ANIMAÇÃO EM FOCO: "OS FLINSTONES" (HANNA/BARBERA-1960)

 Se eu tivesse dinheiro, apostaria que ao ler as expressões: "YABBA-DABBA-DOO" e "WILMAA!!!", em sua cabeça você ouviu a voz de Fred Flinstones! Personagem da antiga e excelente série criada pela HANNA/BARBERA (para não perder o costume), fenômeno de sucesso tanto nos EUA quanto em várias outras partes do mundo, incluindo claro, o Brasil. E nossa matéria relembra o show "OS FLINSTONES" e conta algumas curiosidades. Você realmente não pode perder! Vamos lá? 





 

Escrever sobre a série animada "OS FLINSTONES" é um prazer não só por ser mais uma das fantásticas produções da HANNA/BARBERA; ou por ser uma marco na TV americana; ou por ter acompanhado parte da minha infância e adolescência, mas também por ser um pedido de um de nossos leitores! 


Claro que existem muitas matérias sobre a animação por ai, por esta razão vamos tentar abordar alguns aspectos que não o foram antes. Como por exemplo por que um marco da televisão americana? Por que "yabba-dabba-doo"? Por que a Idade da Pedra? 


Comecemos pelo inicio então. Os produtores William Hanna e Joseph Barbera, haviam ganhado sete Oscars pela animação "TOM & JERRY", que conseguiu a façanha de agradar a crianças e adultos. Assim eles queriam manter este publico, criando uma nova animação que se ajustasse aos parâmetros das comédias de situação (sitcoms). Por que? Para conquistar o horário nobre da TV americana. 


Para conseguir seus objetivos, Hanna e Barbera escolheram se 'inspirar' (alguns dizem que foi mais do que isso!), no sitcom de grande sucesso na época: "The Honeymooners". Segundo William Hanna, " 'The Honeymooners' era o programa mais popular e engraçado no ar". Inclusive, Jackie Gleason, o criador da tal série, considerou processar a Hanna-Barbera, mas ficou com medo de ser conhecido como "o cara que tirou Fred Flinstones do ar"


Assim "Os Flinstones" se tornou um marco da TV americana por ser a primeira animação a ocupar o horário nobre da TV! O show seguia a vida de Fred e Wilma Flinstones e seu animal de estimação: um dinossauro chamado Dino...Durante a duração da animação, os Flinstones tiveram uma filha, que no Brasil recebeu o nome Pedrita. 




Os Flinstones tinham como vizinhos os Rubles, Barney e Betty. Além de vizinhos, os Rubles eram os melhores amigos dos Flinstones e no decorrer da animação adotaram um filho, que no Brasil se chamou Bam-Bam e também um animal de estimação...um canguru (hopparo) chamado Hoppy. 




Inicialmente Hanna e Barbera consideraram tornar as duas famílias protagonistas caipiras, a ideia foi usada posteriormente em dois episódios; chegaram a considerar que fossem romanos antigos; passaram por peregrinos e por índios americanos, até se decidirem pela idade da pedra. Segundo Barbera "você podia pegar qualquer coisa que fosse atual e converte-la a idade da pedra"


A animação foi idealizada com o titulo "Os Flagstones" e foi este o titulo usado na produção de uma amostra do que seria a série então. Mas, mudaram de ideia para que não houvesse confusão com personagens de uma história em quadrinhos da época, os Flagston. Mudou-se então para 'Os Gladstones', que também se confundia com uma central telefônica de Los Angeles: GLadstone. Finalmente chegaram a "Os Flinstones".


Na amostra para a venda da animação, a então família Glasdstones, tinha um filho: Fred Junior. Mas quando se chegou ao nome definitivo Flinstones, também se decidiu a ser uma família sem filhos. O que acabou gerando um problema, pois os primeiros produtos baseados na animação traziam um 'Fred Junior', imaginem quando a animação deu origem a Pedrita e não a Fred Jr....


As duas primeiras temporadas da animação foram patrocinadas pelos cigarros Winston e sendo assim, os personagens apareceram em vários comerciais de televisão...fumando cigarros Winston!! Algo inconcebível hoje, mas perfeitamente normal na época. 




Na terceira temporada o casal Flinstones engravidou e a principio seria um filho homem, só que o departamento de marketing convenceu a HB à mudar para uma menina, porque..."bonecas femininas vendiam mais do que bonecos masculinos". E quem adquiriu o Fred Jr. no inicio da série acabou se dando mal...ou bem, afinal é um boneco raro. 


A série animada que se passava na cidade de Bedrock (Canteiro de Obras) teve 6 temporadas com 166 episódios, se tornando uma das mais rentáveis e longevas da TV, até que "Os Simpsons" a superaram em 1997!!! Durante sua existência, a série trouxe a vida inúmeros personagens inesquecíveis. 


CURIOSIDADES


- A cidade de Bedrock inicialmente foi chamada de Rockville; 

- O grito original de Fred seria apenas "Yahoo", mas o dublador original americano, Alan Reed, achou que deveria acrescentar algo e ficou: "Yabba-Dabba-Doo!!";

- O dublador Reed também insistiu que a voz de Fred deveria ser relativamente natural e não "voz de desenho", abrindo um precedente em atuação em animações que continua a existir até hoje; 







Talvez também se interesse em ler: 

ANIMAÇÃO EM FOCO: DINO BOY E O VALE PERDIDO (1966)

ANIMAÇÃO EM FOCO - "DOM PIXOTE" - O PERSONAGEM QUE COLOCOU A HANNA/BARBERA "NO MAPA"

Animação em Foco: TOM E JERRY (1940)

ANIMAÇÃO EM FOCO: "OS HERCULÓIDES" (HANNA/BARBERA) - 1967

ANIMAÇÃO EM FOCO - "MANDA CHUVA", O CHEFE, CHEGOU! (HANNA/BARBERA-1961)

Animação em Foco | FANTASMINO, O FANTASMA GALOPANTE (The Galloping Ghost) - 1979


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.