Falando em GAMES: SPACE INVADERS (1978)
SPACE INVADERS é um jogo de videogame de arcade desenhado por Tomohiro Nishikado e lançado em 1978. Originalmente construído pela Taito Corporation e um tempo depois foi licenciado para produção nos Estados Unidos pela Midway Games. O objetivo da aventura era destruir o maior número de naves alienígenas (que vinham em ondas) com uma espaçonave humana para ganhar o maior número de pontos possível.
Designer: Tomohiro Nishikado
Gênero: Tiro fixo vertical
Plataforma: Arcade
Gameplay do canal Replay Burners
SPACE INVADERS é considerado por MUITOS gamers como um dos jogos mais influentes de todos os tempos, Space Invaders fez um enorme sucesso e ajudou a expandir a industria de videogames mundialmente, sendo um dos primeiros jogos de tiro com gráfico bidimensional. O objetivo era destruir ondas de espaçonaves alienígenas com um canhão laser terrestre, para ganhar o maior número de pontos possível. A jogabilidade foi muito inovadora na época. Antes, a maioria dos jogos tinha um tempo para acabar, já em Space Invaders o jogo só acabava quando o jogador perdesse suas três vidas, com isso a duração do jogo dependia da habilidade dos jogadores.
Segundo Toshihiro Nishikado, designer do jogo, os alienígenas são inspirados na descrição dos invasores do romance A Guerra dos Mundos, do escritor Herbert George Wells. "Na história, os alienígenas se parecem com polvos. Eu desenhei o primeiro bitmap baseado nessa ideia, depois criei outros aliens parecidos com criaturas marinhas, como lulas e caranguejos." disse Nishikado. O designer também contou que a ideia inicial era fazer os inimigos como aviões mas isso não foi possível devido as dificuldades técnicas da época. Nishikado também se mostrou contrário a ideia de colocar seres humanos como inimigos por considerar moralmente incorreto fazer os jogadores atirarem em imagens humanas.
Nas primeiras versões do fliperama em 1978, o jogo se passava em uma tela em "reverso" na parte inferior do gabinete e refletido na forma correta em espelhos dentro do fliperama, onde também se encontravam desenhos ao fundo. Com a ajuda da iluminação interna, todo este conjunto dava um efeito tridimensional ao jogo. Tinha-se a ilusão de os gráficos estarem flutuando. Estes efeitos não mais foram observados nas versões futuras deste jogo e outros games. Space Invaders foi o primeiro arcade a ser convertido para o console Atari 2600, sendo um sucesso imediato por não apenas capturar as características do jogo original mas também por adicionar novas versões de jogo. Posteriormente foram lançadas versões para Atari 5200, MSX, NES e Colecovision. Clones de Space Invaders podem ser encontrados em qualquer videogame moderno, internet e até mesmo em celulares.
A IGN colocou o jogo na sua lista de dez jogos mais influentes de todos os tempos.
Contribuição:Shoji Kawaguchi
Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Curta nosso blog, nossa página e nosso grupo.
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...
Nenhum comentário