ANIMAÇÃO EM FOCO | Hong Kong Fu (Hong Kong Phooey) - 1974


Hong Kong Fu e China, seu gato de estimação, divertiram gerações com suas atrapalhadas aventuras lutando contra hilérios e bizarros inimigos. O Sargente Flint e a telefonista Rosemary eram os outros personagens que junto de Penry, o faxineiro (que secretamente era o herói) formavam o elenco central da delegacia policia. Lá Penry, o faxineiro, ao ouvir os relatos de Rosemary ao Sargento Flint sobre as várias ocorrências criminosas na cidade, discretamente, saia de vista e  trocava de roupa na última gaveta de um dos fichários, se transformava no magnífico combatente do crime: "Hong Kong Fu!", um lutador de artes marciais, que trajava um Kimono vermelho e que escondia sua identidade sob uma máscara. 


Após a "transformação", acompanhado pelo inseparável China  saíam para suas aventuras com o Fu-Móvel (Phooyemobile): um carrinho que se transformava nos mais diversos meios de transportes.  Hong Kong Fu sempre utilizava um livro onde habitualmente fazia pesquisas sobre qual golpe aplicar em seus inimigos. E é claro que nunca acertava o golpe, mas o fiel e competente gato China sempre o ajudava a prender os bandidos. Na verdade, temos de admitir que o gato é quem era o herói.
Este é mais um dos divertidos desenhos animados produzidos pela dupla Hanna-Barbera entre 1974 e 1976.

Incrivelmente, a série só teve 16 episódios, mas mesmo assim, é um campeão de reprises no Brasil, sendo reprisado durante toda a década de 70 e 80, o que leva muitos a acreditar que haviam muito mais episódios.


"Quem é o super-herói? O Sargento?...Não. Rosemary a telefonista?...Não. Penry o humilde faxineiro?...Pode ser..." e assim, tinha início mais um episódio de Hong Kong Fu. 

A divertida animação, também era uma óbvia sátira aos seriados de Kung Fu tão populares na década de 70.

No Brasil, este desenho estreou na Rede Globo em 1975 dentro da faixa intitulada Hanna Barbera 75. No ano seguinte integrou a programação do infantil Globo Cor Especial. Em 1978 começou a ser exibido pela TV Bandeirantes onde ocupou variados dias e horários. Já em 1983 a TV Record começou a apresentar o desenho em suas tardes reservadas ao público infanto juvenil, onde ficou até 1984. Em 1994 foi exibido pelo canal por assinatura Cartoon Network.

Hong Kong Fu teve tanto sucesso no Brasil que ganhou um gibi próprio em 1978, pela editora Idéia Editorial. Nos anos 80 foi um dos destaques na revista Heróis da TV, da editora Abril.

SCAN
Muitos creem que seu sucesso por aqui também se deva a excelente dublagem de Orlando Drummond, também responsável pelas vozes de Scooby-Doo e Popeye  (Entre TANTOS outros!)

Em 2001, foi produzido para o site do Cartoon Network, mais um episódio de Hong Kong Fu, onde Penry estava do mesmo jeito, porém ao se transformar em Hong Kong Fu, ganhava poderes especiais, e era muito forte. O episódio se chamou "Hong Kong Phooey 2001".


PERSONAGENS:
  • Penry/Hong Kong Fu: O faxineiro da delegacia, sempre calmo, desastrado e um pouco "desligado" (porém muito cativante), tenta fazer um ótimo trabalho na limpeza da delegacia, ao mesmo tempo que oculta sua identidade de Hong Kong Fu. Em um dos episódios trabalha com pintura. (Hong Kong Fu) O poderoso defensor da justiça da cidade, alter ego de Penry, tem muita boa vontade, e é bem atrapalhado em seus salvamentos. Se transforma em Hong Kong Fu, quando entra na gaveta de baixo de um arquivo, e sai na de cima (que por sinal, sempre emperra). Ele anda no seu Fu Móvel (PhooeyMobile), um carro que parece uma quitanda chinesa, e toma a forma de qualquer veículo ao ser tocado um gongo, de bicicleta a helicóptero.
  • China (Spot): é o fiel companheiro de Hong Kong Fu, é um gato listrado que sempre acaba por tirar o herói de suas enrascadas contra os vilões, enquanto ele está a procura do golpe certo no seu livro de Hong Kong Fu (livro que o herói consulta sobre seus golpes), sem ele mesmo ver, dando a ele a sensação de ter sido o herói.
  • Sargento Flint: É o sargento da delegacia de políca onde Penry trabalha, sempre tenta cumprir seus deveres como polícial a tempo, mas quando chega nos locais, Hong Kong Fu já fez o serviço. Ironicamente, o Sargento Flint tem um certo menosprezo por Penry, mas um grande respeito por Hong Kong Fu.
  • Rosemary: É a telefonista da delegacia de polícia que nutre um "amor" por Hong Kong Fu, é atenciosa com todos, e uma vez ou outra ajuda o Sargento Flint em suas missões.



EPISÓDIOS - nomes originais (em inglês)

01 - Car Thieves / Zoo Story
02 - Iron Head, The Robot / Cotton Pickin' Pocket Picker
03 - Grandma Goody / Candle Power
04 - The Penthouse Burglaries / Batty Bank Mob
05 - The Voltage Villain / The Giggler
06 - The Gumdrop Kid / Professor Presto
07 - TV or Not TV / Stop Horsing Around
08 - Mirror, Mirror On The Wall / Great Movie Mystery
09 - The Claw / Phooey Vs. Phooey
10 - The Abominable Snowman / Professor Crosshatch
11 - Goldfisher / Green Thumb
12 - From Bad To Verse / Kong and the Counterfeiters
13 - The Great Choo Choo Robbery / Patty Cake, Patty Cake, Bakery Man
14 - Mr. Tornado / The Little Crook Who Wasn't There
15 - Dr. Disguiso / The Incredible Mr. Shrink
16 - Comedy Cowboys



DUBLADORES:

(EUA)
Hong-Kong Fu/o zelador Penry: Scatman Crothers
Sgto. Flint: Joe E. Ross
Rosemary: Kathy Gori
China: efeitos vocais de Don Messick

(Brasil)
Hong-Kong Fu/o zelador Penry: Orlando Drummond
Sgto. Flint: Castro Gonzaga
Rosemary: Selma Lopes
China: efeitos vocais de Don Messick


 Caso deseje ter acesso a episódios completos, clique AQUI e fale conosco.  

Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 

Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Leia também: 

2 comentários:

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.