Falando em Série | O MÁGICO (The Magician) - 1973

Neste FALANDO EM SÉRIE vamos resgatar a MEMÓRIA um seriado da distante década de 70: O MÁGICO. Uma série estrelada por Bill Bixby que somente mais tarde ganharia fama internacional como David Banner, o alter ego do Hulk na já icônica série de TV. Como o Mágico, Bixby usa de seu talento e recursos financeiros para resolver crimes e ajudar pessoas. No Brasil, pouquíssimos irão conseguir se lembrar, sua última apresentação no país foi pela saudosa TV TUPI, em 1979. Lembrou? Não faz idéia do que estou falando? Não tem problema! Se aventure e desfrute de mais essa gostosa nostalgia. Boa leitura!

SINOPSE: Anthony Black (Bill Bixby) é um mágico bem sucedido, rico e cheio de compaixão. Dispondo de seus talentos como ilusionista e escapista, além de seus vastos recursos financeiros, ele resolve crimes e ajuda pessoas necessitadas.


Título: O MÁGICO
Título Original: The Magician
País: EUA
Ano: 1973
Gênero: Série de TV - Policial / Aventura
Emissora: NBC
Criada por: Jack Arnold e Bill Bixby 
Elenco Principal:
- Bill Bixby .... Anthony Blake
- Jim Watkins .... Jerry Wallace
- Keene Curtis .... Max Pomeroy
- Todd Crespi .... Dennis Pomeroy
- Joe Sirola .... Dominick
Episódios: 21, com duração média de 45 minutos, distribuídos em uma única temporada
Produção: Paramount Television em associação com a B & B Productions, Inc.

No Brasil, a série estreou pela TV Tupi Canal 4 (SP) em 12 de Março de 1979. 


A história narrava um mágico profissional, um filantropo playboy chamado Anthony “Tony” Blake, interpretado pelo ator Bill Bixby, que utilizava as suas habilidades para resolver crimes e ajudar as pessoas desamparadas.
Antes de ser um mágico, porém, Blake havia sido preso num país não mencionado da América do Sul, até que um dia ele encontrou uma maneira de escapar, usando uma forma de ilusionismo, juntamente com o seu companheiro de cela e onde provavelmente surgiu o interesse dele pela mágica, ilusionismo e escapismo.
O seu companheiro de cela infelizmente acabou morrendo, mas deixou-lhe uma imensa fortuna. A fuga acabou conduzindo Blake a uma carreira de mágico que o tornou famoso. Mas, ele nunca se esquecia dos momentos que passou na prisão, o que também servia de motivo para buscar justiça por outros.
Inicialmente, Blake morava num jato Boing 720, todo equipado como uma residência e que servia como um “motorhome caro e sofisticado”, com a qual ele podia se locomover rapidamente. Ele também tinha um piloto particular chamado Jerry Anderson, interpretado por Jim Watkins. Ele freqüentemente recebia ajuda da colunista Max Pomeroy, que tinha um filho numa cadeira de rodas chamado Dennis.
Quando o seriado já estava a meio caminho seu avião caiu e ele passou a morar num elegante apartamento do “The Magic Castle”, um clube dedicado somente para os mágicos, ao mesmo tempo em que o enredo recebeu novos personagens como um parceiro chamado Dominick, um sujeito meio cômico.
Não houve nenhuma explicação para as mudanças ocorridas no programa, embora Tony recrutasse o seu ex-piloto Jerry e a colunista Max para um caso adicional posteriormente, já no novo formato. 

CURIOSIDADES:

  • No episódio piloto o Mágico é apresentado com o nome de Anthony Dorian, mas quando a série foi ao ar, o personagem mudou para Anthony Blake, devido a questão deste ser o nome real de um mágico da época.
  • Uma interessante curiosidade digna de nota é que Bill Bixby, um mágico amador afiado, insistiu em realizar todas as ilusões pessoalmente, sem qualquer truque de edição, com exceção de algumas cenas do episódio piloto. Muitos dos episódios da série foram precedidos por um anúncio que informava a audiência de que os truques de mágica eram realizados sem truques de fotografia. Bixby foi instruído nessas performances pelo consultor técnico do programa, Mark Wilson. Do momento que a base do herói deixa o avião e passa a ser um clube de mágica, Wilson passa a ser visto ocasionalmente no palco. Além de fugas, Bixby realizou proezas de truques de mão, mentalismo e ilusões de palco. 
  • Após o cancelamento da série, Bixby passou a apresentar uma série de especiais de magia na NBC e uma série chamada: The Wonderful World of Magic.
  • Embora tenha tido apenas uma única temporada, The Magician foi uma influência em séries posteriores. O programa era um dos favoritos do criador de Arquivo X, Chris Carter, que o transformou na história de "origem" do agente especial Fox Mulder: um adolescente Mulder estava esperando para assistir The Magician quando sua irmã Samantha foi sequestrada por forças misteriosas. 
  • No episódio "The Great Spontini" (S03E08) de CONTRATEMPOS (Quantum Leap), o personagem de Scott Bakula, Dr. Sam Beckett, salta para um mágico amador em 1974 que aspira a aparecer em The Magician, de Bill Bixby; no entanto, devido à sua amnésia parcial, o Dr. Beckett, a princípio, só pode se lembrar da conexão de Bixby com O Incrível Hulk, que não havia sido feita naquela época.
  • A série Incrível Hulk apresentou um episódio que homenageou The Magician e a série anterior de Bixby, My Favorite Martian. No episódio "My Favorite Magician" (S03E05) de The Incredible Hulk, o personagem de Bixby se tornou o aprendiz temporário de um mágico de palco interpretado pelo co-estrela marciano de Bixby, Ray Walston. Mark Wilson também estava presente novamente como o "consultor mágico" do episódio. Além disso, a co-estrela marciana Pamela Britton apareceu em um episódio de The Magician.
  • O ator Andrew Robinson afirmou que seu personagem de Star Trek: Deep Space Nine, Elim Garak, foi parcialmente influenciado pelo personagem de Bixby.
  • No Brasil, foi apresentada pela TV Tupi Canal 4 de SP na segunda-feira de 12 de Março de 1979. Inicialmente exibida 21h00, passou depois a ser exibida depois no mesmo dia, as 21h50, sucedendo a telenovela “Gaivotas”.


    Caso deseje ter acesso a episódios completos, clique AQUI e fale conosco.

     

    Gostou desta postagem???

    Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
    Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.. 

    Talvez também se interesse por: 

    Nenhum comentário

    Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.