Na estante com ANNE RICE: AS CRÔNICAS VAMPIRESCAS (The Vampire Chronicles)


Se você conhece é fã de histórias de vampiro e conhece um pouquinho sobre livros já deve ter ouvido falar sobre a escritora Anne Rice. Senão, deve ter ouvido falar do Vampiro Lestat. Se não, pelo menos do filme “Entrevista com o Vampiro” com Tom Cruise você já deve ter ouvido falar, certo? Pois é, este filme é baseado no livro dela.

No meio literário e junto aos fãs do gênero, Anne Rice é uma das escritoras mais famosas do mundo (Infelizmente, ela não é muito difundida no Brasil), principalmente pela série chamada: "As Crônicas Vampirescas". Muitos foram os livros publicados ao longo dos anos (Entrevista Com o Vampiro é de 1976!) todos traçando uma linha temporal do vampiro Lestat e de outros chupadores de sangue "coadjuvantes" e formando uma grande e empolgante trama que mistura (com muita competência) suspense e aventura..

Neste post vou me ater aos 3 primeiros livros que compreendo como o "tripé" à partir do qual a escritora destilou seu sucesso literário.

As Crônicas Vampirescas são compostas por quinze livros, atualmente, e já foram adaptados para os cinemas duas vezes: a primeira em 1994 pelo diretor Neil Jordan em Entrevista com o Vampiro, que chegou até a ser indicado ao Oscar; e depois, em 2002, pelo diretor Michael Rymer (Battlestar Galactica, Hannibal) em Rainha dos Condenados.

Em 1972, aos 30 anos, Anne perdeu sua filha Michele, de apenas cinco anos de idade, vítima de leucemia. Arrasada, a escritora passou quase um ano alcoolizada, incapaz de recuperar-se da perda. Porém, em 1973, em cerca de 5 semanas, ela escreveu o livro Entrevista com o Vampiro, a partir de um conto que ela havia produzido em 1969. Recusado na primeira tentativa de publicação, em 1974, acabou saindo dois anos depois (1976), pela editora Knopf, que até hoje publica os livros da autora.

No livro, Anne retrata sua filha na personagem Claudia de 6 anos de idade, que transformada em vampiro é condenada a viver eternamente como uma criança. A questão  da "imortalidade", além das tragédias em sua vida, acabaram sendo o grande motivo do fascínio por Vampiros, personagens principais de seus livros.

Assim, esse primeiro livro, que acabou virando um grande, e certamente o maior, sucesso da escritora, deu origem a uma série de romances sobre vampiros ("As Crônicas Vampirescas"). Curiosamente, "O vampiro Lestat" só foi produzido nove anos depois do primeiro livro (1985).

Anne Rice guarda a lembrança de sua máquina de escrever quando morava na Califórnia. Seu primeiro livro, Entrevista com o Vampiro, de 1976, nasceu de sua curiosidade do que seriam vampiros caso eles existissem. "Com a imortalidade lúdica, fui inspirada a escrever sobre vampiros. Eu vi um mundo através deles, e encontrei uma metáfora perfeita para escrever sobre pessoas afastadas da sociedade como eu. Foi mais uma intuição, não imaginava que escreveria tantos outros livros depois daquele".


ENTREVISTA COM O VAMPIRO (É aqui que tudo começa!), o primeiro livro, nos apresenta a história de vida do vampiro Louis. A trama se inicia com um jovem repórter entrevistando Louis, e este conta sobre sua vida antes de se tornar vampiro, como se transformou, como conheceu Lestat (que foi o vampiro que o criou), a vampira Cláudia (um de seus mais perturbados amores) e Armand (outro amor perturbado). É o livro menos interessante da série. Foi adaptado para o cinema com o mesmo nome.
O VAMPIRO LESTAT, o segundo volume das Crônicas Vampirescas, narra a história do vampiro Lestat que nos fora apresentado pelo Vampiro Louis no livro anterior. Lestat é um dos personagens mais carismáticos de todas as "Crônicas Vampirescas". E nesta obra conhecemos um pouco mais de sua origem, desde seus dias como humano em 1760, em Auvergne, França, passando por seu encontro em Paris com o exótico vampiro que o transformou.  Também veremos o momento em seu passado que ele se cansa da vida e desaparece por décadas até ressurgir para se tornar um Rockstar, que revela os segredos dos vampiros para o mundo, conseguindo assim muitos inimigos imortais e encontrar com Akasha, a rainha dos vampiros. A partir daí a história continua no livro seguinte.
A Rainha dos Condenados, é o terceiro livro da série Crônicas Vampirescas de Anne Rice, continuando diretamente do final de O vampiro Lestat, narra a origem dos vampiros, a transformação de Akasha e a Lenda das Gêmeas Maharet e Mekare. Apesar de não ser o último capítulo das "Crônicas", este terceiro livro meio que encerra a origem dos personagens centrais e serve de base para as inúmeras aventuras que se seguem.
Os livros sequenciais, em sua maioria nos apresentam histórias mais compactas, com inicio meio e fim num mesma obra. Neste caso, ou seja destes primeiros livros, as circunstâncias são outras e é essencial que o leitor desfrute dos três volumes para se saciar nesta aventura. 
 

Ao escrever sobre Lestat em 1976, Anne Rice tinha Rutger Hauer em mente para dar vida ao personagem. A Paramount se manifestou para comprar os direitos autorais do livro por US$ 150,000 antes mesmo da obra ser publicada. Nesta época, John Travolta foi considerado para interpretar Lestat, mas na época em que o filme estava em produção, o ator já estava velho demais para interpretar um jovem vampiro. 

No ano de 1994, ao ver Tom Hanks em Filadélfia (1993), Anne Rice lhe ofereceu o papel de Lestat, mas o ator recusou a proposta para poder estrelar em Forrest Gump: O Contador de Histórias.

Em relação ao filme, Anne mostrou-se satisfeita com a adaptação. "Fiquei agoniada quando me disseram que queriam fazer o filme porque eu estava muito feliz com os personagens que eu e os leitores tínhamos em mente. Mas gostei muito do trabalho que o Brad Pitt e o Tom Cruise fizeram".

Estrelado por Tom Cruise, Brad Pitt, Antonio Banderas, Christian Slater e Kirsten Dunst, o filme foi lançado em Novembro de 1994, recebendo criticas positivas e indicações ao Oscar para os prêmios de melhor direção e de melhor trilha sonora. Kirsten Dunst também foi indicada ao Golden Globe como melhor atriz coadjuvante. 


Apesar do título, A Rainha dos Condenados é uma mescla dos livros "O Vampiro Lestat" e "A Rainha dos Condenados".

O ator Tom Cruise chegou a ser convidado para retornar ao papel de Lestat, mas recusou a oferta por já estar envolvido na produção de outros filmes.

Aaliyah foi a primeira atriz escalada para o elenco e estava muito animada com o projeto já que era fã de filmes de vampiro e fascinada pela mitologia grega. Infelizmente, a atriz faleceu em um desastre aéreo pouco após completar sua participação nas filmagens do longa. O irmão da cantora, Rashad Haughton, foi então contratado pelos produtores do filme para a dublagem de cenas de Aaliyah, após sua morte.

A trilha sonora tem músicas exclusivas de bandas como Korn, Static-X, Marilyn Manson e Disturbed, Linkin Park, Dry Cell, Slipknot entre outras, o total é de 14 músicas em sua trilha sonora. 

Enquanto Entrevista Com o Vampiro (1994) foi abertamente aprovado por Anne Rice, A Rainha dos Condenados foi um desastre segundo a autora. Anne Rice afirmou que só assistiu ao filme uma única vez e completou dizendo que não assistiria nunca mais.

"Eu me ofereci para escrever o roteiro, mas eles (os produtores do filme) não deixaram. Eles falaram que eu era grande demais para aquilo. Foi uma decepção para a maioria dos fãs da série. Até hoje recebo comentários no Facebook questionando o porquê de eu ter autorizado o filme. Mas eu não pude impedi-los. O diretor Michael Rymer é muito talentoso, mas eu realmente não sei o que ele estava pensando quando resolveu fazer A Rainha dos Condenados", desabafou Anne.


A novidade é que as Crônicas Vampirescas estão prestes a se tornarem uma série pelo canal de streaming Hulu.
As filmagens da série começarão ainda em 2019 e segundo o site TV Web, as cenas serão gravadas em Budapeste, na Hungria, a partir do mês de setembro.

A série da Hulu será produzida pela própria Anne Rice e por seu filho: Christopher Rice. Dee Johnson (Plantão Médico, Nashville: No Ritmo da Fama) foi contratada como showrunner da atração. O elenco ainda não foi divulgado.

A série ainda não tem previsão de lançamento.


BÔNUS: Clique nos LINKS abaixo e opte por LER ou BAIXAR os livros, assim como você pode optar por ASSISTIR ou BAIXAR os filmes. Boa Diversão!

 
Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e participe de nosso grupo no facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..
 
Leia também:
 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.