, distribuídos em 2 temporadas.
SINOPSE: Richie Rich (Jake Brennan) é o garoto mais rico do mundo. Após ganhar um trilhão de dólares por criar e vender uma nova tecnologia, ele se muda para uma mansão e começa a levar a vida incrível que toda criança deseja.


Já no ano de 2019, Riquinho apareceu como personagem convidado da animação: Harvey Street Kids, uma série da Netflix baseada em personagens da Harvey Comics, com a voz de Jack Quaid. Na terceira temporada, Riquinho aparece como um dos personagens principais.


Riquinho já teve quadrinhos publicados no Brasil pela RGE (Rio Gráfica Editora) e também pela EBAL (Editora Brasil-América Limitada) entre as décadas de 60 e de 80. À pouco tempo, teve revistas publicadas pela editora Ediouro/Pixel.


Já a versão animada da Hanna Barbera, por volta de 1986, estreou na programação da TV brasileira indo ao ar pela Rede Manchete dentro do programa Clube da Criança. Já na década de 1990 o SBT trouxe o desenho de volta exibindo-o em diversos dias e horários dentro de programas como: Carrossel Animado, Bom Dia & Cia e Sábado Animado.


OUTRAS CURIOSIDADES:
  • Segundo o levantamento mais recente da Revista Forbes que mostra quais são os personagens mais ricos da ficção, RIQUINHO ocupa a 7ª posição.
  • A mansão do filme de 1994 é a mesma residência utilizada para o personagem Mason Verger do filme Hannibal (2001).
  • Em 2007, a editora Dark Horse lançou o encadernado: Harvey Comics Classics Volume 2: Richie Rich, com 480 páginas coloridas com mais de 100 aventuras do garoto mais rico do mundo.
  • Durante o auge da Harvey Comics de 1950 a 1982, Riquinho foi o personagem mais popular da editora, eventualmente estrelando mais de 50 títulos separados, incluindo os quadrinhos de longa duração Richie Rich , Richie Rich Millions , Richie Rich Dollars and Cents e Richie Rich Success Stories.
  • À partir de 2011, a série de quadrinhos passou a ser produzida pela Ape Entertainment e a Classic Media que atualizou o personagem enfatizando seu lado altruísta e fazendo de Riquinho "uma mistura de James Bond e Indiana Jones com a maior conta bancária do mundo" Agora, Riquinho é um aventureiro altruísta que viaja pelo mundo ajudando os menos afortunados!
  • Na versão animada, produzida pela Hanna Barbera, Riquinho e seus amigos são um pouco mais velhos que nos quadrinhos originais, tendo cerca de 12 anos de idade.
  • "Richie Rich" fez algumas aparições no desenho animado dos Simpsons, na Fox.
  • Riquinho já foi parodiado no desenho animado "Robot Chicken" do Adult Swim, sendo dublado por Seth Green.

Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Outras postagens com produções da  Hanna/Barbera que talvez queiram ler: 


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.