Animação em Foco | JAYCE E A LIGA RELÂMPAGO (Jayce et les Conquérants de la lumière) - 1985

Neste ANIMAÇÃO EM FOCO vamos mais uma vez a década de 80, onde o rock de abertura de algumas animações eram tão ou mais marcantes que o próprio desenho. Vamos falar de JAYCE, uma curiosa aventura espacial que tinham raras batalhas de naves siderais e muitas perseguições de veículos estilo "truck monsters". A animação misturava ciência, magia, dramas e muita aventura, com excelentes traços que lembram muito os animes da época. Sua última apresentação no Brasil, foi pelo SBT em 1992. Lembrou? Não conhece? Não tem problema! Fique conosco e você não vai se arrepender. 

SINOPSE:  Em um planeta do sistema solar Epsolon 9, vivia Audric, um grande cientista, que possuía a meta ambiciosa e autruísta de eliminar a fome no universo. Para isso, ele começa a desenvolver plantas especiais através de engenharia genética e mística. Estas, seriam tão resistentes aos impactos ambientais, que poderiam existir em qualquer pedaço de terra vagando no espaço. No entanto, durante as pesquisas, um acidente no laboratório libera radiação que acabou transformando as inofensivas plantas em seres mutantes inteligentes e hostis. Estas criaturas se multiplicam e formam um grande exército com o objetivo de dominar o universo, tendo como líder o mutante Monstróide (SawBoss).

Audric, sentindo-se culpado e prevendo a ameaça representada pelo exército Monstróide, esconde em um medalhão místico, o segredo para destruir o exército inimigo. Este medalhão foi dividido em duas partes: uma metade ele carrega consigo e a outra é entregue para seu filho, Jayce.

Os Monstróides, usando o poder de telepatia conseguem rastrear Audric pelo universo. Por isso, ele é obrigado a fugir pelo espaço para proteger o segredo que pode eliminar a ameaça dos mutantes vegetais.

Para tentar encontrá-lo Jayce, seu mentor, o tecnomago Gillian e Flora, um dos experimentos de Audric anterior ao acidente, se lançam ao espaço guiados pelo mercenário Herc numa busca para encontrar seu pai e, assim, unir as metades do medalhão, revelando o segredo que derrotará definitivamente o Monstróide e seu exército. Durante suas aventuras, os guerreiros conseguem libertar vários planetas da ameaça e criam a Liga Relâmpago.

"Viajando através das estrelas para salvar o universo dos Monstróides, Jayce procura pelo seu pai para unir os medalhões mágicos e liderar a Liga Relâmpago para vitória contra o exército do bando de Sawboss. Os Guerreiros do Espaço partem para a batalha! A Liga Relâmpago ataca!"                                                                                                            Narração: José Santanna Gomes


Título: JAYCE (Jayce e a Liga Relâmpago)
Título Original: Jayce et les Conquérants de la lumière
Título em Inglês: Jayce and the Wheeled Warriors 
Ano: 1985
País: França
Criador: J. Michael Straczynski
Roteiro: Haskell Barkin
Elenco Principal (Dublagem):
§ Darrin Baker - JAYCE - Ricardo Schnetzer
§ Valerie Politis - FLORA - Miriam Ficher
§ Dan Hennessey - AUDRIC - Amaury Costa
§ Charles Joliffe - GILLIAN - Magalhães Graça
§ Len Carlson - HERC - Orlando Prado
§ Luba Goy - OON - Mário Monjardim
§ Giulio Kukurugya - MONSTRÓIDE - André Luiz Chapéu
Produtor: Jean Chalopin
Emissora Original: Syndication
Companhias Produtoras: DIC Entertainment
Episódios: 65, com duração média de 20 min, distribuídos em duas (2) temporadas.
Transmissão Original: de 16 de setembro de 1985 a 13 de dezembro de 1985.

No Brasil, foi exibido pelo SBT, no final da década de 1980 e brevemente, em 1992.

CURIOSIDADES:

  • Apesar de se tratar de uma história de fantasia espacial, os combates entre naves espaciais são raros, a maior parte da ação se desenrola na superfície de planetas ou no interior de naves espaciais, com os veículos da Liga Relâmpago de dos monstróides executando grandes perseguições uns aos outros.
  • "Jayce et les Conquérants de la lumière", como muitas outras animações, não teve final. Há relatos na internet de que seu criador, J. Micheal Straczynski e o estúdio DIC Entertainment chegaram a produzir o roteiro de um longa que encerraria a série, mas infelizmente também não foi para frente.
  • Shuki Levy foi responsável pela animada trilha sonora da animação. Levy é o responsável pelas trilhas de animações como “He-Man e os Mestres do Universo”, “Inspetor Bugiganga”, “She-Ra – A Princesa do Poder” e “Might Morphin Power Rangers”.

  • O produtor de televisão, roteirista e diretor de cinema francês Jean Chalopin criou a produtora “DIC Entertainment” (Originalmente chamada: Audivisuel DIC)  que gerou alguns famosos desenhos animados dos anos 80, tais como: “Inspetor Bugiganga”, “Os Caça-Fantasmas”, “Dennis – O Pimentinha”, "Heathcliff", "A Nossa Turma", "Pole Psoition" entre outros.
  • A animação foi supostamente criada para promover uma linha de brinquedos. Porém, os bonecos nunca chegaram a ser comercializados. O que ocorreu foi que os brinquedos ficaram prontos antes mesmo do conceito artístico dos personagens do desenho, de tal forma que as descrições dos veículos de brinquedo não batiam com as do desenho. Nem mesmo os pilotos eram parecidos com os personagens, eram figuras genéricas. Uma segunda fornada chegou a ser planejada, essa seguindo o desenho, mas nunca aconteceu.

  • A animação foi produzida pela empresa DIC Entertainment e animada pelos estúdios japoneses Sunrise, Shaft, Studio Giants, Studio Look e Swan Production. 
  • Os heróis dirigem veículos brancos que são uma curiosa fusão entre máquinas agrícolas, tanques de guerra e carros de rally, são dotados de armas variadas que podem ser escamoteadas entre si. A lógica por trás disso é que as pesquisas de Audric eram relacionadas aos vegetais, por isso este dispunha destas máquinas para realizar ações de plantio ou manejo da terra. Daí, Gillian e Jayce, percebendo que precisariam de armas e veículos para se defender dos inimigos alteraram estas para que se tornassem cveículos de combate mantendo parte das características originais.  Já os vilões são criaturas vegetais que tendem a assumir a forma de veículos igualmente atípicos, em preto e verde. 
  • A dublagem brasileira foi feita pela Herbert Richers e a voz de locução era do Ricardo Mariano.
  • O personagem Herc Stormsailor foi inspirado em Han Solo do universo Star Wars. Na animação é relatado pelo mercenário que este teria ganhado sua nave ("Pride of the Skies") em um jogo de cartas, da mesma forma que Solo teria ganho a sua Millenium Falcon.




Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.