Animação em Foco | BLACKSTAR (1981)

 

Desta vez, nossa ANIMAÇÃO EM FOCO irá resgatar a MEMÓRIA do desenho animado precursor de He-Man e os Mestres do Universo. Hoje vamos ao distante ano de 1981, visitar BLACKSTAR, um astronauta que vai parar em distante planeta onde tem de lutar contra um terrível tirano, usando elementos de espada e magia. Uma animação divertida e com bastante ação que infelizmente, não fez muito sucesso. Lembrou? Não conhece? Sem Problemas! Fique conosco e divirta-se em mais uma viagem ao passado.

SINOPSE: O astronauta John Blackstar, durante uma viagem espacial é sugado por um buraco negro e acaba caindo no planeta Sagar, onde a espada e a magia ainda governavam. Ao lado de seus aliados, os Trobbits, Klone (um elfo metamorfo que pode assunir a forma de animais), o dragão Warlock e Mara, a Feiticeira, Blackstar combate o cruel Overlord, um terrível tirano que governa pela força da Powersword, uma metade da Powerstar, uma arma imensamente poderosa. Afortunadamente, Blackstar possui a outra metade, a Starsword.

 Caso deseje ter acesso a episódios completos, clique AQUI e fale conosco.

 
Título: BLACKSTAR
Ano: 1981
País: EUA
Gênero: (Animação) - Aventura/Ficção/Espada e Magia
Estúdio: Filmation
Emissora: CBS
Elenco (original) de dubladores:
- George DiCenzo - John Blackstar
- Linda Gary - Mara, a feiticeira
- Alan Oppenheimer - Overlord
- Patrick Pinney - Klone, o metamorfo
- Frank Welker - Rif, o Trobbit
Produtores: Norma Prescott e Lou Scheimer
Desenhistas: Kevin Frank, Mel Keefer, Tim Gula e Janice Stocks
Trilha sonora: Ray Ellis e Norm Prescott
Direção: Gwen Wetzler
Episódios: 13, com duração média de 20 minutos, distribuídos em uma única temporada.
Transmissão Original: de 12 de setembro de 1981 a 5 de dezembro de 1981.

No Brasil, Blackstar foi exibido pela primeira vez na TV Record em 1982 aos sábados as 18:30 e depois em 1984 reprisado no Balão Mágico, da Rede Globo.

 

CURIOSIDADES:

  • “O astronauta John Blackstar foi arrastado por um buraco negro, para um antigo universo alienígena. Preso no planeta Sagar, Blackstar foi resgatado pelo minúsculo povo Trobbit. Por sua vez, ele se juntou à luta pela liberdade contra o cruel Overlord, que governava pelo poder do Powerstar. O Powerstar foi dividido em Powersword e Starsword. E assim, com Starsword em mãos, Blackstar, junto com seus aliados, parte para salvar o planeta Sagar.” - Narração em off na abertura do desenho. 
  • O PowerStar era uma poderosa arma mágica que foi dividida em duas por eventos desconhecidos, com Blackstar e o Overlord cada um possuindo uma metade. A arma de Blackstar, a Star Sword, é capaz de absorver, armazenar e refletir qualquer forma externa de energia e é virtualmente indestrutível. Também pode produzir rajadas de energia pura capazes de destruir um alvo. A arma gera uma "aura" invisível que imbui Blackstar com sentidos sobre-humanos, força, resistência, reflexos, velocidade, agilidade e uma invulnerabilidade limitada a danos e temperaturas extremas. Presumivelmente, a Power Sword do Overlord confere habilidades semelhantes.  
  • Por um breve período no episódio 6:"Perdido no espaço" (Spacewrecked), a Star Sword e a Power Sword são reunidas no PowerStar. 
  • Blackstar foi originalmente concebido como um personagem negro, mas a CBS decidiu que o público não estava inteiramente preparado para isso e impôs algumas mudanças adicionais ao conceito original. Outra mudança na cor da pele dos personagens foi a realizada com os Trobbits, que inicialmente teriam a pele azul, mas devido ao sucesso do desenho Os Smurfs resolveram mudar para não cair em comparações. 
  • Com o sucesso do desenho duas adaptações independentes de quadrinhos foram feitas para o mercado francês. Um deles era uma série de 3 edições pelo artista Christian Gatignol (aka “Gaty”), publicado pela Editions Vaillant na revista Pif Gadget. A outra foi um one-shot de 46 páginas publicado pela Editions LUG (editora que publicou a maior parte dos quadrinhos da Marvel Comics) pelo artista Jean-Yves Mitton, o criador do famoso francês Mikros. Enquanto a versão Gatignol seguia a história original, Mitton seguiu seu próprio caminho, criando novos inimigos para Blackstar para lutar (Antrax o gigante de carvão r Telecrane a bruxa fantasma), e afirmando que Blackstar e Mara tiveram um relacionamento romântico. 
  • A empresa  Galoob produziu bonecos (action figures) de 1983 a 1985, após o cancelamento do programa, mas tentando aproveitar o boom do He-Man.

 LISTA DE EPISÓDIOS:
    01. Em busca da espada estelar (Search for the Starsword)
    02. A cidade dos antigos "City of the Ancient Ones"
    03. O senhor do tempo  The Lord of Time
    04. O povo das sereias The Mermaid of the Serpent Sea
    05. A prova The Quest
    06. Perdido no espaço (Spacewrecked)
    07. A cidade que brilha nas nuvens Lightning City of the Clouds
    08. O reinado de Neptul The Kingdom of Neptul
    09. A árvore do mal Tree of Evil
    10. As baleias voadoras de Anchar The Air Whales of Anchar"
    11. O grande feitiço do Overlord The Overlord's Big Spell"
    12. A coroa da feiticeira The Crown of the Sorceress"
    13. O senhor zumbi The Zombie Masters

Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.