PAPO FURADO | 12 REGRAS DE TODO FILME DE TERROR/SUSPENSE

  Embora os fãs reclamem bastante da falta de filmes de terror e suspense, a verdade é que estes são gêneros que não morrem. Não se passa uma ano sequer sem que várias produções sejam lançadas. Mas, depois de assistir pelo menos 10 filmes, você começa a observar certas situações...em comum. Por isto preparamos uma pequena lista delas...

Vamos lá? 





Ninguém pode negar que os filmes rotulados como terror e suspense tem algumas cenas em comum. São aqueles personagens que sempre correm para o lugar onde o assassino/monstro esta. Entram em uma casa que devia estar fechada e logo dizem: "Alo! Tem alguém aqui?". Fogem para o andar de cima e outras coisas do genero...


Como todo mundo gosta de uma lista, quer seja para criticar ou discordar, resolvemos preparar uma das cenas e situações que estão na maioria dos filmes do genero terror/suspense. Claro que é possível que tenhamos deixado algumas de fora, mas ai vocês nos avisam e poderá sair uma "Lista 2: a Repetição Continua!"...


Vamos lá? 


O ASSASSINO/MONSTRO/ENTIDADE ESTÁ SEMPRE ATRÁS DE VOCÊ! 




O personagem procura em todos os lugares: quartos, banheiros, cozinhas, salas, armários, do lado de fora. E no primeiro close que se dá dele, quem está bem atrás, saído de lugar algum? Se for protagonista escapa, senão: morte certa! 



BARULHOS ESTRANHOS NÃO DEVEM SER INVESTIGADOS!




Nunca entendi o que dá nos personagens destes filmes. A pessoa esta sendo perseguida, alguns já morreram, ela esta em um lugar seguro. Mas, na mesma hora em que ouvem um barulho estranho, vindo de um lugar isolado ou escuro, imediatamente resolvem investigar (!?!?). E pior: dizem: "Esperem aqui! Volto Já!" (só volta se for principal...)



SE ESCONDER OU OLHAR DEBAIXO DA CAMA, NÃO É SEGURO!




Curiosamente, neste item há uma divergência entre os filmes de suspense/terror e policiais. Nos filmes policiais muitas possíveis vitimas se escondem debaixo da cama e se salvam! Os raptores ou assassinos profissionais geralmente não olham ali...


Mas, nos filmes de terror/suspense a coisa é diferente! O personagem que olha debaixo da cama, se torna imediatamente vitima (sendo arrastado e deixando uma trilha de riscos de suas unhas) ou ´da de cara' com o que está fugindo! Ou você já se esqueceu de "Poltergeister"? A menina olhou e deu de cara com o palhaço!!!



SE A PORTA DA CASA ESTIVER ABERTA: NÃO ENTRE!!




Já é de se estranhar, alguém sair da segurança para verificar um 'barulho estranho'. Agora imagine só, o personagem que chega em uma casa (as vezes assustadora!) que esta às escuras e encontra a porta entreaberta...Ora, se você sabe que algo está atrás de você ou de seus amigos, não acharia que uma porta meio aberta seria uma armadilha? 


Geralmente o personagem não só entra, como andando com cuidado (medo? Para não fazer barulho?) pergunta: "Alo? Tem alguém aqui?"...Como se o assassino fosse responder: "Não! Pode entrar tranquilo!". Para piorar, alguns imediatamente vão para o andar de cima, de onde é mais difícil fugir! 



POR MAIS QUE CORRA, O ASSASSINO SEMPRE CHEGA ANTES!




Pusemos uma imagem de Jason, porque ele nunca corria. Suas vitimas saiam em disparada e ele saia andando, à passos largos, mas andando. E quando a vitima chegava lá, não é que ele estava esperando? Ou aparecia atrás dela, em obediência a "Regra 1". Isto nos leva a entender, que os assassinos/monstros sempre conhecem um atalho! Já as entidades só precisam 'aparecer' lá...



NÃO OLHE POR JANELAS OU OUTROS ORIFICIOS




Este é um susto padrão nos filmes do genero. O personagem esta olhando pela janela, a camera se aproxima e de repente...PAM! Aparece algo assustador! Alguns diretores, usam o conhecimento dos expectadores sobre este item e não colocam nada na janela, mas quando o personagem vira...lá esta a coisa! 



NÃO IMPORTA QUÃO SOFISTICADA SEJA SUA LANTERNA, ELA VAI FALHAR OU NÃO ILUMINA NADA! 





As empresas gastam fortunas em pesquisa e aperfeiçoamento das lanternas portáteis. Colocam LED, baterias quase eternas e potência nos fachos de luz. Mas, nada disto adianta! Em filmes de terror e suspense, as lanternas invariavelmente iluminam um ponto mínimo e falham! Funcionam perfeitamente até que a pessoa/vitima se aproxima do assassino/monstro, neste ponto, imediatamente as lanternas começam a piscar. O usuário fica dando pancadas na lanterna e com ela, tentando religá-la. 

Algumas vezes o personagem esta com um isqueiro que nunca falha, até estar em uma situação semelhante as das lanternas acima. Geralmente, os isqueiros e lanternas  voltam a funcionar  apenas para você descobrir que esta cara a cara com a coisa!!!





COMO AS LANTERNAS, OS CARROS NÃO LIGAM!!




É angustiante, quando na cena temos alguém fugindo do assassino ou monstro e consegue entrar no carro. Neste momento, as chaves caem das mãos; a pessoa fica tateando no fundo do carro em busca delas. A pessoa a encontra, mas são várias e não consegue achar a que liga o carro. Quando acha, o motor não vira! A pessoa tenta varias vezes enquanto o assassino se aproxima!


Se a pessoa for uma das sobreviventes para a futura sequência, o carro pega um milésimo de segundos antes do agressor conseguir abrir a porta ou quebrar o vidro. Se não for o caso, o carro não pega ou se pega, bate logo a frente e o destino do (geralmente DA) personagem esta selado!!


PALHAÇOS NÃO SÃO CONFIÁVEIS!!





Caso o filme que você esteja assistindo (do genero), tenha um palhaço, já pode olhar com desconfiança! Exemplos temos muitos: o palhaço de 'Poltergeister'; o palhaço dentro do boeiro em 'IT'; o palhaço em 'Terrifier' e claro os palhaços abaixo...de 'Palhaços Assassinos'... 





COMO NO CASO DAS JANELAS, NÃO OLHE EM ESPELHOS!!







Espelhos de fato são perigosos. Você olha nele diariamente e começa a notar aquela 'ruguinha' nova que apareceu. Notar que seu cabelo esta 'saindo de casa'. Mas, nos filmes de terror e suspense a coisa é um pouco pior! Qualquer coisa pode aparecer ali: o monstro que te persegue; sua face desmanchando (como na imagem acima); outra dimensão (!!) e claro, de acordo com a 'Regra 1', o assassino que te persegue bem atrás de você! 



O JÁ CONSAGRADO TROPEÇO NA HORA QUE ESTA FUGINDO!





A pessoa pode ser campeã medalhista de maratonas, mas NUNCA consegue correr alguns metros sem tropeçar e cair. E por alguma razão estranha, não consegue se levantar e começa a se arrastar. Por isto o assassino não precisa correr... E tropeça no que? Nos próprios pés; naquele cipó que apareceu de lugar algum; raiz de arvores que não estavam ali antes; e o clássico: nos cadáveres de seus amigos!  A sobrevivência depende se ela é protagonista ou se estará na sequência...



OS ASSASSINOS NUNCA MORREM DE FATO...SE O FILME FAZ SUCESSO!





Sim, a morte do monstro assassino, dependerá do sucesso do filme nas bilheterias. Poderíamos até aconselhar a acertarem o assassino de jeito, mais de uma vez, para garantir. Mas, não adianta! Afinal quantas vezes Jason já morreu? E Michael Myers? E Freddy Kruger? Que tal Chucky? Desista! 


Bem, pessoal, esta foi nossa lista! Ao prepará-la acabamos por lembrar de outras cenas clichês nos filmes de terror/suspense. Podemos preparar uma "Parte 2", depende de voces!  Comentem ai embaixo! Sua participação nos incentiva e ajuda! Vamos nessa! 



Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Talvez também queira ler:

FALANDO EM SÉRIE | "SETE HOMENS E UM DESTINO" - A SÉRIE (1998)

Papo de Cinema | OS 12 MACACOS (12 Monkeys ) - 1995

RETROSPECTIVA: QUANDO RED SONJA E CONAN SE ENCONTRARAM PELA PRIMEIRA VEZ.

QUANDO O NATAL CHEGOU NO FAROESTE!!


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.