A MARVEL JÁ CRIOU HISTÓRIAS INCRÍVEIS, PERSONAGENS EXTRAORDINÁRIOS! MAS, TAMBÉM LANÇOU...COMBO MAN!!!

  No passado havia uma série sobre curiosidades muito famosa em todo o mundo, onde o anfitrião sempre iniciava o episódio com um pequeno texto em que anunciava o que veríamos no dia e terminava sempre do mesmo modo: "...o incrível...o bizarro...o extraordinário...Acredite Se Quiser!". Lembrei deste texto, porque meio que se aplica a Marvel Comics: ela já lançou arcos incríveis, com histórias extraordinárias, mas também já flertou com "o bizarro". E a prova é: COMBO MAN!! Você não pode deixar de ler isto!! Acredite se quiser!!





Há poucos dias postamos aqui uma matéria falando sobre a primeira Mulher Aranha da Marvel  e sua ligação com um programa de sucesso na TV. Era um caso da Marvel se aproveitando do sucesso de um show de TV para vender mais revistas. E não foi o único caso, quase duas décadas depois a história se repete, porém com algumas diferenças...


Na década de 90 os quadrinhos em geral passavam por um grande boom de vendas. As editoras em geral estavam satisfeitas com seus resultados e em especial a Marvel Comics que estava em primeiro lugar! E para ganhar mais estava lançando revistas com personagens de segundo escalão em títulos próprios ou como personagens convidados.  


Foi então que alguém teve a ideia de atrair mais patrocinadores, o que diminuiria os custos da edição e aumentaria o lucro da editora. As revistas vendiam loucamente e atingiam uma parte generosa das pessoas em todo o pais, por que não oferecer isto como uma vantagem as diversas empresas? 


Os anúncios já eram comuns, como por exemplo uma grande campanha de meados dos anos 80 para o cereal "Cap'n Crunch". Na série de anúncios o "Cap'n" (Capitão) desapareceu e o Homem Aranha se juntou as buscas, conforme pode ser visto abaixo: 




Mas, no caso do personagem de nossa matéria, foi dado um passo á mais em relação a propaganda acima (que tinha capítulos). O produto a ser divulgado era o salgadinho "COMBOS" bastante popular na época e comercializado até hoje. A empresa que o produzia era uma subsidiária da cervejaria Anheuser-Busch, ao que parece eles tinham um conceito de que cerveja e salgadinho combinam muito bem...



Em 1995, a Marvel e o Combos se uniram para fazer uma série de anúncios que visavam, claro, alavancar as vendas dos salgadinhos (e da cerveja por extensão). E é ai que entra a criatividade da Marvel! Foi criado um herói que era a fusão de 14 personagens diferentes, heróis e vilões, que foi batizado de COMBO MAN!! Para popularizar a coisa, foi lançado um concurso onde a pessoa devia nomear os 14 personagens...




Claro, que não vamos deixar voces sofrendo para descobrirem quem são os 14. As partes devidamente identificadas estão logo abaixo: 






Se você achou que isto era tudo que nossa matéria tinha a mostrar a respeito do personagem, lamento dizer que você se enganou...A campanha envolvia além da criação do personagem e o respectivo concurso, uma história em quadrinhos do Combo Man escrita por ninguém menos que... Mark Gruenwald!! 




A revista foi lançada somente em 1996, com capa de John Statema. A arte interna era de Hector Collazo e Greg Adams. A história trazia a origem do herói Combo Man. Gira em torno do estudante universitário Rick Wilder, que como era de se esperar, estava sofrendo bullying (parece que já é uma instituição americana) por parte dos costumeiros valentões, que queriam que ele invadisse um laboratório da faculdade para roubar...as perguntas de um teste que seria realizado em breve. Deve-se destacar que Rick tinha em suas mãos, várias revistas da Marvel e...um saco de Combos!!!




Todos devem ter notado, que na capa da revista aparecem alguns membros da AIM (no Brasil: IMA). Acontece que no momento em que Rick vai até o tal laboratório, o professor de ciências estava sendo incomodado (para não dizer prensado) por eles e claro, resolve intervir. Apenas para cair bem no meio de algum experimento misterioso...




Um detalhe que deve ser destacado, é que após ter sido 'incentivado' pelos valentões a entrar no laboratório, Rick comeu um salgadinho Combos para se acalmar. Isto ocorreu segundos antes dele cair na misteriosa maquina, que de alguma forma combinou as forças dos personagens dos quadrinhos que Rick levava...e nasce: COMBO MAN!! 




Provando que não eram simples 'pés de chinelos', os capangas da AIM haviam levado o Super Adaptóide com eles (para pressionar um professor!?!?). Combo Man parte para dentro  e no meio da luta tem a ideia de sobrecarregar o vilão com seus diferentes poderes combinados! Uma boa ideia, não fosse um pequeno problema: ele perde seus poderes! Mas, por que!? Lembram-se do detalhe que destaquei no paragrafo anterior? Para se manter como Combo Man, Rick precisava comer continuamente um salgadinho Combos!! 




Recuperado seus poderes, agora o herói pode por em prática seu plano de sobrecarregar o Super Adaptóide e a coisa funciona! 




Felizmente a revista foi produzida para ter apenas um número, porém isto não evitou que Combo Man tivesse uma aparição especial em uma das revistas publicadas em comemoração ao 80º aniversário da Marvel. Era uma revista com dois personagens da Era de Ouro da Marvel: Zippy Pig e Silly Seal. Que eram personagens de quadrinhos de animais.


Neste especial haviam diversos personagens de diferentes empresas, na história um certo Method Man faz experimentos bem sangrentos com alguns personagens, entre eles: COMBO MAN





Até a próxima! 









Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.