Papo Furado: O BESOURO VERDE (Green Hornet) 1936


O BESOURO VERDE (Green Hornet) é um fenômeno da cultura pop, apesar de atualmente não estar em evidência, ainda assim vem ao longo dos anos obtendo sucesso (e arrebanhando fãs!) em todos os meios de comunicação: rádio, televisão, quadrinhos, cinema etc. Inexplicavelmente, o personagem foi traduzido como Besouro Verde, e não como Vespa ou Vespão Verde, que seria a tradução mais fiel para o original “Green Hornet”. 
O Besouro é um personagem interessantíssimo (na minha opinião!) Criado por Fran Striker e George W. Trendle, primeiramente como um programa de rádio em 1936 que narrava a aventura de dois vigilantes mascarados que combatiam o crime na Detroit da década de 30.
O programa foi lançado em 31 de janeiro 1936 pela rádio WXYZ. Pouco depois, o programa também seria transmitido pelas emissoras Mutual Broadcasting System, NBC Blue, Blue Network e ABC. Uma interessante cuiosidade é que a dupla de criadores também eram responsáveis por Lone Ranger (Cavaleiro Solitário, o "Zorro" do velho oeste). 
A Trama contava a história de Britt Reid, o rico editor do jornal Daily Sentinel, que combatia o crime com a identidade de Besouro Verde. Reid contava com a ajuda do motorista japonês Kato. Os autores criaram uma ligação com Lone Ranger, dizendo que o pai de Britt era Dan Reid, Jr. sobrinho do cowboy mascarado. Com a invasão da China pelo Japão, a nacionalidade de Kato deixou de ser japonesa e se se tornou filipina, ainda que  com ascendência japonesa. Durante a II Guerra, o ator radiofônico Raymond Hayashi que interpretava Kato, mudou o nome para Ray Toyo.  O programa usava a canção Flight of the Bumblebee composta por Nikolai Rimsky-Korsakov para a ópera The Tale of Tsar Saltan.

George W. Trendle em 9 de janeiro 1940, assinar com a Universal Pictures lançando uma uma cinessérie de 13 episódios estrelada por Gordon Jones no papel de Britt Reid e o ator chinês, naturalizado americano, Keye Luke,  como Kato (que nessa versão era coreano). E, em Janeiro de 1941, a Universal lança um novo seriado, The Green Hornet Strikes Again!, Warren Hull interpreta Britt Reid, enquanto Keye Luke repete o papel de Kato.

Um pouco antes porém, em Dezembro de 1940, o herói ganhou a revista "Green Hornet Comics" pela Helnit de Frank Z. TemersoN, que também possuiu as editoras Holyoke Publishing, Et-Es-Go, Continental e Bilbara Publishing Company, esta em parceria com a  Worth Carnahan.  Os roteiros eram do próprio Fran Striker e curiosamente, os desenhos eram da Bert Whitman Associates,  de Bert Whitman.  Passaram pelo estúdio: Jack Kirby, Frank Robbins, Irwin Hasen e George Storm, Bert Whitman chegou a assinar algumas capas, revista durou 6 edições e foi publicada até Agosto de 1941.
Ainda em 1942, a "Green Hornet Comics" passa a ser publicada pela Harvey,  continuando a numeração da Helnit.  A chamada da revista faz menção aos seriados da Universal: "On the air in the movies". Nessa versão, Striker deixa de ser o roteirista e os roteiros são creditados a Pierce Rice, Richard Hughes e
as histórias ilustradas por Arthur Cazeneuve, George Roussos, Jerry Robinson, Al Avisona, com a primeira edição com a capa de Jack Kirby (assinando como Jon Henri) e Joe Simon. Outras capas foram produzidas por Alex Schomburg, Al Gabriele, Jerry Robinson e Al Avison.
A série radiofônica foi cancelada em Dezembro de 1952 e o herói fez sua última aparição em quadrinhos na revista Four Color #496 (Setembro de 1953). Atualmente, os direitos de publicação estão com a Dynamite Entertainment.

Em Janeiro de 1966, a Rede de Televisão ABC lançou uma série do Batman, estrelada por Adam West como o herói título e Burt Ward como Robin, A série fez tanto sucesso que resolveram lançar também uma série do Besouro Verde, desta vez estrelada por Van Williams como Besouro Verde/Britt Reid e Bruce Lee como Kato. Ela foi  lançada em 9 de Setembro de 1966. As duas séries, inclusive, foram exibidas simultaneamente e chegaram a ter um intercâmbio entre os personagens. O Besouro Verde teve 25 episódios, 




A série inspirou um longa com Seth Rogen (Besouro Verde) e Jay Chou (Kato), que foi lançado em 2010. 

CURIOSIDADE: O personagem, como mencionei, fora criado em 1936 e acabou por antecipar (ou influenciar!) alguns conceitos presentes nos quadrinhos de super-heróis surgidos na Era de Ouro dos Quadrinhos e que começou oficialmente em 1938 com o lançamento do Superman. Ou seja, dois (2) anos depois da criação do personagem.

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.