PAPO DE CINEMA - "RASTROS DE ÓDIO" - UM MARCO DOS FILMES DE FAROESTE E DO CINEMA!!

  Seja qual for o genero de preferência de alguém, é muito comum um ator  chamar mais nossa atenção, de forma que muitas vezes o encaremos como uma 'marca registrada' do genero. Ora, com o faroeste acontece o mesmo. Maior parte dos fãs com certeza dirá que seu expoente maior é JOHN WAYNE. Mas, também não podemos negar que muitos não gostam do ator, geralmente dizendo que "fazia sempre o mesmo papel". O filme sobre o qual falamos hoje em nossa matéria, "RASTROS DE ÓDIO", além de um inegável clássico do cinema, ainda mostra que as criticas a John Wayne são injustas...Leia e comprove! 




 

Em primeiro lugar, é curioso alguns criticarem o ator por fazer o mesmo papel. Ora, ocorre o mesmo com atores atuais como Jason StathamRyan Reynolds, Dwayne JohnsonSylvester StalloneArnold Schwarzenegger e outros. Principalmente, porque o público exige e espera um determinado tipo de atuação! O que o publico de faroeste queria assistir era aquele John Wayne, mesmo em filmes diferentes...


Isto não significava que ele não conseguia fazer algo diferente e prova disto é o filme de nossa matéria: "Rastros de Ódio". O filme em si já é excepcional, não à toa foi colocada em 12º lugar entre os 100 maiores filmes americanos de todos os tempos! E John Wayne esta absolutamente a vontade interpretando o personagem Ethan Edwards...


Assistido hoje o filme incomodará a muitos, especialmente por estarmos vivendo a época do "absolutamente correto politicamente". O filme exala miscigenação, racismo e violência do colono branco contra os índios e a consequente resposta por parte deles. Exibido hoje nas telas de cinema, com certeza seria 'cancelado', a despeito da época que retrata. 


A interpretação de Wayne já se distancia dos demais filmes que fez, já no inicio. No filme seu personagem acaba de sair da guerra civil americana e esta voltando para casa, onde vive seu irmão, sua esposa e suas duas filhas. Ao chegar, notamos claramente sem que nenhuma palavra seja dita, o quanto ele ama a esposa de seu irmão...e é correspondido! Ora, conseguir mostrar um sentimento intenso em um olhar e em um abraço desconfortável, se chama 'boa interpretação'...




Logo a seguir mais uma vez, Wayne consegue demonstrar com apenas um olhar quanto ele despreza os índios, quando Martin Pawley (Jeffrey Hunter) , um jovem criado pelo irmão, lhe diz que é "um oitavo cherokee"...Quando bebê, Martin foi encontrado por Ethan, que não sabia que ele era mestiço, senão "tinha lhe metido uma bala na cabeça"!!!




O filme não poupa nenhum personagem em sua demonstração de ódio aos nativos americanos e vice versa. O diretor depois alegou tentar mostrar um pouco o lado dos índios, mas particularmente achei sua tentativa muito tímida. Embora a certa altura o líder dos indígenas "Scar", diga a Ethan que agia por vingança pelo que os colonos haviam feito com sua mulher e filhos, o filme mostra a violência (não explicitamente) por parte apenas dos nativos americanos...


Todas as mulheres brancas que aparecem no filme e que haviam sido resgatadas das mãos dos comanches, haviam perdido sua faculdades mentais pelos abusos sofridos nas mãos deles, isto acaba contribuindo para a decisão de Ethan de matar sua sobrinha que havia sido raptada por eles (não que ele já não tenha saído com esta intenção...). 


Na história, ao voltar para casa Ethan é convocado pelo juiz e pastor local, a juntar-se a seus rangers e perseguir alguns comanches que estavam 'roubando e matando o gado dos colonos, além de espalhar terror e morte na região'...O que eles não imaginavam, era que os comanches queriam que os homens saíssem em perseguição, enquanto eles voltavam e atacavam sua casas. 


Ethan e Martin (que havia seguido com ele, apesar dele não querer isto), voltam para casa rapidamente após serem informados do ataque dos índios. Apenas para encontrarem o irmão, sua esposa (e amada de Ethan), além do filho mais jovem chacinados. As duas filhas haviam sido sequestradas. Eles partem em encalço do grupo comanche. Martin vai junto porque sentiu que as intenções de Ethan não era recuperar as duas e o transcorrer do filme deixa isto bem claro...




As coisas vão piorando, no meio do caminho uma das irmãs é encontrada. Ethan não permite que Martin a veja, a reação dele parece indicar que os comanches haviam feito mais do que apenas matar a moça. E em outras ocasiões no filme, o estupro não é citado ou mostrado, mas 'implícito' é pouco para o que vemos...


A procura dos dois leva cinco anos e é uma oportunidade do diretor mostrar paisagens fantásticas que enriquecem o filme apenas como fundo de cena. Uma coisa curiosa é que nunca se conta o que houve entre Ethan e a cunhada, para que eles não ficassem juntos, já que obviamente se amavam, Porém, Martin era apaixonado (e correspondido) pela jovem Laurie da fazenda vizinha. 




Laurie pediu que ele não fosse com Ethan para que se casassem, porém Martin insistiu em ir e ela diz que não vai esperá-lo. Após cinco anos, quando Martin finalmente retorna (um pouco antes de achar a meia-irmã), descobre que Laurie esta de casamento marcado e parte novamente. Ou seja, foi exatamente o que aconteceu com Ethan e com Martha (sua cunhada), só que em seu caso ele foi para a guerra civil...




No inicio da busca, além de Ethan e Martin, Brad o noivo da irmã mais velha Lucy, segue com os dois para o resgate. Mas, ao encontrar Lucy morta (ele não a viu), ataca sozinho o acampamento dos índios em um ataque de fúria e é morto. O clímax do filme é o encontro de Ethan, Martin e a agora adulta Debbie. Ethan a matará? Martin conseguirá protege-la? E quanto a Scar? 


Brad não durou muito...


É um grande filme e um dos que merecem ser visto.  John Wayne em uma de suas grandes interpretações, as paisagens, as mensagens sublinhares, fazem com que valha a pena assistir. É tão bom, que até perdoamos o chefe comanche Scar ter olhos azuis....




E caso voce decida assistir, temos uma sugestão de onde poderá conseguir uma cópia. Basta clicar aqui...






Talvez também se interesse em ler: 

Papo de Cinema | O DÓLAR FURADO (Un dollaro bucato) -1965

PAPO DE CINEMA: "O ESTRANHO SEM NOME" - QUANDO CLINT EASTWOOD 'FLERTOU' COM O SBRENATURAL!

Papo de Cinema | "O Cavaleiro Solitário" ("Pale Rider") - 1985

JERONIMO, O HERÓI DO SERTÃO - FAROESTE "À BRASILEIRA"...


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.