Papo de Cinema | A MOSCA (The Fly) - 1986

Neste PAPO DE CINEMA temos um daqueles filmes de terror que envelheceram muito bem. E com isso, quero dizer que: "A MOSCA" ainda consegue mexer com os brios de muito marmanjo acostumado com produções assustadoras. A história trás um cientista às voltas com um projeto de tele transporte que acaba dando errado e com terríveis consequências. Se já viu, recomendo ler nossa matéria. Se ainda não viu, recomendo que veja, e que leia nossa matéria. Sem mais delongas, bora pro que interessa!


SINOPSE: O cientista Seth Brundle (Jeff Goldblum) testa uma máquina de teletransporte de matéria e inadvertidamente permite que uma mosca entre na câmara junto com ele. Quando se dá a reintegração, o DNA de Seth se funde com o do inseto, dando início a uma perigosa mutação genética. A transformação é testemunhada pela jornalista Veronica Quaife (Geena Davis).


Título: A MOSCA
Título Original: The Fly
Ano: 1986
País: EUA
Duração: 96 minutos
Gênero: Terror/Ficção Ciêntífica
Direção: David Cronenberg
Elenco Principal:
- Jeff Goldblum .... Seth Brundle
- Geena Davis .... Veronica "Ronnie" Quaife
- John Getz .... Stathis Borans
- Joy Boushel .... Tawny
- Leslie Carlson .... Dr Brent Cheevers
- George Chuvalo .... Marky
- David Cronenberg .... ginecologista do sonho de Ronnie
Maquiagem: Chris Walas
Produção: Stuart Cornfeld
Coprodução: Marc-Ami Boyman e Kip Ohman
Roteiro: Charles Edward Pogue e David Cronenberg
Baseado no Conto:"The Fly" de George Langelaan
Música: Howard Shore
Diretor de fotografia: Mark Irwin
Edição: Ronald Sanders
Companhia Produtora: Brooksfilms e SLM Productions Group
Estúdio:  20th Century Fox
Orçamento:     US$ 15 milhões
Arrecadação: US$ 60 milhões


RESENHA (SPOILERS):

"Estrelado por Jeff Goldblum e Geena Davis, o longa foi lançado em 15 de agosto de 1986 com David Cronenberg na direção. Durante uma convenção sediada pela Bartok Science Industries, o excêntrico e brilhante cientista Seth Brundle (Goldblum) conhece a jornalista Veronica "Ronnie" Quaife (Davis). Encantado pela perspicácia de Ronnie, Seth a leva ao armazém onde mora e trabalha e lhe revela seu projeto do teletransporte. Surpreso ao descobrir que ela é uma repórter, Seth imediatamente arrepende-se de ter falado demais mas, ele é convencido por Ronnie a incluía-la no projeto como uma testemunha ocular gravando o seu dia-a-dia trabalhando no projeto para publicar num livro mais tarde para divulgar a descoberta na hora certa.

Contudo, eles não contavam com a atração mútua entre eles resultando no envolvimento dos dois. Essa relação causa o ciúme do chefe e ex-namorado de Ronnie, Stathis Borans (John Getz) que quase revela a invenção de Seth antes da hora. Transtornado por Ronnie não ter lhe contado sobre sua antiga relação com seu chefe, após comemorar o avanço de seu trabalho em um momento de impulsividade causado pela bebedeira, Seth usa a si mesmo como cobaia do teletransportador sem verificar os pods. Nos dias seguintes, Seth passa por transformações físicas e emocionais que começam a assustar Ronnie. Mais tarde, depois de uma discussão acalorada, Seth acaba descobrindo que durante o teletransporte seu DNA foi mesclado com o de uma mosca que entrou no pod junto com ele pois, o IA não sabia diferenciar os dois indivíduos. As alterações físicas de Seth se tornam cada vez mais agressivas, o que vai o enlouquecendo pouco a pouco. Ao visitá-lo, Ronnie entra em pânico com a aparência de seu amor e como ele está cada vez mais insano. Ela acaba não tendo coragem de lhe contar que estava grávida dele e, na mesma noite recebe conselhos de Stathis que tanta convencê-la a abortar e abandonar o cientista de vez, a fazendo temer que sua mutação seja contagiosa. Desconfiando de que Ronnie esteja lhe escondendo algo, Seth usa as habilidades que ganhou com a mutação e a segue até a clínica de aborto onde a impede de encerrar a gravidez e leva Ronnie ao armazém. Lá, ele conta a ela que encontrou um modo de curar sua mutação e, de forma delirante lhe conta que deseja fundir a ambos e seu filho não nascido numa única forma como uma "família perfeita". Tentando salvar Ronnie, Stathis chega armado com uma espingarda e após lutar com Brundle, têm um pé e uma mão derretidos pelo vômito ácido do homem-mosca. Convencido por Ronnie a poupar Stathis, Brundle a arrasta á força para um dos casulos e, ao tentar se libertar ela arranca parte da mandíbula dele e testemunha a mutação e forma final do monstro. Durante o teletransporte, Ronnie é salva por Stathis que explode um dos cabos o que fere gravemente o homem-mosca. Num ato de misericórdia, Ronnie armada com a espingarda acaba por explodir a cabeça de Seth quando o mesmo lhe implora para morrer ao colocar o cano da arma em sua cabeça.

O longa recebeu aclamação de público e crítica, com muitos elogios a atuação de Jeff Goldblum e os efeitos especiais e maquiagem de Chris Walas. O filme foi o maior sucesso da carreira do cineasta David Cronenberg e uma das maiores bilheterias de 1986. o sucesso comercial da película, gerou uma sequência 3 anos depois, dirigida pelo próprio Chris Walas visto que, Cronenberg nunca gostou de trabalhar em sequências de seus longas. Anos depois após o filme de 1986, houveram projetos de spin offs como uma sequência alternativa dirigida por Renny Harlin onde a personagem Ronnie daria luz a gêmeos para ser lançado em 1990; um remake dirigido por Todd Lincoln para a Fox; e outro remake encabeçado por Cronenberg mas, nenhum dos projeto realmente chegou a seguir adiante sendo esquecidos. Mesmo hoje, mais de 30 anos após seu lançamento o filme envelheceu bem e continua surpreendendo e aterrorizando a todos aumentando ainda mais sua legião de fãs."




CURIOSIDADES:
  • Mel Brooks, famoso por suas comédias, é também um grande fã de filmes de terror e não queria que soubessem de seu envolvimento com a produção do longa, temendo que não o levassem o filme a sério quando estreasse.
  • David Cronenberg inicialmente tinha se negado a dirigir A Mosca. Só reconsiderou a proposta depois de uma carta de Mel Brooks e de um incentivo de um milhão de dólares. Ele inclusive faz uma ponta no filme, como médico, na cena de sonho em que Veronica está dando à luz.

  • Jeff Goldblum não foi a primeira opção para o papel de Seth Brundle. Na verdade, o personagem foi primeiro oferecido a outros atores, como Richard Dreyfuss, Willem Dafoe, James Woods, Mel Gibson e Michael Keaton. 
  • Antes de A Mosca, Jeff Goldblum já havia participado de outros filmes, com destaque para: Invasores de Corpos (1978), e O Reencontro (1983), mas ele não era a imagem de protagonista que os produtores tinham em mente.


  • Em várias cenas, Geena Davis admitiu que ficou genuinamente enojada, como naquela em que a orelha de Seth cai. É só reparar no rosto dela para notar que o nojo é real. Geena Davis, aliás, era namorada de Jeff Goldblum na época.
  • O filme faz parecer bem rápido, mas a transformação de Seth Brundle de humano para mosca leva quatro semanas e seis dias para terminar.


  • Apenas a preparação para o papel levava 5 horas na maquiagem e o conjunto da cabeça para quando Jeff Goldblum já estava totalmente transformado tinha quase 3 quilos.
  • O longa ganhou um Oscar de Melhor Maquiagem em 1987 (Chris Walas foi o responsável pela maquiagem do filme) e levou vários Saturn Award: de Melhor Ator, Jeff Goldblum; Melhor Filme de Terror; e Melhor Caracterização.
  • Além de ser inspirado no conto "The Fly" de George Langelaan, é uma refilmagem de "A Mosca da cabeça branca", de 1958. Que, apesar de pouco conhecidas, teve outras duas sequências: "Return of the Fly" (1959) e "Curse of the Fly" (1965).


  • Desde o sucesso nas bilheterias, já havia planos para uma sequência do filme de 1986. Um projeto chamado: "Flies", com Geena Davis, contaria a história de sua personagem e dos gêmeos que ela teria com Seth. Porém, este projeto nunca saiu da gaveta e a idéia aprovada virou A Mosca 2, de 1989, com Eric Stoltz fazendo o papel do filho de Seth.
  • As câmaras de teletransporte mostradas no filme, originalmente, foram inspiradas nos cilindros da Ducati 450 Desmo que pertencia ao diretor. Fanático por velocidade, o nome de Seth Brundle foi inspirado no nome de Martin Brundle, piloto de Fórmula 1.
  • A frase: TENHA MEDO, TENHA MUITO MEDO. (Be afraid, be very afraid) que já foi ouvida em várias séries e filmes, na verdade se originou em uma fala de Geena Davis no longa. Mel Brooks a criou enquanto discutiam como os personagens deveriam reagir diante da cena da transformação.


Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.