Papo de Cinema | O MANTO SAGRADO (The Robe) - 1953
SINOPSE: Nos últimos anos do reinado de Tibério (Ernest Thesiger), quando Roma era a "dona do mundo", Marcellus Gallio (Richard Burton) é um tribuno que está sempre envolvido com jogos ou mulheres. Além disto tem uma rixa pessoal com Calígula (Jay Robinson), o herdeiro do trono. A situação se complica quando Marcellus oferece, em um leilão de escravos, a absurda quantia de três mil moedas de ouro por Demétrio (Victor Mature), que também estava sendo disputado por Calígula. Ao se ver derrotado por Marcellus, Calígula encara isto como uma afronta pessoal e então manda o tribuno ir servir imediatamente em Jerusalém, na Palestina, considerado o pior lugar do império. Entretanto, devido a motivos políticos, após pouco tempo em Jerusalém o tribuno é chamado de volta por Tibério. Mas, antes de partir, recebe a missão de supervisionar a execução de uma sentença: a crucificação de Jesus Cristo. Finda a tarefa, ele e outros soldados disputam em um jogo de dados próximo à cruz a posse do manto vermelho usado pelo mártir. Marcellus vence mas o manto fica com Demetrius, pois quando Gallio tentou usar o manto algo o afligiu de forma indescritível. Demétrio, que já tinha se tornado um cristão, lhe tirou o manto e disse que jamais o serviria novamente, pois ele tinha crucificado seu mestre. Em seu retorno Gallio fala frases sem sentido, como se algo muito forte o atormentasse. Já em Capri, onde estava o imperador e Diana (Jean Simmons), que Gallio ama e é correspondido, alguns membros da corte e o próprio Tibério, vendo que Gallio se portava de modo estranho, ouvem por horas o que aconteceu com o tribuno em Jerusalém. Tibério acha que o tribuno pode ter perdido a razão, mas quando Gallio atribui que a aflição que sente só aconteceu após se cobrir com o manto de Jesus, então o adivinho da corte conclui que o manto estava enfeitiçado e precisa ser destruído. Isto parece lógico tanto para Tibério como para Marcellus, então o tribuno irá retornar à Palestina para destruir o manto e descobrir os nomes dos cristãos, mas esta viagem irá afetar profundamente sua vida.
- Apesar de o MANTO SAGRADO ser lembrado historicamente como o primeiro filme a ser rodado em Cinemascope, a verdade é que foi o segundo filme. Porém, o primeiro a ser lançado comercialmente nos cinemas americanos. Ou seja, o primeiro a ser apresentado perante a crítica e o público, no uso desta tecnologia. O primeiro filme rodado neste formato foi Como Agarrar um Milionário (1953).
- O CinemaScope foi uma tecnologia de filmagem e projeção que utilizava lentes anamórficas criada pelo presidente da 20th Century Fox em 1953. Foi utilizada entre 1953 e 1967 para a gravação de filmes widescreen, marcando o início do formato moderno tanto para a filmagem quanto para a exibição de filmes. O surgimento dessa tecnologia de lentes anamórficas, teoricamente, permitiu que o processo criasse uma imagem de quase duas vezes mais larga (2.66:1) em relação ao tradicional formato anterior (1.37:1).
- No ano seguinte (1954), a a 20th Century Fox produziu a continuação intitulada: "DEMETRIO, O GLADIADOR" (Demetrius and the Gladiators). Filme dirigido por Delmer Daves para e estrelado por Victor Mature e Susan Hayward. A história acontece em Roma, pouco tempo depois da crucificação de Jesus, quando um jovem gladiador se envolve numa intriga palaciana para obter o manto que pertencera ao nazareno. Enquanto isso, um cristão (Victor Mature) cai em tentação e se deixa seduzir por Messalina.
- O título do filme corresponde ao manto vermelho que, como diz a Bíblia, teria sido usado por Jesus pouco antes de sua crucificação. O foco nesse objeto-chave se dá justamente porque o livro do qual o filme é baseado, O Manto de Cristo, foi escrito a partir da seguinte pergunta feita por seu autor, Lloyd C. Douglas: “O que houve com o soldado romano que ficou com o manto de Jesus?“.
Livro: O MANTO SAGRADO - Lloyd C. Douglas |
- Inicialmente os direitos da adaptação do livro de Lloyd C. Douglas para o cinema pertenciam à RKO Pictures, tendo sido comprados na década de 40. Como o estúdio nunca levou o filme às telas, decidiu posteriormente por revender os direitos para a 20th Century Fox.
- O produtor Frank Ross adquiriu os direitos do romance em 1942, antes mesmo de a obra ser concluída por US$ 100.000.
- Por conta da venda dos direitos para a 20th Century Fox, Ross recebeu US$ 40.000 mais 20% dos lucros. Já a RKO Pictures recebeu US$ 300.000 mais US$ 650.000 de lucros futuros.
- O produtor Darryl F. Zanuck ofereceu o personagem Marcellus Gallio a Tyrone Power, como forma de conseguir a renovação de seu contrato junto a Fox. Power não aceitou a proposta.
- O filme estreou no Roxy Theatre em Nova York em 16 de setembro de 1953. Em seu lançamento público estabeleceu um recorde bruto de um dia (em um único cinema) de US$ 36.000. E, também, um recorde bruto de uma semana (em um único cinema) de US$ 264.427.
- Diferente do que é mostrado na história, Calígula não perseguiu sistematicamente os cristãos. A primeira perseguição aos cristãos organizada pelo governo romano foi sob o imperador Nero em 64 dC após o Grande Incêndio de Roma e ocorreu inteiramente dentro da cidade de Roma.
- As filmagens terminaram em 30 de abril de 1953, duas semanas antes do previsto.
- O filme foi anunciado como "o milagre moderno que você vê sem óculos", uma referência aos filmes 3D que começavam a se popularizar na época. Como muitos cinemas da época não estavam equipados para exibir um filme CinemaScope , duas versões de "The Robe" foram feitas: uma na proporção de tela padrão da época, a outra no processo widescreen. O filme foi geralmente exibido na televisão usando a versão padrão de proporção de aspecto 1.33:1 que preenche uma tela de televisão padrão em vez da versão widescreen do CinemaScope.
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