Papo de Cinema | OS 12 MACACOS (12 Monkeys ) - 1995


 
Neste "Papo de Cinema" vamos falar sobre: OS 12 MACACOS, do ano de 1995. Um interessante e atípico filme apocalíptico de ficção científica, muito bem temperado com uma boa dose de suspense, com pitadas sensíveis de drama e sutis de romance. Com destaque para a atuação de Bruce Willis e Brad Pitt. Mas, apesar de ser um Sci-Fi, não espere ver algum festival de efeitos especiais ou coisas do tipo. Enfim, quem viu sabe do que estou falando e  quem ainda não assistiu, ainda há tempo. Agora, sem mais rodeios, vamos a matéria! Divirta-se!

SINOPSE:  No ano de 2035, James Cole (Bruce Willis) aceita a missão de voltar ao passado para tentar decifrar um mistério envolvendo um vírus mortal que atacou grande parte da população mundial. Tomado como louco, no passado, ele tenta provar a sua sanidade para a médica Kathryn Railly (Madeleine Stowe), sua única esperança de mudar o futuro.



Título: OS DOZE MACACOS
Título Original: 12 Monkeys
País: EUA
Ano: 1995
Duração: 129 minutos
Gênero: ficção científica / suspense
Direção: Terry Gilliam
Produção: Charles Roven
Roteiro: David Peoples e Janet Peoples
(Baseado no curta metragem: La jetée (A Pista), de Chris Marker)
Elenco Principal:
- Bruce Willis - James Cole
- Madeleine Stowe - Kathryn Railly
- Joseph Melito - Jovem James Cole
- Joey Perillo - Detetive Franki
- Brad Pitt - Jeffrey Goines
- Christopher Plummer- Dr. Leland Goines
- Michael Chance - Scarface
- Vernon Campbell - Tiny
- David Morse - Dr. Peters
- Christopher Meloni - Tenente Halperin
- Simon Jones - Zoologista
- Bill Raymond - Microbiologista
- Bob Adrian - Geologista
- H. Michael Walls - Botânico
Trilha Sonora: Paul Buckmaster
Cinematografia: Roger Pratt
Direção de arte: Jeffrey Beecroft
Figurino: Julie Weiss
Edição: Mick Audsley
Companhias produtoras: Atlas / Classico Productions
Distribuição: Universal Pictures
Lançamento: 27 de dezembro de 1995 (EUA), 22 de março de 1996 (Brasil)
Orçamento: US$ 29.500.000,00
Arrecadação: US$ 168.839.459,00


OPINIÃO: Além das ótimas interpretações de Bruce Willis e de Brad Pitt, o elenco de apoio conta com atores renomados e competentes, como: Madeleine Stowe, David Moorse e Christopher Plummer. O roteiro é muito bom, sem pontas soltas. A trilha sonora é muito boa e a direção de Terry Gilliam é extremamente competente. Ou seja, tecnicamente o filme é excepcional. E, ainda que eu vá tecer outros elogios, é válido citar com certo descrédito o início do filme que tem um ritmo mais lento do que, a meu ver, deveria ter. Assim como, a primeira viagem no tempo não é bem explorada. Na verdade, é abrupta e muito fugaz. Um desperdício de cena, na minha opinião. O filme é sombrio e até decadente, sob a percepção da direção. O enredo Sci-Fi trás um tanto de improvisação tecnológica e os ângulos "estranhos"de câmera de Gilliam em seu decorrer intensificam o clima narrativo de pressa e desespero dos personagens que implacavelmente conseguem atingir a assistência. A produção transborda ecos de insanidade por todos os lados, não apenas no hospício em que se passa parte da história, mas em toda a película. Curiosamente, dentro do drama e do suspense que permeiam a história, essa loucura toda cai muito bem.Enfim, o longa pode ser considerado um dos melhores filmes de ficção ciêntifica dos anos 90 e definitivamente, um ótimo filme para se assistir e até mesmo para se rever. Nota: 8,5/10


CURIOSIDADES:

  • 12 Monkeys também se tornou uma série de TV exibida pelo canal Syfy de 16 de janeiro de 2015 até 6 de julho de 2018, com 47 episódios, distribuídos em 4 temporadas. É um drama de mistério de ficção científica baseado no filme de 1995.

  • "La jetée" é um curta-metragem de ficção científica francês realizado por Chris Marker que inspirou a produção do filme. Considerado um dos marcos da Nouvelle Vague e do cinema e altamente considerado um dos melhores curta-metragem de todos os tempos. A aventura conta a história de uma experiência pós guerra nuclear pelo qual usam um homem para realizar a viagem no tempo usando uma série de filmes, fotografias executadas como fotomontagem. 

  • Bruce trabalhou praticamente de graça apenas por querer muito trabalhar com Terry Gilliam, tendo recebido parte do faturamento depois que o filme estreou. Além disso, o diretor Terry Gilliam deu ao ator uma lista de "clichês usados por Bruce Willis" para evitar usar no papel de Cole, em especial a "encarada com seus frios olhos azuis", bem típico do ator em diversos filmes. 
  • O diretor temia que Brad Pitt não conseguiria fazer aquela fala nervosa e rápida de seu personagem, Jeffrey Goines (personagem que lhe rendeu um Globo de Ouro). O ator então começou a ter aulas como um fonoaudiólogo, mas no final a única coisa que funcionou foi deixar Pitt sem fumar durante as gravações. Sem a nicotina, ele começou a falar daquela forma com bastante facilidade. O ator também recebeu um salário bem baixo na época, mas quando o filme foi enfim lançado, Brad já era um ator das mais altas cifras, em especial depois de Entrevista Com o Vampiro (1994), Lendas da Paixão (1994) e Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995).  
  • As cenas do interior do hospital psiquiátrico, onde Bruce Willis conhece o personagem de Brad Pritt, foram gravadas na Penitenciária Eastern State, uma instalação abandonada na Filadélfia. A penitenciária foi a estrutura pública mais cara já construída e é a mesma que manteve Al Capone, em 1929. 
  • O exército que dá nome ao filme foi inspirado em uma passagem de O Mágico de Oz, de L. Frank Baum, na qual o Rei Nomo e Kiki Aru convencem doze macacos que se eles se tornassem soldados humanos em seu exército, eles teriam um suprimento infinito de comida. 
  • Terry Gilliam é um notório perfeccionista. Na cena em que Bruce Willis se afoga em seu próprio sangue, é possível ver um hamster correndo em uma roda em primeiro plano. Uma cena curta, mas que levou um dia inteiro para ser gravada, já que o hamster em questão não queria colaborar. Pelo restante das filmagens, seu perfeccionismo ficou conhecido como Fator Hamster, que também aumentou e muito os custos do longa. 

  • Johnny Depp foi considerado para o papel de Jeffrey Goines, que acabou nas mãos de Brad Pitt. Para o papel de Cole, o diretor tinha cogitado Jeff Bridges, com quem trabalhou em O Pescador de Ilusões (1991), mas o estúdio queria alguém "mais famoso" para o protagonista e escolheu Bruce Willis. Curiosamente, Bruce tentou o papel em O Pescador de Ilusões (1991), mas perdeu para Jeff Bridges. 
  • Para se preparar para o papel de Jeffrey Goines, Brad Pitt recebeu orientações do psiquiatra Laszlo Gyulai, diretor da unidade de distúrbios bipolares da Faculdade de Medicina, da Universidade da Pensilvânia. O próprio psiquiatra disse, em uma entrevista, que muitos filmes mostram pacientes psiquiátricos como lunáticos, sendo que muitos pacientes com problemas mentais não são loucos, nem parecem histéricos, na verdade muitos possuem depressão e distúrbios de humor.  
  • A data fatídica do início da contaminação é uma sexta-feira 13, de dezembro de 1996, com os primeiros casos de contaminação relatados na cidade do Rio de Janeiro.  
  • [SPOILER ALERT] No ato final temos James e Kathryn às voltas com o Dr. Peters (David Morse), funcionário do Dr. Leland (Christopher Plummer), o louco do Apocalipse. Peters tem uma maleta cheia de ampolas de vírus, sete mais precisamente, em referência direta ao Livro do Apocalipse na Bíblia, onde o profeta João relata sobre “as sete iras de Deus” sobre a humanidade.

Caso deseje assistir o filme, basta clicar neste link: 

OS 12 MACACOS


Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Talvez também queira ler: 


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.