Falando em GAMES | SONIC WINGS • AERO FIGHTERS (1992)


Neste FALANDO EM GAMES vamos resgatar a MEMÓRIA de um incrível jogo eletrônico de naves no estilo Shoot'M'Up ("shmup" ou "STG") com rolagem vertical. A grande maioria dos brasileiros o conhece pelo nome nipônico: AERO FIGHTERS, lançado originalmente para os fliperamas em 1992 e em 1993 para o Super Famicom, com o clássico nome de SONIC WINGS! Recebeu duas continuações para o Neo-Geo, uma para o PlayStation e Sega Saturn e uma em 3-D para o Nintendo 64, chamado Aero Fighters Assault nos Estados Unidos, ou Sonic Wings Assault, no Japão. Lembrou? Não conhece? Sem problemas! Fique conosco e divirta-se!


SINOPSE: No comando de aviões militares representantes de várias nacionalidades, o jogador deve lutar contras as forças da misteriosa organização Fata Morgana que invadiu a Terra e declarou guerra a todos os países do planeta. Cada avião tem seus pontos fortes e fracos como velocidade e artilharia.

Sonic Wings 
Ano: 1992
País: Japão
Designer: Shin Nakamura
Compositores: Naoki Itamura
Companhias Produtoras: Video System (Sonic Wings) e Mc O'River (Aero Fighters)
Editoras: JP: Tecmo (Arcade),  JP: Video System (Super Nintendo), JP: Hamster Corporation (PlayStation 2) e AN: Mc O'River (Arcade, Super Nintendo)
Plataformas: Super Nintendo, Arcade, PlayStation 2
Lançamento: Fliperama
Gênero: Shoot'M'Up
Modos de jogo: Single-player / Cooperativo Multi-player


Lançado em 1992 pela Video System deu origem a uma das melhores franquias de todos os tempos em jogos neste estilo que, por sorte tive a oportunidade de jogar nos arcades dos anos 90. Em 1993 foi portado para SNES sendo um belo Port considerado as capacidades do console. Posteriormente foi portado para Playstation 2 em 2005.

Aero Fighters, conhecido no Japão como Sonic Wings, é um dos melhores jogos de arcade no estilo "shmup", dos anos '90, muito popularizado também por sua versão em SNES, onde foi renomeado Aero Fighters para o público ocidental. Posteriormente, a maioria da equipe criativa que trabalhou em Aero Fighters criou o Strikers 1945 e mais alguns outros jogos deste gênero para outros consoles.
A versão SNES acrescenta ataques ocultos aos chefes (não encontrados nas outras versões) e o modo Time-Attack, além de 2 jogadores extras, Rabio e Lepus. Esta versão foi lançada em quantidades limitadas, fora do Japão, e é um dos cartuchos para o Super NES raros de serem encontrados. A versão japonesa não usa texto em Kanji, como na versão arcade.


O jogo lhe permite escolher com qual personagem jogar, podendo selecionar entre 4 países; cada um com seu piloto respectivo e seus tipos de tiros e poderes. Um jogador só pode escolher um lutador do lado respectivo. Em um jogo com 2 jogadores, o jogador que começa o jogo determina a nação à disposição de ambos os lutadores, até que o jogo termine. Cada modelo de avião no jogo tem suas características próprias e seus poderes especiais. De início, cada avião começa com sua artilharia básica, mas no decorrer das fases podem ir melhorando seu poder de fogo com "upgrades", até se tornarem em armas imbatíveis de guerra! Os poderes especiais de cada avião são bem variados, e podem ser desde uma hyper-ultramega rajada laser até o poder de paralisar o tempo, por alguns segundos! Os aviões nunca foram tão poderosos em um game como em Sonic Wings!

O game é composto por 8 fases. Os estágios iniciais consistem em áreas escolhidas ao acaso, entre as nações dos lutadores não selecionados (assumindo que os lutadores têm nações). Se Rabio ou Lepus for escolhido, todas as quatro fases de nações rivais se tornam jogáveis. Depois de completar todas as fases nas nações rivais, há mais quatro estágios. No jogo você não destrói apenas aviões inimigos, mas também helicópteros, tanques, construções, naves alienígenas e até um gorila voador assassino devorador de pilotos (último chefe). o grande número de inimigos e de tiros vindo em sua direção exige uma boa concentração e reflexos rápidos dos jogadores, apesar de poder se movimentar por toda a tela, você logo vai perceber que ela nem é tão grande assim no meio do fogo cruzado.
Contribuição: Shoji Kawaguchi


Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

LEIA TAMBÉM:

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.