Animação em Foco: ALADDIN (1992,1994,1996) Disney


Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa, faz parte dos contos das "Mil e Uma Noites", uma coletânea de histórias árabes, de onde vieram Ali Babá e os Quarenta Ladrões e Sinbad e eram narradas por Sherazade ao rei Shahriar. Aladim que em árabe significa literalmente "nobreza da fé", é um personagem fictício de origem árabe, sendo possivelmente um dos mais famosos da coletânea de contos.  A origem do conto é difícil de datar pela falta de elementos no texto que ajudem a situar a ação. Até a atualidade os estudiosos não conseguiram definir um período exato, mas supõe que a trama ocorra entre o s Sec VII e o XVIII.
O conto foi adaptado inúmeras vezes para o teatro, ópera, literatura, cinema e televisão. Sendo que a adaptação em desenho animado de longa metragem da Disney lançada em 1992 é inegavelmente uma das de maior êxito em termos de popularidade. O sucesso da animação gerou uma série televisiva e duas continuações: O Retorno de Jafar e Aladim e os 40 Ladrões.

ALADIM foi o 31º filme animado dirigido por John Musker e Ron Clements, faz parte da série de clássicos da Disney no período conhecido como Renascimento da Disney.
O filme conta a história de um jovem rapaz que vive nas ruas da cidade de Agrabah, e rouba comida para sobreviver. Certo dia, ele encontra uma lâmpada mágica e ao esfregá-la, liberta um divertido gênio que lhe concede 3 desejos. A história fala de amor e liberdade, mas também é regada com ótimas sequências musicais, e com grandes doses de humor e aventura.



 
 
SINOPSE: Após o sultão ordenar que sua filha, a princesa Jasmine, ache um marido rapidamente, ela foge do palácio. Jasmine encontra um tipo meio malandro, Aladdin, que conquista seu coração. Porém ambos são achados pelos guardas de Jafar, o vizir do sultão. Jafar criou um feitiço para dominar o sultão, se casar com Jasmine e se tornar ele mesmo o sultão. Além disto finge que cometeu um engano e mandou decapitar Aladdin, que na verdade está vivo, pois Jafar precisa dele para conseguir uma lâmpada mágica, que é a morada de um poderoso gênio. Mas o plano de Jafar falha, pois Aladdin fica com a lâmpada graças a intervenção de um pequeno macaco, Abu, seu fiel mascote. Quando descobre que há na lâmpada um gênio poderoso, que pode se transformar em qualquer pessoa ou coisa e que lhe concederá três desejos, Aladdin planeja usá-los para conquistar Jasmine, sem imaginar que Jafar é um diabólico inimigo, que precisa ser detido.

Aladdin é, inegavelmente um dos grandes clássicos de animação da Disney. Lançado em 25 de novembro de 1992 (No Brasil em 3 de julho de 1993), com um custo de produção de U$ 28 milhões, instantaneamente tornou-se  o longa animado de maior bilheteria até então (faturou mais de U$ 200 milhões nos Estados Unidos e mais de U$ 504 milhões em todo o mundo), atingindo uma popularidade superior á de seus antecessores: A Pequena Sereia (1989) e A Bela e a Fera (1991), embora não tivesse conquistado o mesmo sucesso entre os críticos da época.
Sua canção "Um Mundo Ideal", ganhadora do Oscar, tornou-se um grande hit e até hoje é tida como uma das melhores produzidas pelos estúdios Disney. Aladdin ainda é lembrado pelas excelentes doses de humor inseridas pela memorável participação de Robin Williams que dublou o Gênio, e também por ter sido a primeira animação desde Mogli: O Menino Lobo (1967) a atingir o 1º lugar entre os filmes mais vistos do ano.



 
 SINOPSE: Ao final de Aladdin, Jafar fora tornado um gênio e por consequência, aprisionado em uma lâmpada junto com seu papagaio Iago. O Gênio azul arremessara essa lâmpada para longe, e esta acaba soterrada num deserto.
The Return of Jafar começa com Aladdin atacando o ladrão Abis Mal e seu bando, e pegando os tesouros roubados. Algum tempo depois, Iago (ainda preso à lâmpada) escava seu caminho de volta à superfície. Jafar pede para Iago libertá-lo, mas o papagaio, cansado de ser abusado, resolve abandonar a lâmpada com o antigo mestre num poço, e volta voando à Agrabah. Tendo chegado, encontra Aladdin e salva-o de um ataque do bando de Abis Mal. Aladdin resolve acolher o papagaio a seu lado.
Mais tarde porém, Abis Mal encontra a lâmpada de Jafar e liberta-o, e resolve colaborar com seus planos de vingança.

O Retorno de Jafar (ou Aladdin 2: O Retorno de Jafar) é a continuação do longa de 1992 e serve como episódio piloto da série animada de Aladdin. Lançado diretamente para home vídeo, em 20 de maio de 1994 (No Brasil em 8 de março de 1995). Tornando-se a primeira produção da Disney Toon Studios, uma divisão da Disney dedicada a produzir sequências de baixo custo, diretamente em vídeo e ocasionalmente para os cinemas para as animações de sucesso.
Infelizmente, o Retorno de Jafar deixa muito a desejar em termos de qualidade e ritmo. Contudo, o carisma dos personagens (apesar de o gênio ter sido interpretado por Dan Castellaneta e não por Robin Willians) e a série de TV que se seguiu, asseguram a longevidade desta produção.





SINOPSE: A cidade de Agrabah prepara-se para uma grande festa quando Aladdin e Jasmine finalmente decidem se casar. Mas antes, Aladdin deverá impedir que os lendários quarenta ladrões roubem um de seus presentes de casamento, um misterioso Oráculo que pode levar a riquezas muito além da imaginação. Aladdin e seus amigos Jasmine, Abu, Tapete Mágico e o Gênio enfrentam perigos e fugas arriscadas durante uma verdadeira caçada ao Rei dos Ladrões e seu bando. Junte-se a eles em uma inesquecível viagem à Ilha Desaparecida.

Aladdin e os 40 Ladrões (Aladdin and the King of Thieves) de 1996, é o terceiro longa da franquia iniciada em 1992 e serve como o capítulo final das histórias de Aladdin no cinema e na série de TV. Lançado em 12 de agosto de 1996 (No Brasil em 9 de abril de 1997) diretamente em vídeo.
Robin Williams voltou a interpretar o Gênio depois que a Disney pediu desculpas pelo uso de sua imagem na promoção do filme original (Williams acreditava que a Disney tinha quebrado os termos do seu contrato). Consta que o ator Dan Castellaneta teria gravado todo o diálogo do Gênio para este filme, como fez com a sequência anterior, devido as diferenças da Disney com Williams, mas sua sessão de gravação não foi utilizada quando Robin Williams concordou em reprisar seu papel.
Diferente do Retorno de Jafar, esse longa consegue resgatar a essência do primeiro filme.
O Gênio está mais insano do que nunca, cheio de referências, desde os personagens do próprio Robin Williams quanto a outros da Disney
Destaque para o roteiro que de modo competente envolve o pai do Aladdin, os 40 ladrões e a mão de Midas. Também é notória a qualidade da animação que chega bem próxima da primeira aventura.





Aladdin: a Serie Animada foi produzida pela Walt Disney Television, o desenho foi originalmente apresentado  nos EUA pela rede CBS americana, entre 5 de setembro de 1994 a 12 de agosto de 1996, num total de 3 temporadas, totalizando 86 episódios. O Disney Channel exibiu a série na década de 1990 até que o canal dedicou seu público aos pré-adolescentes. A Toon Disney exibiu as reprises de 1998 até 2004, quando mudou de nome para Jetix.
No Brasil foi exibida pelo programa infantil Angel Mix, entre 1995 a 1997, na Rede Globo e também nos programas Disney Club e Bom Dia & Cia, entre 1999 a 2002, pelo SBT.  A série surgiu logo depois "O Retorno de Jafar", com Aladdin seguindo suas aventuras diárias como um moleque de rua, juntamente com o grande de amor de sua vida, a Princesa Jasmine e os seus inseparáveis companheiros: Abu, o macaco; o Gênio e o papagaio, Iago. Juntos enfrentam feiticeiros, monstros, ladrões, e muito mais. 
Robin Williams não pode estar na série, e assim como aconteceu em O Retorno de Jafar, Dan Castellaneta o substituiu.


CURIOSIDADES:
  1. A primeira versão do roteiro dizia que Aladdin tinha três amigos, chamados Babkak, Omar e Kassim, além disso, teríamos também um anel mágico e dois gênios, sendo um o da lâmpada e outro o gênio do anel.
  2. Entre as mudanças que a Disney fez na história original estão a inclusão do Tapete Mágico, a personalidade de Jafar, que não é exatamente um vilão no livro – só tem os seus próprios interesses.  Outra diferença é que no livro, o Gênio concede á Aladdin um número ilimitado de desejos, diferente da restrição á 3 pedidos feita na versão da Disney. O desejo do Gênio de ser livre (e até a personalidade que lhe foi atribuída) também é fruto da criatividade dos produtores do filme.
  3. Ao longo da aventura o gênio se transforma em caricaturas de várias estrelas, entre elas: Arnold Schwarzenegger, Ed Sullivan, Robert De Niro, Jack Nicholson, Groucho e Rodney Dangerfield. 
  4. Aladdin não seria órfão. Os pais do herói também são vistos em As Mil e uma Noites (embora o pai morra no desenrolar da história). No roteiro original, sua mãe deveria fazer uma aparição cantando a música “Proud of Your Boy”, porém de última hora os produtores resolveram retirar a mãe e a música do filme.
  5. “Um dos desafios com o Aladdin foi como não cair no estereótipo do herói. Achei que seria interessante se ele não fosse o alto, musculoso, típico herói, mas se fosse um cara baixinho”, declarou Glen Keane, animador principal do personagem que já tinha trabalhado com a animação de Ariel (A Pequena Sereia, 1989) e da Fera (A Bela e a Fera, 1991). Foi quando Jeffrey Katzemberg notou que ele e a Jasmine jamais formariam um casal convincente. Jeffrey também sugeriu que as feições de Aladdin fossem inspiradas em Tom Cruise.
  6. Patrick Stewart foi forçado a recusar o papel para dublar Jafar no filme, devido a conflitos de agenda com Star Trek: A Nova Geração.
  7. Aladdin tem diversos elementos do filme “The Thief of Bagdad” (O Ladrão de Bagdá) de 1940, principalmente os personagens Vizier (que no Aladdin é representado por Jafar) e o Sultão.
  8. Robin Willians foi a primeira grande celebridade a ser convocada para o elenco do filme.
  9. A produção alega que o humorista Robin Williams improvisou demais nos diálogos do filme, gerando mais de 16 horas de diálogos.
  10. A aparência do personagem Jafar foi inspirada na da personagem Malévola da animação “A Bela Adormecida” da Disney.
  11. Frank Welker, o dublador de Abu da versão original do filme, dublou também Megatron, Fred Jones e o Smurf Robusto.
  12. Durante a seleções de cenas, ninguém da equipe aplaudiu quando as músicas acabavam. Então, como uma brincadeira, os animadores acrescentaram um luminoso “Aplausos” sobre o Gênio no final da música “Amigo como eu”.
  13. Com o intuito de animar os movimentos das calças de Aladdin, o animador Glen Keane assistiu videoclipes do rapper MC Hammer para tomar como referência.
  14.  Mark Henn foi o animador incubido da princesa Jasmine em Aladdin. Procurando inspiração para desenhar a personagem, Mark valeu-se de uma foto de sua irmã mais nova, Beth Allen, e supostamente na atriz Jennifer Connelly.
  15. Os criadores revelaram que o comerciante de rua que aparece no começo do filme, seria na verdade o Gênio disfarçado.
  16. O chapéu do Pateta e a camisa brega que o Gênio usa no final do filme foram inspirados no uniforme que Robin Willians usou no curta “Back to Neverland” da Disney de 1989.
  17. Na cena do final do filme em que Rajah volta ao seu estado normal, sua cabeça se transforma na cabeça do Mickey Mouse por uma fração de segundo.
  18. Aladdin foi o filme de maior bilheteria de 1992. Foi também o primeiro filme de animação da história do cinema a faturar mais de US$ 200 milhões de dólares nos Estados Unidos e mais de 504 milhões em todo o mundo. 

Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

LEIA TAMBÉM:

3 comentários:

  1. Com toda a sinceridade do mundo , eu agradeço pelos vídeos e os links para download .

    ResponderExcluir
  2. Disponha. Fazemos nossas postagens por hobby e é sempre muito agradável quando encontramos pessoas que ficam felizes com elas. A maioria de nossas postagens traz links de bônus e alguns distribuídos discretamente nas postagens, bem ao estilo "easteregg". Recomendo que explore o Blog e se divirta.

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado pelo conteúdo! Muito grato.

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.