Papo de Cinema | OS MENINOS DO BRASIL (The Boys from Brazil) - 1978
Neste PAPO DE CINEMA vamos voltar a década de 70, quando estreava o longa: “Os Meninos do Brasil”, um filme baseado no best seller homônimo de Ira Levin (também autora de “O Bebê de Rosemary”). O filme (e também o livro) assustou o mundo com sua trama de ficção científica sobre clonagem que também utilizava elementos e personagens históricos para alavancar uma pertubadora estória que com inegável maestria explora a figura mítica e todo o folclore que circunda o monstro nazista conhecido como Dr. Joseph Mengele e a potencializa para criar um enredo diabólico associado ao terrível regime nazista, construindo um envolvente thriller conspiratório, sobre um grande plano para o seguimento dos princípios nazistas, arquitetado pelo desumano médico alemão. Enfim, uma obra interessante que vale a pena ser assistida ainda hoje ou mesmo, revista pelos cinéfilos de plantão. Sem mais delongas, fique conosco e conheça os detalhes curiosos por trás desta cativante produção. Boa Leitura!
SINOPSE: O ensandecido médico Joseph Mengele (Gregory Peck), que fez milhares de experiências genéticas com judeus (inclusive crianças), vive no Paraguai e planeja o nascimento do 4º Reich. Para alcançar seu famigerado objetivo, utiliza várias mães de aluguel em uma clínica brasileira para fazer 94 clones de Hitler, e enviá-los ainda pequenos para serem adotados em diversos países. Mas isto não basta, pois diversas variáveis necessitam serem criadas para traçar o perfil psicológico de Hitler. Entretanto, Ezra Lieberman (Laurence Olivier), um judeu caçador de nazistas, descobre a trama e tenta impedir que tal plano se concretize.
A clonagem desde que começou a surgir como uma possibilidade científica, foi alvo de polêmicas e temor visto sua importância e influência para a própria evolução humana. Por conta disto, muitos autores de ficção-científica e fantasia já abordaram o assunto em suas obras, cada qual de uma ótica diferente. Mas, um livro publicado em 1976 do autor Ira Levin traria dois assuntos muito polêmicos numa mesma história: clonagem humana e nazismo. Tornando-se um best-seller por sua história bem escrita, suspense e ficção científica, "Os Meninos do Brasil" ("The Boys From Brazil") logo chamaria as atenções de produtores hollywoodianos farejando um sucesso comercial que gerariam cifras milionárias.
Em agosto de 1976, os produtores Robert Fryer, Martin Richards, Mary Lee Johnson e James Cresson haviam adquirido o direito de adaptação do livro para o cinema, que seria produzido e lançado em associação com o empresário britânico Lew Grade. Originalmente, o diretor escolhido para a empreitada fora Robert Mulligan (cineasta que também dirigiu "O Sol é para Todos", "A Noite da Emboscada", "Quando Setembro Vier" entre outros). Contudo, o cargo acabou ficando com o cineasta Franklin Schaffner (conhecido por seus trabalhos em "Patton - Rebelde ou Herói", "O Planeta dos Macacos", "Papillon", "O Senhor da Guerra" entre outros), e no mesmo período em 1977, foram selecionados os atores Laurence Olivier e Gregory Peck (este último no papel de vilão que somente aceitou por ter a oportunidade de contracenar com Olivier).
A maior parte do longa, foi ambientada na América do Sul entretanto, as filmagens aconteceram em Lisboa, em Portugal com cenas adicionais em cidades como Viena, Londres, Lancaster, Pensilvânia e Kolbrein Dam.
O filme começa aproximadamente 30 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial quando o velho caçador de nazistas Ezra Yakov Lieberman (Laurence Olivier) recebe um telefonema de um antigo aluno, Barry Kohler (Steve Guttenberg) que havia descoberto uma conspiração secreta de um grupo de seguidores fiéis do Führer e guiados pelo famigerado "Anjo da Morte" o Dr. Josef Mengele (Gregory Peck) que chefia as misteriosas reuniões no Paraguai. Quando Kohler é assassinado durante uma ligação com Lieberman, este último se vê impelido a investigar o que levou a morte de seu jovem ex-aluno.
Conforme vai aprofundando suas investigações, Lieberman descobre o plano para assassinar 94 funcionários públicos de sexo masculino, de idade avançada e de baixo escalão. Ao que vai tentando decifrar a razão das mortes, o experiente caçador tenta vislumbrar uma ligação entre as vítimas. É quando Lieberman descobre que todos os alvos tinham filhos com as mesmas características físicas: olhos azuis e cabelos pretos, todos da mesma idade e do sexo masculino. Cavando cada vez mais profundamente, o velho caçador surpreende-se com a descoberta. O projeto verdadeiramente não era somente matar esses homens mas sim, reproduzir as condições para criar um novo líder para iniciar o Quarto Reich. Todas as crianças eram adotadas, e tinham sido concebidas através de inseminação artificial usando o material genético do próprio Adolf Hitler. Mengele buscava criar o ambiente idêntico ao da infância do Führer como forma de garantir a mesma personalidade colocando cada bebê com um casal que representa-se o pai abusivo e a mãe amorosa.
Temendo que o projeto fosse exposto, os demais membros da conspiração encerram as ações, contrariando Mengele que recusa-se a parar. Obcecado e furioso por Lieberman estar em seu encalço, Mengele decide acelerar seu plano ao localizar e ir atrás de um clone na zona rural da Pensilvânia. Chegando lá, ele mata o pai do menino Bobby Wheelock (Jeremy Black) mas é confrontado por Lieberman que chega e luta com ele. O Anjo da Morte consegue ferir gravemente seu adversário porém, ele é atacado pelos dobermans da família e fica encurralado até a chegada do menino da escola. Ao se deparar com os dois estranhos em sua sala e feridos, o menino exige respostas e Megele conta alegremente sobre as origens do jovem com orgulho. Porém, quando Bobby descobre que ele é responsável pela morte de seu pai, ele ordena que seus cães o matem, enquanto observa friamente e ao outro homem ferido em sua sala. Dias depois, recuperando-se de seus ferimentos no hospital, Lieberman queima a lista com os nomes das demais crianças afirmando que os clones eram seres inocentes que não tendo culpa do que lhes planejavam podiam crescer no anonimato para serem pessoas de bem. A cena final mostra o fascínio de Bobby Wheelock por suas fotografias recém-reveladas do cadáver de Mengele.
O longa teve críticas mistas mas, com muitos elogios ao elenco estelar e suspense de melhor qualidade. Também houveram indicações para prêmios como o Oscar, Globo de Ouro, Saturn Award e American Film Institute inclusive para melhor ator. Embora não seja perfeito, "Os Meninos do Brasil" é um filme que prende, com uma história interessante e imaginativa com muita ação e atuações sensacionais.
CURIOSIDADES: dizem que Lew Grade não aprovou o resultado final afirmando que o desfecho ficou violento demais porém, o diretor Schaffner manteve o desfecho na edição final; para preparar-se para os papéis dos clones europeus, Jeremy Black foi enviado a um estúdio de fala na cidade de Nova York pela 20th Century Fox para aprender a falar com sotaque inglês e alemão; James Mason inicialmente tinha interesse para interpretar Lieberman ou Mengele mas acabou ficando com o papel do Coronel Eduard Seibert; em entrevista Gregory Peck mencionou que durante a filmagem na cena final ele e Olivier caíram na gargalhada por filmar uma cena de luta com ambos estando em idade tão avançada; Dr. Josef Mengele realmente existiu sendo considerado um dos nazistas mais notórios do Terceiro Reich tendo assassinado ao menos 400.000 vítimas em Auschwitz.
Texto: Cassius M G Silva
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