MEMÓRIA EM QUADRINHOS | "OS MICRONAUTAS" - ORIGEM E CAMINHADA DE VOLTA A MARVEL
OMNIBUS - Embora pareça nome de algum vilão cósmico dos quadrinhos, na verdade é um tipo de publicação no formato livro, que a PANINI esta lançando no Brasil. Nela é possível se colocar no mesmo lugar as fases clássicas de personagens conhecidos ou esquecidos; as ENORMES sagas anuais das editoras Marvel e DC, ou como no caso de nossa matéria, relembrar a passagem deles pela editora. Hoje relembramos os "MICRONAUTAS". Quem eram e sua origem. Vamos lá?
Para começarmos é necessário fazermos uma pequena reparação. Dissemos na introdução que "OMNIBUS", PARECE nome de algum vilão cósmico, porém como muitos dos que conseguiram comprar sabem, pelo preço cobrado pela PANINI em cada um deles, definitivamente É um vilão, quer seja cósmico ou não...
Como já ocorreu em outras ocasiões, a Marvel produziu as histórias dos Micronautas graças a uma linha de brinquedos infantis. Porém desta vez não para divulgar as 'figuras de ação', mas sim porque as 'figuras de ação' provocaram a imaginação de um dos escritores da "fabrica de sonhos"...
BREVE RETROSPECTIVA - QUEM SÃO OS MICRONAUTAS?
O sucesso dos 'Micronautas' fez com que a empresa Parker Bhothers, pedissem a Marvel que fizessem histórias baseadas em uma de suas mais procuradas figuras de ação: ROM...A Marvel concordou e mais uma vez Mantlo entrou em ação. Resultado: ROM se mostrou um outro sucesso em vendas!
Ora, com o sucesso de ROM e Micronautas, a empresa resolveu assumir um papel ainda maior no mercado de brinquedos, lançando mais duas linhas de bonecos de ação e que nem preciso dizer o resultado, apenas os nomes: "GI JOE" e "THE TRANSFORMERS". Claro que a Marvel contribuiu muito ajudando a criar a estrutura da história por trás da linha de brinquedos.
HA QUANTO TEMPO A MARVEL NÃO PUBLICA "OS MICRONAUTAS"?
Bem, a produção de histórias dos Micronautas dependiam da existência e manutenção do acordo entre a editora Marvel e a empresa Mego, porém a Marvel perdeu os direitos de usar os personagens em 1986, seis anos após o fim da produção da linha de brinquedos. Porém, durante o período em que o acordo esteve vigente, Mantlo criou alguns personagens originais. Estes personagens podiam ser usados e apareciam esporadicamente.
Embora o novo acordo de licenciamento envolva apenas a coleção de quadrinhos originais, há sempre a esperança que a Marvel e a Hasbro possam fechar um outro acordo futuro que permita a reintrodução dos Micronautas e de ROM no ambiente do universo Marvel...
A SÁIDA DA MARVEL FOI O FIM PARA AS AVENTURAS DO GRUPO?
Não. Em 2002 a IMAGE COMICS anunciou uma nova série com os personagens. Porém, só teve 11 edições terminando em 2003. Mas neste mesmo ano, foi publicada uma série limita de quatro edições com o personagem Barão Karza.
Em 2004 foi a vez da editora Devil's Due Publishing, suas histórias misturavam novos personagens com aqueles baseados na linha de brinquedos. Foram apenas três edições.
Em 2015 foi a vez da IDW PUBLISHING que lançou histórias com o grupo e também com ROM até 2018!
Ainda em 2015 havia um projeto de se fazer um live-action dos Micronautas entre a HASBRO e a PARAMOUNT. Como sabemos tais projetos demoram anos para se transformar em realidade e agora se tornou impossível, já que em maio de 2023 a Marvel comprou os direitos sobre os personagens. Há inclusive rumores de inclusão do grupo no universo do cinema, graças a passagem do Homem Formiga pelo 'reino Quântico' em seu último filme...
Gostou da postagem?
Talvez também queira ler:
ANIMAÇÃO EM FOCO - "DOM PIXOTE" - O PERSONAGEM QUE COLOCOU A HANNA/BARBERA "NO MAPA"
Falando em Série: PSYCH (2006)
PAPO DE CINEMA | O PRIMEIRO ASSALTO DE TREM (The First Great Train Robbery) - 1979
A MARVEL JÁ CRIOU HISTÓRIAS INCRÍVEIS, PERSONAGENS EXTRAORDINÁRIOS! MAS, TAMBÉM LANÇOU...COMBO MAN!!!
BAÚ DE QUADRINHOS | Marvel Noir (2009) SCANS
Memória em Quadrinhos | ROM – O CAVALEIRO DO ESPAÇO (1979) SCANS
Nenhum comentário