Animação em Foco: JAKE LONG, O DRAGÃO OCIDENTAL (2005)


JAKE LONG, O DRAGÃO OCIDENTAL (American Dragon: Jake Long)  é uma animação de TV produzida pela Walt Disney Feature Animation e exibida pelo canal Disney Channel. Foram encomendados produzidos 52 episódios de 30 minutos cada, distribuídos em duas temporadas, entre os anos de 2005 a 2007. 
Fez um grande sucesso aqui no Brasil dentro do programa TV Xuxa, onde inclusive foi líder de audiência ao lado de Danny Phantom nas manhãs da Rede Globo. A série estava planejada para ter três temporadas, possivelmente quatro e até mesmo alguns filmes para o cinema foram planejados. Mas o Disney Channel decidiu encerrar sem maiores esclarecimentos.


SINOPSE: Jake Long é aparentemente um simples garoto sino-americano de treze anos morando em Nova Iorque, mas ele tem um segredo: é descendente de uma longa linhagem de dragões e tem a função de proteger uma comunidade de criaturas mágicas que vivem secretamente no meio da população da cidade. Ele mora com seus pais, Johnathan e Susan, e sua irmã de oito anos, Haley. Seu avô Lau Chi e a irmã também são dragões. A linhagem algumas vezes pula uma geração, sendo assim, a mãe de Jake não tem o mesmo poder. Seu pai nem sabe que seus filhos e o sogro são dragões. Durante a série, Jake é orientado pelo avô a usar seus poderes mágicos inatos e por um Shar Pei de 600 anos chamado Kung cão. Jake precisa desses poderes para proteger as criaturas mágicas de diversos inimigos, entre eles o Clã do Caçador liderado pelo Caçador. As histórias mostram Jake tentando conciliar sua vida como guardião mágico com a de um adolescente. Ele tem dois grandes amigos (Trixie e Spud), interesses amorosos (Rosa) e atividades escolares.


Personagens:

  • Jacob “Jake” Long: É um jovem skatista orgulhoso e muito preguiçoso que possui a habilidade de se transformar em um dragão. Ele usa seus poderes para defender a cidade de Nova Iorque de ataques mágicos. Porém ainda está em treinamento com seu avô Lao Chi.
  • Trixie Carter: É a melhor amiga de Jake e na maior parte do tempo serve como a ‘consciência‘ do protagonista, evitando que o mesmo seja imprudente.
  • Arthur Spudinski – “Spud”: É o melhor amigo do garoto dragão e aparenta não ser muito inteligente. Ele sabe todas as obras de Shakespeare de cor e uma vez conseguiu decifrar um computador responsável pelo sistema de teletransporte do clã do Caçador.
  • Haley Long: Uma garota muito esperta de apenas 8 anos que também possui poderes de dragão, mas que ainda não foram totalmente desenvolvidos. Ela sempre denuncia as atitudes irresponsáveis do irmão para os pais.
  • Kung Cão: É um cão falante de 600 anos, é a única companhia de Lao Chi, curiosamente ele anda como um ser humano. Sua especialidade é misturar poções mágicas para maximizar os efeitos. Servindo de grande apoio para o protagonista e as vezes como conselheiro mágico.
  • Lao Chi: É o avô de Jake Long e um mestre dragão que possui uma loja de antiguidades chinesas. Ele é o responsável pelo treinamento do protagonista, mas o treino muitas vezes não sai como esperado.

Curiosidades

  • O desenho é constantemente comparado com outra série animada. A Vida e as Aventuras de Juniper Lee, pois a premissa de ambos são parecidas. Jovens que são descendentes de uma linhagem chinesa e que precisam proteger suas cidades de criaturas mágicas. 
  • Em Julho de 2005 ganhou um crossover com Lilo e Stitch. É um episódio da série animada de Lilo & Stitch intitulado de “Morpholomew”, onde Jake e seus amigos vão para o Havaí.


Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

Um comentário:

  1. Soube que os criadores tinham grandes planos para a série , mas a Disney interferiu no projeto . realmente uma pena .

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.