Animação em Foco | CENTURIONS (The Centurions: Power Xtreme) - 1985


Neste ANIMAÇÃO EM FOCO vamos relembrar um clássico dos anos 80: CENTURIONS. Uma animação revolucionária que conquistou muitos fãs ao apresentar "super-heróis" numa mistura de ação, tecnologia e aventura. Empolgantes aventuras com as incríveis armaduras dos Centurions enfrentando desafios emocionantes e perigosos, sempre prontos para proteger a humanidade. Conseguiu lembrar? Não? Não tem problema! Fique conosco e divirta-se!

SINOPSE: Num futuro próximo, o maligno Dr Terror, um cyborg cientista, procura conquistar a Terra e transformar seus habitantes em escravos. Para isso, conta com a ajuda de Hacker e de um exército de Drones, composto por Traumatizers, Strafer e Groundborgs. Para combate-los é criado um grupo de guerreiros de elite formado por Max Ray (armadura Sea Operations), Jake Rockwell (armadura Land Operations) e Ace McCloud (armadura Sky Operations), agentes especiais equipados com exoesqueletos hipertecnológicos que lhes permitem combinar seus corpos com armaduras poderosas, tornando-se verdadeiros super-heróis. A equipe contava também com o apoio do cachorro Shadow, da orangotango Lucy e da bela Crystal Kane, operadora de sistemas da estação espacial Sky Vault, responsável pelo tele transporte de seus equipamentos. Kane também era um dos interesses românticos de Ace, que  vivia às voltas com as mulheres, como Cassandra Cruz,  praticante de magia branca, a repórter de televisão Jenny Rivers e Sealab Mei Lee. Posteriormente duas novas adições se juntariam aos Centurions: Rex Charger um expert em energia alternativa e o nativo americano John Thunder, um especialista em infiltração e operações secretas.
As aventuras abordavam a questão do avanço tecnológico como uma ameaça, mas também como algo positivo para humanidade quando bem utilizado. Outros tópicos como a preservação do meio-ambiente e até mesmo a magia chegaram a ser tratados.


Título: CENTURIONS
Título Original: Centurions: Power Xtreme
País: EUA
Ano: 1985
Emissora: Syndication
Gênero: Animação de aventura/ficção científica
Estúdio:  Ruby-Spears Productions / Studio 7 da Nippon Sunrise (Japão)
Criação: Ted Pedersen
Concepção & Arte:  Jack Kirby e Gil Kane
Roteiros: Michael Reaves, Marc Scott Zicree, Larry DiTillio e Gerry Conway
Trilha sonora: Udi Harpaz
Elenco Principal (Vozes) - EUA/BRA
  • Michael Bell/Darcy Pedrosa – John Thunder
  • Jennifer Darling/Edna Mayo – Amber
  • Vince Edwards/Júlio Cézar Barreiros – Jake Rockwell
  • Ron Feinberg/Marcos Miranda – Doc Terror
  • Pat Fraley/Garcia Neto – Max Ray, Dr. Wu
  • Ed Gilbert/Orlando Drummond – Hacker
  • Diane Pershing/Adalmária Mesquita – Crystal Kane
  • Bob Ridgely/Antônio Patiño – Rex Charger
  • Neil Ross/Amaury Costa – Ace McCloud
  • William Woodson/ José Santana – Narração
Episódios: 65, com duração média de 30 minutos, com 2 temporadas.

A dublagem brasileira foi realizada pela Herbert Richers e a animação estreou no Brasil em 1987, no programa Xou da Xuxa, da TV Globo. Anos depois, o desenho seria reprisado pela TV Bandeirantes, e pelos canais pagos Cartoon Network, e posteriormente, o Boomerang.




CURIOSIDADES:


“Vindos do futuro o Dr. Terror e seu companheiro Hacker unem suas forças para conquistar a Terra! Somente uma força pode deter essa trama: a união de três homens que tendo inventado os raios exo podem ser transportados para qualquer lugar. Utilizando um incrível sistema de armas de ataque, comandado pela Estação Espacial Sky Vault, eles se transformam na força extrema Homem Máquina. Max Ray, brilhante comandante de operação no mar; Jake Rockwell, especialista nas operações em terra e Ace McCloud, ousado especialista nas operações aéreas. Qualquer que seja o desafio eles estão prontos… Os Centurions!” - Narração em Off da abertura

  • Centurions contou com um time de assistência criativa de primeiro nível. A série teve os talentos criativos de ninguém menos que Gil Kane, Doug Wildey, e Jack Kirby na criação dos personagens, character design, e definição do universo dos heróis e vilões.
  • Originalmente, a animação começou como uma minissérie em cinco (5) partes. Porém, devido a boa aceitação, teve continuidade imediata chegando a marca de 65 episódios.
  • O romântico agente Ace McCloud, ao longo das aventuras faz inúmeras tentativas de conquistar a operadora Crystal Kane, que chega a revelar ter perdido um noivo em ação (ep:"You Only Love Twice"). Crystal muitas vezes resiste aos avanços de Ace com firmeza ou brincando, mas às vezes demonstra que tem carinho e amor por ele. Mas, os dois finalmente se beijam na conclusão da história em duas partes "The Better Half".
  • Um jogo de tabuleiro chamado Centurions: Jake Rockwell's Battle to Stop Dr. Terror Game foi lançado pela Parker Brothers em 1986.
  • Um videogame chamado Centurions Power X Treme foi publicado pela Ariola Soft para Commodore 64, ZX Spectrum e Amstrad CPC em 1987. 
  • Havia também uma linha de brinquedos estilo Action Figures produzidos pela Kenner Toys. Apesar do sucesso da série, as vendas de brinquedos, uma das maiores fontes de renda visadas pela produção dos desenhos animados, foram baixas, e os índices de audiência, mesmo bons, não foram suficientes para o estúdio levar adiante a produção de novos episódios.
  • Como diversas séries em exibição na época, Centurions também ganhou sua versão em quadrinhos, com o propósito de difundir a série e reforçar a propaganda dos brinquedos comercializados. A DC Comics lançou uma minissérie em 4 edições em 1987, com roteiros de Bob Rozakis, e desenhos de Don Heck e Al Vey.

  • Na Inglaterra, a editora London Editions, além de publicar as 4 edições produzidas pela DC Comics, ainda criou mais 6 histórias, chegando ao total de 10 edições publicadas, antes de ser cancelada. Outra editora do Reino Unido, a World International Publishing LTD, chegou a publicar algumas edições de minilivros baseados na série, com direito a duas edições anuais em 1987 e 1988, mescladas com cenas em quadrinhos.
  • Para mais informações siga este link: HQ PRESS

Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.