Animação em Foco | FANTASMINO, O FANTASMA GALOPANTE (The Galloping Ghost) - 1979

 


Neste ANIMAÇÃO EM FOCO vamos mais uma vez prestigiar o estúdio de animação mais marcante da infância de muito marmanjo. Sim, hoje temos mais um desenho animado da HANNA-BARBERA! Desta vez vamos resgatar o já praticamente esquecido, FANTASMINO, O FANTASMA GALOPANTE. Modesto, sem muito destaque, passava junto aos episódios do ARQUIVO CÃOFIDENCIAL e trazia as aventuras de duas vaqueiras, Rita e Suzana, e de seu amigo do outro mundo: FANTASMINO, sempre pronto a socorrê-las e a aprontar muitas confusões. E aí, já lembrou? Nunca nem ouviu falar? Não tem problema. Embarque conosco em mais esta viagem ao passado e divirta-se!

SINOPSE: A animação contava as aventuras vividas pela dupla Suzana e Rita, duas jovens que trabalhavam no rancho do rabugento e implicante Sr. Fofo (Mr. Fenwick Fuddy). Elas acabam ficando amigas do fantasma que assombra a propriedade, um garimpeiro pavio curto, rabugento e amalucado: Fantasmino (Nugget Nose) que sempre surge para salvar as duas moças quando Suzana esfrega a pepita de ouro mágica que carrega em seu pescoço. Além de proteger ambas, Fantasmino está sempre as assediando sempre que pode, mostrando-se ciumento quando outros homens lhes chamam a atenção. Nas horas vagas, ele sempre arruma um jeito de irritar o Sr. Fofo a quem vive atormentando.


Título: FANTASMINO, O FANTASMA GALOPANTE
Título Original: The Galloping Ghost
Ano: 1978
Gênero: Animação / Aventura / Comédia
Criadores: William Hanna e Joseph Barbera
Estúdio: Hanna Barbera
Emissora: NBC
Dubladores (EUA / Brasil)
- Fantasmino: Frank Welker / Mário Monjardim
- Rita: Patricia Parris / Adalmária Mesquita
- Suzana: Marilyn Schreffler / Edna Mayo
- Sr. Fofo: Hal Peary / Orlando Drummond
Episódios: 13, com duração média de 10 minutos, com uma única temporada


CURIOSIDADES:
  • Tanto "Arquivo Cãofidencial" (Buford Files), quanto "Fantasmino" (The Galloping Ghost) são spin-offs do desenho "A Corrida Espacial" ("Yogi's Space Race") onde o urso Zé Colméia e outros personagens do estúdio, alguns inéditos e outros velhos conhecidos, disputavam uma corrida no melhor estilo "Corrida Maluca" ("Wacky Races") no espaço sideral.

  • "A Corrida Espacial" foi transmitida pela NBC de 9 de setembro a 2 de dezembro de 1978. 
  • No Brasil, o desenho Fantasmino estreou pela Rede Globo em 1979 dentro do infantil Globo Cor Especial, sendo exibido posteriormente pelos programas infantis Balão Mágico, Xou da Xuxa e TV Colosso; a Globo exibiu o desenho pela última vez em 1996. Foi reprisado pelos canais a cabo Cartoon Network e Boomerang. Foi mostrado junto com A Corrida Espacial e Trapalhões Espaciais. Em 2003, o desenho foi exibido pelo SBT.
  • Tanto "Buford Files", quanto "The Galloping Ghost" foram animados pelo FILMAN, um estúdio de animação em Madrid, Espanha (liderado por Carlos Alfonso e Juan Pina) que fez muitos trabalhos de animação para Hanna-Barbera entre o início dos anos 1970 e meados dos anos 1980.
  • Confira os nomes originais dos episódios:
  1. Phantom of the Horse Opera
  2. Too Many Crooks
  3. Sagebrush Sergeant
  4. Bad News Bear
  5. Robot Roundup
  6. Pests in the West
  7. Rock Star Nuggie
  8. Frontier Fortune Teller
  9. I Want My Mummy
  10. Mr. Sunshine's Eclipse
  11. Klondike Kate
  12. A Ghost of a Chance
  13. Elmo the Great
  • "The Galloping Ghost" também foi o nome dado a um avião monomotor modelo P-51D Mustang que lutou na segunda guerra e que mais tarde foi usado em shows aéreos. O avião conquistou vários recordes de velocidade no ar e cujo acidente fatal em 2011 levou a várias mudanças para tornar os shows aéreos mais seguros. O nome foi uma homenagem ao astro de futebol americano: Red Grange.

Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.