Animação em Foco | COELHO RICOCHETE & BLÁU BLÁU (1964)

 

Mais uma vez o destaque do ANIMAÇÃO EM FOCO vai para um dos incontáveis sucessos da HANNA-BARBERA que fizeram a alegria da infância de muitas crianças. O escolhido da vez é: O COELHO RICOCHETE que como diz o nome, era um coelho, mas também era um xerife no Velho Oeste americano. Seu nome vinha do fato dele correr em alta velocidade (só se via um borrão), ricocheteando em objetos. Quando corria ele falava "Bing-Bing-Bing! Coelho Ricochete". E, claro que nosso herói tinha seu fiel ajudante, o atrapalhado: Bláu-Bláu, um coiote absurdamente lerdo que usava um chapéu amassado e atravessado na cabeça. Se você é dessa época, já lembrou com certeza! Se nunca ouviu falar, não precisa desanimar. Fique conosco e aproveite um pouco mais dessa gostosa nostalgia. Boa Viagem! 

SINOPSE: “Bing-bing-bing! É o coelho-xerife Ricochete!” - E era assim que o xerife coelho mais rápido do oeste se apresentava antes de sair em disparada ricocheteando pelas paredes, pedras e cactos no encalço dos mais temíveis bandidos de "Hoop’n Holler", uma típica cidadezinha do Velho Oeste. Além de sua incrível velocidade, Ricochete possui um revolver multifuncional. As balas, quando disparadas, transformam-se nos mais diversos objetos, como um alfinete para furar um balão de ar quente, uma rolha de cortiça para tapar arma, um martelo para golpear o adversário na cabeça e muitas outras coisas hilárias. Ao contrário do Xerife, seu fiel ajudante, o coiote Blau-Blau, parece caminhar em slow motion. Bastante lerdo e atrapalhado sob o seu chapéu engraçado, sempre que tenta usar a técnica do seu chefe, o desengonçado coiote se esborracha no chão ou quebra a cara numa parede qualquer.

Título: COELHO RICOCHETE & BLÁU BLÁU
Título Original: Ricochet Rabbit & Droop-a-Long
Gênero: Animação
Estúdio: HANNA BARBERA
País: EUA
Ano: 1964-1966
Episódios: 23, com duração média de 7 minutos, distribuídos em 2 temporadas.
Os personagens apareceram pela primeira vez como um dos segmentos do programa de Maguila, o Gorila (1964-1967). Passava junto com Matracatrica e Fofoquinha e Bacamarte e Chumbinho. Depois mudou para o show do Peter Potamus. 
No Brasil o desenho estreou na TV Tupi no final da década de 1960 e já em 1971 fazia parte da programação da Record indo ao ar às 12h30. Na TV Record o desenho foi apresentado até meados 1973.
Em 1975 estava entre as animações do programa Tio Molina na TV Bandeirantes, emissora onde permaneceu durante o restante da década de 1970 e início da década seguinte. Foi exibido na Band nesse período dentro de vários horários e dias.
Esteve no SBT entre os anos de 2001 e 2003 e voltou a ser mostrado no canal em 2013 dentro do Sábado Animado. 

CURIOSIDADES

  • Coelho Ricochete é uma série de desenhos animados da Hanna-Barbera, que apareceram pela primeira vez dentro de um dos desenhos da Tartaruga Touché, em 1963, numa aventura no século 17 que se passava na França.
  • Assim como todos os personagens de Hanna-Barbera, foram comercializados livros de colorir, lancheiras, brinquedos, etc., embora Ricochete e Blau-Blau nunca tenham estrelado uma revista em quadrinhos.
  • A aparência de Bláu-Bláu (Droop-a-Long),foi idealizado para se assemelhar aos atrapalhados sidekicks dos filmes de western dos anos 40. 
  • O Coelho Ricochete também teve uma participação em A Turma do Zé Colméia e também no episódio “X Get the Crest” de Harvey o Advogado. Depois disso praticamente desapareceu.
  • Ricochete & Bláu Bláu apresentam a mesma "fórmula de sucesso" das animações Hanna-Barbera. Ou seja, são personagens animais antropomórficos sendo um grande e outro pequeno que na maioria das vezes eram opostos ou até mesmo se antagonizam. Temos até animais que no mundo real são inimigos tipo predador e presa que agem como amigos. Por exemplo: Ricochete & Bláu Bláu (Coiote e Coelho), Tom e Jerry (gato e rato), Lippy e Hardy (leão e hiena), Matraca Trica e Fofoquinha (urso polar e foca) e a lista continua.
DUBLADORES

    EUA:
        Coelho Ricochete: Don Messick
        Blau-Blau:             Mel Blanc

    No Brasil:
        Coelho Ricochete: Olney Cazarré
        Blau-Blau:             Ary de Toledo e Older Cazarré
        (Estúdio: AIC - São Paulo)

Episódios

Show de Maguila, o Gorila

Ep. Título original Estados Unidos Título Brasil
1 "Atchison Topeka & Sam Jose" "Topeka e São José Largando Brasa"
2 "Good Little Bad Guy" "Ordinário mas Bonzinho"
3 "Craddle Robber" "Um Bebê Manjado"
4 "West Pest" "Peste do Oeste"
5 "T.V. Show" "TV Show"
6 "Annie Hoaxley"
7 "School Daze" "Procurados Para a Escola"
8 "Sheepy Wolf" "É Louco o Lobo"
9 "Big Thinker" "O Grande Roubo"
10 "Two Too Many" "Os Dois Iguaizinhos"

Show de Peter Potamus

Ep. Título original Estados Unidos Título Brasil
1 "Bad Guys Are Good Guys" "Maus Sujeitos São Bons Sujeitos"
2 "Itchy Finger Gunslinger" "O Pistoleiro de Dedos Leves"
3 "Clunko Bunko" "Clunko Bunko"
4 "Slick Quick Gun" "Mais Veloz do que o Xerife"
5 "Mostly Ghostly" "O Fantasma"
6 "Will O´The Whip" "Enroscados no Chicote"
7 "Cactus Ruckus" "A História"
8 "Rapid Romance" "Um Rápido Romance"
9 "El Loco, Loco, Loco, Loco Diablo" "O Louco, Louco, Louco, Louco Diabo"
10 "Big Town Show Down" "Cidade do Sossego"
11 "Space Sheriff" "O Xerife do Espaço"
12 "Red Riding Ricochet" "O Chapeuzinho Vermelho"
13 "Jail Break-In" "Fuga para a Cadeia"


Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.