PAPO DE CINEMA | "GRAND PRIX" (1966)
SINOPSE: No Grande Prêmio de Mônaco Pete Aron (James Garner), um piloto americano que dirige um Jordan-BRM, tem problemas na caixa de marcha e faz seu carro mergulhar no mar. Porém o fato mais grave foi ter ferido seriamente o piloto inglês Scott Stoddard (Brian Bedford), seu companheiro de equipe. Este acidente provoca a demissão de Aron, que é contratado pela equipe japonesa Yamura. Durante a recuperação de Stoddard sua mulher, Pat (Jessica Walter), se envolve com Aron, pois ela parece determinada em deixar Scott. Paralelamente o piloto francês Jean-Pierre Sarti (Yves Montand) e o piloto italiano Nino Barlini (Antonio Sabato), ambos da Ferrari, se envolvem com Louise Frederickson (Eva Marie Saint), uma jornalista americana, e Lisa (Françoise Hardy), uma bela jovem.
- James Garner (Peter Aaron): Orlando Prado
- Eva Marie Saint (Louise Frederickson): Nelly Amaral
- Yves Montand (Jean-Pierre Sarti): Antônio Patiño
- Brian Bedford (Scott Stoddard): Élcio Romar
- Jessica Walter (Pat Stoddard): Neuza Tavares
- Antonio Sabato (Nino Barlini): Ricardo Schnetzer
- Françoise Hardy (Lisa): Marlene Costa
- Adolfo Celi (Agostino Manetta): Vinícius Salvatori
- Claude Dauphin (Hugo Simon): Milton Luís
- Enzo Fiermonte (Guido): Paulo Flores
- Geneviève Page (Monique Delvaux- Sarti): Carmen Sheila
- Jack Watson (Jeff Jordan): Isaac Bardavid
- Graham Hill (Bob Turner): Ayrton Cardoso
- Masaaki Asukai (interprete Japonês): Garcia Júnior
Outras Vozes:
- Garcia Júnior, Ayrton Cardoso, Júlio César.
- No Oscar de 1967, Grand Prix ganhou os prêmios de:
- Melhores Efeitos Sonoros (Gordon Daniel),
- Melhor Edição de Filme e Melhor Som (Franklin Milton)
- John Frankenheimer foi indicado para Melhor Direção pelo Directors Guild of America.
- As filmagens de Grand Prix exigiram o uso de todas as câmeras Panavision existentes na época.
- Steve McQueen queria interpretar o personagem Pete Aron, mas devido a dificuldades em acertar seu contrato com os produtores terminou por perder o papel para James Garner.
- O diretor, John Frankenheimer recusou a idéia de filmar os carros andando devagar e posteriormente aumentar a velocidade das cenas rodadas, justificando que o público perceberia que a velocidade dos carros não seria natural.
- James Garner fez todas as cenas de corrida de seu personagem. Durante as pausas era comum o ator realizar mini-corridas com pilotos profissionais que foram contratados para as filmagens.
- O desenho do capacete usado por James Garner em Grand Prix é o mesmo do na época piloto Chris Amon. Já o desenho do capacete de Brian Bedford é o mesmo de Jackie Stewart, que na época estava em sua 2ª temporada na Fórmula 1.
- Brian Bedford era o único dos atores que interpretavam pilotos que não sabia dirigir, o que explica o fato de que em todas as cenas em que seu personagem aparecia pilotando ele estava com o rosto coberto.
- Os carros usados em Grand Prix eram na verdade carros de Fórmula 3 que foram adaptados para que se parecessem com carros da Fórmula 1 da época.
- A voz de Toshirô Mifune pôde ser ouvida na première de Grand Prix, mas posteriormente todas as suas falas foram dubladas por Paul Frees.
- O filme inclui cenas de corridas reais e conta com participações especiais de pilotos profissionais, incluindo os campeões mundiais de Fórmula 1: Phil Hill, Graham Hill, Juan Manuel Fangio, Jim Clark, Jochen Rindt e Jack Brabham. Outros pilotos que apareceram no filme são: Dan Gurney, Ludovico Scarfiotti, Richie Ginther, Joakim Bonnier, Bruce McLaren e Jo Siffert .
Gostou da postagem?
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...
Nenhum comentário